PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO RELACIONADAS A PRODUÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

Autores

  • Naira Tatielle Valandro de Souza
  • Fernando Dewes

Resumo

As percepções dos egressos do curso de Administração relacionadas a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC foram investigadas neste estudo que teve, como objetivo, identificar e analisar o significado atribuído
ao TCC por egressos de um curso de administração e as facilidades e dificuldades por eles encontradas durante a construção do TCC. O estudo guiou-se por uma abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais, sendo tratados e analisados com o emprego da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que os participantes atribuíam ao TCC um significado de ameaça, mas, na medida que avançavam em sua construção, passaram a percebê-lo como uma fonte de realização e de superação pessoal e de despertar-lhes a sensação de dever cumprido. As principais dificuldades envolveram a busca de referenciais apropriados na literatura, questões da relação orientador-orientando e cumprimento de prazos. As facilidades encontradas pelos participantes do estudo referiram-se, principalmente, a atratividade do tema pesquisado, ao apoio e suporte fornecidos pelo orientador e a disponibilidade de ferramentas de pesquisa. Sugestões para o melhor aproveitamento da experiência, por parte dos acadêmicos que farão o TCC, foram fornecidas pelos participantes do estudo.

Referências

ALELUIA, Lucitânia Rocha de. Comunicação científica ontem e hoje. Revista Baiana de Saúde Pública, v 33, n. 1, p 131-138. Disponível em: <https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/197>. DOI: <https://doi.org/10.22278/2318-2660.2009.v33.n1.a197>. Acesso em 23 abril 2022.

ALMEIDA, Maria Isabel de.; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia universitária: valorizando ensino e a docência na universidade. Revista Portuguesa de Educação, 2014, vol. 27, n 2, pp 7-31. Universidade do Minho Braga, Portugal. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37437158001>. Acesso em 23 abril 2022.

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1991. Acesso em: 21 maio 2022.

BARTELMEBS, Roberta Chiesa. Resenhando as estruturas das Revoluções Científicas de Thomas Kuhn. Revista Ensaio. Belo Horizonte, MG. v.14, n 13, p. 351-358, set-dez 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/epec/a/7yjtkd74BffSn5fjkj84JYt/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 25 abril 2022.

BERNINI, M. C.; LEITE, G. L. Sentimentos vivenciados pelo acadêmico de enfermagem frente à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Saúde Coletiva, 2006;03(9):20-25. Acesso em 17 setembro 2022.

BZUNECK, José Aloyseo. As crenças de auto-eficácia e o seu papel na motivação do aluno. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 2, p. 116-133, 2001. Acesso em 17 setembro 2022.

CARBONI, Rosadélia Malheiros; NOGUEIRA, Valnice de Oliveira. Facilidades e dificuldades na elaboração de trabalhos de conclusão de curso. 2004 p.68. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/929/92900308.pdf>. Acesso em 25 abril 2022.

CAVALCANTE, R. B.; CALIXTO, P.; PINHEIRO, M. M. K. Análise de Conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.24, n.1, p. 13-18, jan./abr. 2014.

CARDOSO, A.C.S.; CARDOSO, A.L.J. Compartilhamento-do-conhecimento--um-estudo-sobre-os-trabalhos-de-conclusao-de-curso-realizados-na-universidade-federal-de-mato-grosso-----campus-rondonopolis Desafio Online v.7, n.3, art.3 Set./Dez. (2019) 459-481 A biblioteca eletrônica SPELL® Scientific Periodicals Electronic Library – Disponível em: <http://www.spell.org.br/documentos/ver/55544/ >. Acesso em: 25 abril 2022.

CUNHA, Chaves Leila; VOGT, Mara; BIAVATTI, Vania Tanira. Contribuições do trabalho de conclusão de curso e do estágio curricular para a aprendizagem: percepção dos alunos dos cursos de ciências contábeis. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/1970/197038251004.pdf>. Acesso em 23 abril 2022.

