Análise da política de estoque em uma empresa privada

Bernardo Corrêa Trintin, João Carlos Bugs

Resumo


Este artigo realiza um estudo de caso na empresa Famastil Taurus Ferramentas S.A. do segmento de ferramentas manuais, da cidade de Gramado-RS, Brasil, tendo como objetivo analisar a política de estoque de produtos prontos importados, identificando seus critérios e as variáveis externas e internas para apurar os impactos financeiro e operacional causados à organização. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se por um estudo exploratório-descritivo e qualitativo, composto por uma amostra probabilística de quatro sujeitos de pesquisa que, por meio das respostas de entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas, proporcionaram apurar as informações solicitadas. Os resultados apontam que a política de estoque pode ser melhorada se aplicados indicadores que possibilitem a medição de sua performance.

Texto completo:

PDF

Referências


BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. Trad. Hugo T.Y. Yoshizaki. São Paulo: Atlas, 1993.

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística Empresarial: O Processo de Integração da Cadeia de Suprimentos. São Paulo: Atlas, 2001.

CHING, Hong Yuh. Gestão de Estoques na Cadeira Logística Integrada – Supply Chain. São Paulo: Atlas, 1999.

DIAS, Marco A.P. Administração de Materiais: Uma Abordagem Logística. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

____, Marco A.P. Administração de Materiais: Princípios, Conceitos e Gestão. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2005

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. 2. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.

MARTINS, P. G.; ALT, P. R. C. Administração de materiais e recursos patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.