Estudo de caso – a importância da marca Gramado para o posicionamento das empresas instaladas na Avenida Borges de Medeiros no ramo calçadista

Bianca Caloni Franck, Suzana Maria Costa Neves

Resumo


Este trabalho estuda o marketing vinculado à marca Gramado e o fortalecimento que esta agrega às empresas instaladas na cidade, em destaque a Avenida Borges de Medeiros. Com base nessa premissa, visualiza-se a marca que a cidade proporciona, criada através do turismo. O objetivo principal é analisar como a associação da marca Gramado contribui e impulsiona o posicionamento e crescimento das empresas no ramo calçadista localizadas na cidade. Em relação aos objetivos específicos, procura-se identificar a amplitude da marca Gramado, descrever como esta contribui para o crescimento das empresas e explicar como empresas calçadistas se utilizam desta marca. O problema central da pesquisa consiste em avaliar a importância da marca Gramado para o posicionamento das empresas do ramo calçadista instaladas na Avenida Borges de Medeiros. O trabalho se caracteriza por um estudo exploratório e de conhecimento bibliográfico. Foram aplicados questionários cuja análise foi realizada de forma qualitativa. Conclui-se, através do presente artigo, que Gramado é uma marca forte e agrega valor às empresas varejistas instaladas na cidade, proporcionando visibilidade nacional e internacional.

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