DURANTE, Daniela Giareta; RIBEIRO, Janaina Lima; ROCHA, Thays Lyanny da Cunha Garcia da. Produção monográfica: significados e dificuldades na visão dos estudantes. R.G.Secr. GESEC, São Paulo, 10(1), 26-46, jan.-abr. 2019. Acesso em 10 setembro 2022.

GHIGLIONE,Rodolphe; BEAUVOIS, Jean Léon; CHABROT, Claude; TROGNON, Alain. Manuel d’analyse de contenu. Paris: Armand Colin,1980.

GUIMARÃES, Jairo de Carvalho; SOBRINHO, Francisco Dyego da Silva. Fatores facilitadores e dificultadores à construção do TCC. Revista Brasileira de Administração Científica, Jul a Set 2020 - v.11 - n.3. Acesso em 10 setembro 2022.

MEDEIROS, B.C.; SILVA, R. L.; ROCHA, F. A. F. da.; DANJOUR, M. F. Dificuldades do processo de orientação em trabalhos de conclusão de curso (tcc): um estudo com os docentes do curso de administração de uma instituição privada de ensino superior. Disponível em: <https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1011>. Acesso em: 22 abril 2022.

MERG, Cristine Rosane. A elaboração do trabalho de conclusão de curso no curso de administração da Unijuí: significados, facilidades e dificuldades. 2012. Disponível em: <https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/handle/123456789/1176>.

MORAES, Ed Carlos Teixeira de; MORAES, Erica Andrade de; MORAES, Marta Shaiane Matos de. JORGE, Regina Santos; ALFAIA, Elenira da Silva; RIBEIRO, Maryluci da Silva; BRANCO, Gláucia Silva Castelo. Dificuldades encontradas por alunos de graduação durante a elaboração de trabalhos de conclusão de curso – TCC. Amazonlivejournal.com, v. 3, n.2, p. 1-12, 2021 ISSN: 2675-343X. Acesso em 17 setembro 2022.

OLIVEIRA, E. de.; ENS, R. T.; ANDRADE, D. B. S. F.; MUSSIS, C. R. de. Análise de conteúdo e pesquisa na área da educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 9, p. 11-27, maio/ago, 2003.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS Ernani Cesar de.Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

REIS, Laisa d Oliveira. A percepção dos alunos concluintes da graduação em Administração da FACC em relação ao trabalho de conclusão de curso. Disponível em:

<http://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10068/1/laysadeoliveirareis.pdf>. Acesso em 22 abril 2022.

SANTOS, Jose Heraldo. – Manual de normas técnicas de formatação de trabalho de conclusão de curso. 1º 2019 – pág.5 – Editora Interciência. Disponível em: <https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/176619/pdf/0?code=ROa9KjtvPa6NJcygOerMH00WuGUpU9dhLipnvuQF51JFLG+/885pVTl6AVP32HRaYbk+sY3//CPyXqXmGjVDnQ==>. Acesso em 23 abril 2022.

SANTOS, C. K. S.; LEAL, E. A.; NUNES, I. V.; SILVA, T. D.. Pesquisa Científica no Curso de Ciências Contábeis: Limites e Contribuições ao Aluno na Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, v.5, n.3, p.140-156, 2017. Acesso em 17 setembro 2022.

TURATO, E. R. et al. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, n.1, p. 17-27, jan. 2008

VEIGA, Ilma Passos A.; LEMOS, Marlene Emília P. de.; GARBIN, Neuza. Trabalho de conclusão de curso: tempo-espaço formativo. Univ. Hum. Brasília, v. 7, n. 1/2, p. 29-53, jan./dez. 2010. Acesso 17 setembro 2022.

VERA, Armando Asti. Metodologia da pesquisa científica. p.11,1974. Edit. Globo. Acesso em 25 abril 2022.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Edição

Seção

Artigos