Fidelização de clientes no mercado externo através de estratégias de relacionamento: estudo de caso de uma empresa de calçados da cidade de Três Coroas - RS

Pablo Estevan Batista, Prof. Me. Rinaldo Martins Fraga

Resumo


Nos dias atuais, em que o país enfrenta uma crise conjuntural em sua economia e no seu setor produtivo, o ramo calçadista vem enfrentando sérias dificuldades para sua manutenção internamente, gerando com que as empresas voltem suas atenções ao mercado externo. Neste momento, empresas que estiverem focadas e estruturadas para desenvolverem um processo de fidelização de clientes no mercado externo poderão não só suportar o aumento da crise, mas também agregar experiências que poderão ser aplicadas, futuramente, no mercado interno. Nesse contexto, esta pesquisa apresenta um estudo de caso sobre uma empresa de calçados da cidade de Três Coroas – RS, buscando analisar a fidelização de clientes no mercado externo dessa firma através de estratégias de relacionamento. Para isso, utiliza-se a metodologia de estudo de caso, baseada em uma revisão bibliográfica, consultando autores consagrados como Kotler e Keller (2006), Armstrong (2007) e Madruga (2006) entre outros e em entrevista estruturada com dois profissionais do departamento de exportação da empresa em questão, um diretor de exportação e um representante de mercado externo, sendo eles responsáveis pelo processo de fidelização dos clientes de mercado externo através de suas estratégias de relacionamento. Os resultados apontam para um êxito no processo de fidelização de clientes de mercado externo desenvolvido pela empresa. Conclui-se que a indústria ainda pode solidificar sua posição com seus clientes se incentivar seus colaboradores a entenderem o processo e que, apesar de apresentar resultados satisfatórios, a empresa deve seguir desenvolvendo esse projeto.

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