A IMPORTÂNCIA DA DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO PARA A TOMADA DE DECISÃO NA GESTÃO EMPRESARIAL

Autores

  • Sidnei da Rosa Belisário
  • Sergio Nikolay

Resumo

Este artigo tem como tema a implantação da Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) em uma empresa de autopeças de médio porte no Vale do Paranhana – RS.
O objetivo geral é demonstrar a importância do uso da Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) na tomada de decisões nas organizações. Os objetivos específicos são:
a) apresentar a estrutura da Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) e seus componentes;
b) identificar a proporção entre aumento e diminuição de receitas, custos e despesas ao longo do tempo;
c) acompanhar o desempenho das metas de lucro operacional em relação ao realizado; d) demonstrar o lucro líquido real ou prejuízo da empresa para os gestores;
e) identificar os principais indicadores financeiros obtidos a partir da Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) e sua importância para a gestão empresarial.
A metodologia aplicada nessa pesquisa é quali- quantitativa com delineamento ao estudo de caso, pois utilizou um questionário com questões fechadas e aplicou
a escala de Likert de forma amostral com os gestores e um questionário de perguntas. O estudo evidencia as informações econômicas-financeiras
da empresa direcionando à estratégia do negócio, concluindo que a Demonstração de Resultado do Exercício - DRE é de grande importância para a tomada de decisão dos
gestores e da diretoria.

Referências

ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico financeiro. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

AZEVEDO, Marcelo Cardoso de. Estrutura e análise das demonstrações financeiras. 2.ed.– Campinas, SP: Alínea, 2013.

BRAGA, Hugo Rocha. Demonstrações Contábeis: Estrutura, Análise e Interpretação. 7.ed –São Paulo, SP: Editora Atlas S.A., 2012.

BRASIL. LEI 6.404/76 – Lei das Sociedades Por Ações. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6404consol.htm . Acesso em 1 ago. 2023.

BRASIL. LEI 11.638/2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11638.htm . Acesso em 1 ago.2023.

COUTINHO, Átino de Souza; et al. Contabilidade Financeira. 2.ed. Rio de Janeiro: EditoraFGV,2010.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GONÇALVES, Eugênio Celso; BAPTISTA, Antônio Eustáquio: Escrituração.

In_Contabilidade Geral. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1996.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da Contabilidade. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; RUBENS, Ernesto. Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

PADOVEZE, Clovés Luís. Contabilidade Geral – Facilitada. 1. ed. Editora: GEN - Método,2017.

RESOLUÇÃO. NBC TG 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis. Disponível em: https://www.diariodasleis.com.br/legislacao/federal/219169-nbc-tg-26-apresentauuo-dasdemonstraues-contubeis-altera-a-nbc-tg-26-apresentauuo-das-demonstraues-contubeis.html . Acesso em 20 jul. 2023.

RIBEIRO, Osni Moura; MARION, José Carlos. Introdução à Contabilidade Gerencial. 3. ed.São Paulo: Saraiva, 2017.

SARDAGNA, José Carlos. Modelo de DRE - Demonstração do Resultado do Exercício. 12 mar. 2018. Disponível em: https://blog.contaazul.com/modelo-de-dre/ . Acesso em 25 jul.2023.

SILVA, Antonio Carlos Ribeiro de. Metodologia da pesquisa aplicada à contabilidade: orientações de estudos, projetos, relatórios, monografias, dissertações, teses. São Paulo: Atlas,2003.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Edição

Seção

Artigos