Os Fatores Que Influenciam A Decisão De Compra Dos Clientes Portadores De Necessidades Especiais De Uma Concessionária De Automóveis De Santa Maria - RS

Autores

  • Heryclis Vidal Fleck
  • Letícia Gomes dos Santos
  • Ana Claudia da Rosa
  • Veridiane Bárbara de Souza

Resumo

A compra de automóveis com isenção de impostos para portadores de necessidades especiais vem aumentando com o passar dos anos. O simbolismo embutido na aquisição de um automóvel relacionado à funcionalidade do bem, de acordo com a necessidade do consumidor, faz parte do processo de decisão de compra. Inserindo-se nas discussões, esse trabalho teve por objetivo identificar os fatores que influenciam na decisão de compra dos clientes portadores de necessidades especiais de uma concessionária de automóveis de Santa Maria. foi possível identificar que o PNE busca suprir sua necessidade de se locomover em um automóvel que o transmita segurança, seja na forma de condução ou na segurança proporcionada pela estrutura do veículo, busca também por informações claras e verdadeiras que o auxiliem na hora de solicitar as isenção, bem como, se sentir bem atendido, com sua devida atenção.

Referências

ALERIGI, A. Jr. Alta na venda de veículos no Brasil deve desacelerar em 2019, dizAnfavea. Revista Exame, 2019. Disponível em:<https://exame.abril.com.br/economia/alta-na-venda-de-veiculos-no-brasil-deve- desacelerar-em-2019-diz-anfavea/> Acesso em: 19 de abr. 2019.

ARAÚJO, M. R. M. et al. Transporte público coletivo: discutindo acessibilidade, mobilidade e qualidade de vida. Psicologia & Sociedade, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, Brasil, 2011.

AZEVEDO, A. F. Análise dos atributos intangíveis que influenciam a decisão de compra de automóveis: um estudo com consumidores de Belo Horizonte e Região Metropolitana. 90 p. 2018. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Administração) - Centro Universitário Unihorizontes, Belo Horizonte, 2018.

BARTALOTTI, C. C. Inclusão social das pessoas com deficiência: utopia ou possibilidade? Paulus, 2006.

BRASIL. Decreto Nº 5.296 DE 2 DE Dezembro de 2004. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm>. Acesso em: 23 de abr. 2019.

CARVALHO, J. L. F; CASOTTI, M. L.; FARIA M. D. À decisão de compra de veículos adaptados por consumidores com deficiência. Revista de Administração da UNIMEP,. v.14, n.3, 2016.

EARL, P. Experiential analysis of automotive consumption. Journal of Business Research, v. 1, n. 1, p. 1-6, 2011.

FARIA, M. D; CARVALHO, J. L. F. Mobilidade urbana e (In)dependência do consumidor: Significados e sentimentos associados ao consumo de automóveis na perspectiva de pessoas com deficiências. In: XXXVII Encontro da ANPAD, 2013. Anais… Rio de Janeiro: ANPAD, 2013.

FARIA, M.; SILVA, J.; FERREIRA, J. The visually impaired and consumption in restaurants. International Journal of Contemporary Hospitality Management, v. 24, p. 3-19, 2012.

FREITAS, et al. O método de pesquisa survey Revista de São Paulo/SP: Revista de Administração da USP, RAUSP, v.35, n.3, p. 105-112, jul.-set 2000.

GIARETA. L. F. O comportamento do consumidor no processo de decisão de compra. In: Anais do Encontro científico e simpósio de educação Unisalesiano, 2011.

GIL, A. L. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998

KRAEMER, G. M.; THOMA, Adriana da Silva. Acessibilidade como Condição de Acesso, Participação, Desenvolvimento e Aprendizagem de Alunos com Deficiência. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 38, n. 3, p. 554-563, set. 2018.

MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MARTINS, M.; COUTO. A. P. Vivências do dia-a-dia de pais com filhos deficientes. Rev. Enf. Ref. Coimbra, n. 1, p. 117-124, mar. 2014.

MEDEIROS de J. F.; CRUZ. C. M. L. Comportamento do consumidor: Os fatores que influenciam no processo de decisão de compra dos consumidores. Teoria e Evidência Econômica, Passo Fundo, v. 14, Ed. Especial 2006, p.167-190.

MERCADO, R.; PÁEZ, A.; NEWBOLD, K. Transport policy and the provision of mobility options in an aging society: a case study of Ontario, Canada. Journal of Transport Geography, v. 18, p. 649-666, 2010.

MINISTÉRIO DA ECONOMIA. Decreto ICMS n° 50/18. Disponível em:

<https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/convenios/2018/CV050_18> Acesso em 02 nov. 2019.

NASCIMENTO, H.; MAINARDES, E.; LAURETT, R. Atributos determinantes de decisão de compra do consumidor de automóveis. In: Anais do Encontro Nacional de Pós- Graduação da ANPAD- EnANPAD, Belo Horizonte, 2015.

QUEIROZ, L. R. S. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa: Perspectivas para o campo da etnomusicologia. Clavez, n. 2, 2006.

RESENDE, M.; CAVALCANTI, A.; ANDRADE, V. Veículo adaptado: caracterização de suas adaptações e do perfil de seus condutores. Cadernos de Terapia Ocupacional, v. 20, n. 1, 2012.

SARDAGNA, H. V. Da institucionalização do anormal à inclusão escolar. In: E. T. H. FABRIS; R. R. KLEIN (ORGS.), Inclusão e biopolítica (pp. 45-60). Belo Horizonte, MG, 2015.

SOUSA, C. V.; AZEVEDO, A. F. Fatores que influenciam o consumidor na decisão de compra de um automóvel. Caderno Profissional de Administração – UNIMEP, v.7, n.2, 2017.

SILVA, J. O.; ABREU. N. R.; GOSLING. M. “Ao Alcance De Quem?!”: Uma Reflexão Sobre A Decisão De Compra Das Pessoas Com Deficiência Física Sob A Perspectiva Da Acessibilidade. Revista Economia & Gestão, Belo Horizonte, v. 15, n. 40, p. 204-223, out. 2015.

TRAIN, E. KENNETH; WINSTON, CLIFFORD. Vehicle choice behavior and the declining market share of U.S. automakers. International Economic Review, v. 48, n. 4, Brookings Institution, 2007.

VERGARA, S. C. Projeto e relatórios de pesquisa em administração. 12. ed. São Paulo, 2010.

YAMAGUTI, C. L. O Comportamento do consumidor e a influência da família no processo de decisão de compra de automóveis novos. PUC-SP: São Paulo, 2005.

Downloads

Publicado

2023-01-09

Edição

Seção

Artigos