A INFLUÊNCIA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA CARREIRA PROFISSIONAL DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO VALE DO PARANHANA - RS

Autores

  • Cristina Birnfeld
  • Luiz Fernando Costa Neves

Resumo

O mercado de trabalho encontra-se cada vez mais competitivo, exigindo que as pessoas nele inseridas mantenham capacitação contínua. O presente estudo teve por objetivo principal analisar a influência do curso de Administração na Carreira Profissional dos alunos de uma instituição de ensino superior do Vale do Paranhana - RS. Como objetivos específicos se propõe a identificar o perfil dos alunos do curso, matriculados no segundo semestre de 2022, trazendo informações acerca de suas experiências e dificuldades em relação ao mercado de trabalho e conhecendo a importância da graduação em suas carreiras profissionais. Demonstra, através dos resultados obtidos com os alunos, a importância do curso superior no mercado de trabalho atual. A fundamentação teórica foi desenvolvida através dos temas: Curso de Graduação em Administração, e mais especificamente sobre o curso da instituição onde foi aplicado o estudo, e por fim, sobre a carreira profissional dos estudantes de Administração. Quanto à metodologia, a presente pesquisa se caracterizou por exploratória e descritiva, e utilizou-se da abordagem quantitativa. Os resultados evidenciaram que apesar das dificuldades advindas de um mercado de trabalho altamente competitivo, os estudantes conseguiram colocação nas grandes áreas da Administração, e receberam oportunidades de crescimento na carreira profissional, porém sentem a necessidade de buscar capacitação contínua. Portanto pode-se concluir que o curso de graduação em Administração é primordial para quem deseja seguir carreira em áreas administrativas.

Referências

CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO. Perfil do Administrador - Pesquisa CFA-2015. Disponível em: https://cfa.org.br/administracao-administracao/administracao-administrador/. Acesso em: 15 de abr. 2022.

CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquisa Nacional Sistema CFA/CRA-2016. Disponível em: http://cfa.org.br/wp-content/uploads/2018/02/08Pesquisa-perfil-2016_v3_web.pdf. Acesso em: 15 de set. 2022.

CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO. O que é CRA-RS?. Disponível em: http://www.crars.org.br/o-que-e-crars. Acesso em: 15 de abr. 2022.

COSTA, Diego Cabral Ferreira da. Administração em Pauta. 1ª ed. Brasília: CFA, 2020. Disponível em: https://cfa.org.br/servicos-publicacoes/. Acesso em: 23 de abr. 2022.

COSTA, Samanta Hoffmann. Perfil profissional dos acadêmicos de um curso de Administração em uma instituição de ensino superior do Vale do Paranhana - RS. Taquara: FACCAT, 2018.

DIAS, Emerson W. Carreira: A Essência Sobre a Forma. 1 ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2022. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/199231. Acesso em: 15 de abr. 2022.

FACCAT. Administração. Disponível em: https://www2.faccat.br/portal/?q=Administracao%20-%20Bacharelado. Acesso em: 15 de abr. 2022.

FACCAT. Histórico. Disponível em: https://www2.faccat.br/portal/?q=historico. Acesso em: 15 de abr. 2022.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GOLD, Miriam. Gestão de carreira: como ser protagonista da sua própria história. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2019.

HAHN, Patrícia Fabiane. A empregabilidade dos egressos do curso de Administração das Faculdades Integradas de Taquara: estudo de caso. Taquara: FACCAT, 2012.

HANNICKEL, Juliana Teresa. E quando eu me formar: Leitura para Universitários. 1ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

KUAZAQUI, Edmir. Administração por Competências. 1 ed. São Paulo: Almedina, 2020.

LAKATOS, Eva Maria. Marina de Andrade Marconi. Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

RESOLUÇÃO Nº 5, DE 14 DE OUTUBRO DE 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=212931-rces005-21&category_slug=outubro-2021-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 de abr. 2022.

VIEIRA, Leandro. Administrador: o profissional que o Brasil mais precisa. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/administrador-o-profissional-de-que-o-brasil-mais-precisa. Acesso em: 23 de abr. 2022.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Edição

Seção

Artigos