Análise do comportamento do consumidor na decisão de compra de produtos pet (cães) no município de Rolante/RS

Valdemar Silvano da Rosa, Walmir Güntzel

Resumo


O mercado pet vem há vários anos demonstrando um contínuo e saudável crescimento em faturamento e a previsão para o futuro é a de seguir crescendo no mesmo ritmo. Este mercado é muito amplo e muito interessante para ser estudado. Esse artigo visa analisar o comportamento do consumidor na sua decisão de compras voltado apenas para o mercado de cães. Para atender ao objetivo do estudo, o método de pesquisa utilizado foi o dedutivo, baseado em método monográfico de procedimento. Através do questionário estruturado com perguntas fechadas, aplicado junto aos clientes que visitam a loja agropecuária Walkrupp e também através de visitas domiciliares, no município de Rolante RS, foram obtidos dados que demonstram as características dos consumidores, o grau de investimento e os elementos que influenciam na decisão da compra. Da mesma forma, este artigo também procurou identificar quais os motivos que levam os clientes a aceitarem ou não determinados formas de atendimento, marcas, produtos e serviços. A pesquisa contou com a colaboração de 54 entrevistados. Os resultados obtidos apontam para um mercado extremamente ativo, motivado por razão e emoção e ainda com muito espaço para crescer. Conclui-se, então, que há uma grande oportunidade de crescimento para as empresas comerciais que atuam neste segmento, com espaço para melhora em produtos e, principalmente, em serviços.

Texto completo:

PDF

Referências


ALDERTON, David. Cães: Um guia ilustrado com mais de 300 raças de cães de todo o mundo. 4 ed. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações S/A, 2002.

BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul W.; ENGEL, James F. Comportamento do consumidor. 9. ed. Thomson Learning, 2005.

CERQUEIRA, Wilson. Endomarketing, Educação e Cultura para a Qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1994.

FONSECA, Adriana. 10 startups que apostam no promissor mercado de pets. Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Disponível em: . Acesso em: 07 mar. 2015.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

______. Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE. Censo Demográfico. Disponível em: Acesso em: 07 mar. 2015.

KOTLER, Philip. Marketing de A a Z. 80 conceitos que todo profissional precisa saber. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2003.

______. Philip. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Hall, 2006.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS. Mercado pet cresce 7,3% e fatura r$ 15,2 bilhões em 2013. 28 de março de 2014. Disponível em: . Acesso em: 08 mar. 2015.

MOURA, Luiz Rodrigo Cunha; VEIGA, Ricardo Teixeira; CUNHA, Nina Rosa Silveira; MOURA, Luiz Eduardo Leite de. Caso para ensino: estudo sobre o comportamento do consumidor. Pensamento Contemporâneo em Administração. v.5, n.3, p.97-114, set/dez, 2011.

SANTOS, Heloíse; MANGUSSI, Júlio. Dados do Mercado. A Importância de conhecer seu cliente. Petcenter. ed. 170, p. 33, 35, 37, nov. 2014.

SOUZA, Gouvêa de. Fórum Pet Brasil 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.