OUVIDORIA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ROLANTE/RS
Resumo
O presente artigo propõe uma verificação quanto à implantação de uma Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) na Secretaria Municipal de Saúde de Rolante/RS. Os objetivos do trabalho foram: analisar a contribuição da implantação de uma ouvidoria do SUS para aprimoramento da gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Rolante/RS e a satisfação dos seus usuários; verificar a percepção dos usuários do SUS quanto à implantação da ouvidoria; identificar a percepção dos colaboradores, da área administrativa da Secretaria Municipal da Saúde de Rolante/RS quanto à implantação da ouvidoria; e, por fim, apresentar sugestões para implantação da ouvidoria com vistas ao aprimoramento da gestão e melhoria da satisfação dos usuários com base no estudo em questão. Utilizou-se um estudo de caso de cunho exploratório, com métodos mistos, por meio da aplicação de questionários estruturados e análise dos resultados com base na estatística descritiva. Cem usuários do SUS e oito funcionários administrativos da Secretaria Municipal de Saúde responderam aos questionários durante o mês de agosto de 2022. Com base na análise dos resultados, identificou-se a favorabilidade dos usuários e funcionários administrativos para a implantação da Ouvidoria do SUS. Nota-se que atualmente, mesmo sem um canal específico de ouvidoria implantado, o processo de ouvir os cidadãos acontece, porém não de forma organizada e estruturada, sendo válida a implantação de um canal adequado para gerenciamento dessas demandas, possibilitando traçar estratégias de gestão a partir das informações recebidas e armazenadas.
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