Qualidade de Vida no Teletrabalho na Unipampa Durante a Pandemia de Covid-19, segundo a Percepção de Seus Servidores

Autores

  • Geise Loreto Laus Viega Viega
  • Ricardo Elias dos Santos Scholz
  • Carolina Freddo Fleck

Resumo

Desde março de 2020 o mundo mudou de perspectiva. A pandemia da COVID-19 obrigou as pessoas a rever rotinas, inclusive, no trabalho, uma vez que uma boa parte das pessoas segue em Home Office. Os debates que unem as questões associadas a qualidade de vida no trabalho, investigando especificamente o teletrabalho, são recentes e definem essa relação como um processo de produzir com qualidade, sendo o trabalho realizado fora das dependências físicas da organização, com o uso de tecnologias da comunicação e informação, possibilitando satisfação, realização pessoal e profissional (ANDRADE, 2020). Na UNIPAMPA o teletrabalho foi adotado como medida preventiva a Covid-19, ou seja, foi uma ação de caráter emergencial. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo identificar a percepção dos servidores da UNIPAMPA sobre a qualidade de vida no trabalho remoto, durante o período da pandemia. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva e de abordagem quantitativa. O método utilizado foi o Survey e como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário.Após análise dos resultados conclui-se que esta pesquisa atingiu o objetivo proposto, pois além de medir a percepção dos servidores, avança com a realização de testes estatísticos visando inferir resultados através da amostra. O estudo contribui para o avanço da discussão dos temas qualidade de vida no trabalho e teletrabalho, em especial, na administração pública, no entanto, entende-se que há espaço para mais análises com os dados coletados e assim contribuir para aprofundar os estudos sobre a temática.

Referências

ANDRADE, Laize Lopes Soares de. Desenvolvimento de um instrumento de medida de qualidade de vida no teletrabalho. 2020.

BRANT, Raquel; MOURÃO, Helena Cardoso. Desafios do teletrabalho na pandemia COVID-19: quando o home vira office. Caderno de Administração, v. 28, n. Edição E, p. 71-75, 2020.

CORRÊA, Jonathan S. et al. Bem-estar no trabalho e síndrome de burnout: Faces opostas no labor penitenciário. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 20, n. 3, 2019.

EduCAPES. Disponível em <https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/175247/25/texto%20base%20semana%2006.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2021.

FARSEN, Thaís Cristine et al. Qualidade de vida, Bem-estar e Felicidade no Trabalho: sinônimos ou conceitos que se diferenciam? Interação em Psicologia, v. 22, n. 1, 2018.

FILARDI, Fernando; CASTRO, RACHEL MERCEDES P.; ZANINI, Marco Tulio Fundão. Vantagens e desvantagens do teletrabalho na administração pública: análise das experiências do Serpro e da Receita Federal. Cadernos EBAPE. BR, v. 18, n. 1, p. 28-46, 2020.

FRANÇA, A. C. LIMONGI. Qualidade de vida no trabalho: conceitos, abordagens, inovações e desafios nas empresas brasileiras. Revista brasileira de medicina Psicossomática. Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 79-83, 1997.

FERREIRA, M. C. Qualidade de Vida no Trabalho: uma abordagem centrada no olhar dos trabalhadores. 2º edição. Brasília: Paralelo 15, 2012.

Governo do RS. Disponível em < https://estado.rs.gov.br/medidas-tomadas-pelo-governo-do-rs-para-combater-o-coronavirus>. Acesso em: 22 jul. 2021.

HAIR, Joseph et al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Bookman Companhia Ed, 2005.

HAU, Francieli; TODESCAT, Marilda. O teletrabalho na percepção dos teletrabalhadores e seus gestores: vantagens e desvantagens em um estudo de caso. Navus-Revista de Gestão e Tecnologia, v. 8, n. 3, p. 37-52, 2018.

KLEIN, Leander L.; PEREIRA, Breno AD; LEMOS, Ricardo B. Qualidade de vida no trabalho: parâmetros e avaliação no serviço público. Revista de Administração Mackenzie, v. 20, n. 3, p. 1-35, 2019.

LEMOS, ANA HELOÍSA DA COSTA; BARBOSA, ALANE DE OLIVEIRA; MONZATO, Priscila Pinheiro. Mulheres em home office durante a pandemia da covid-19 e as configurações do conflito trabalho-família. Revista de Administração de Empresas, v. 60, p. 388-399, 2021.

LÍRIO, Angélica Barbieri; SEVERO, Eliana Andréa; GUIMARÃES, Julio Cesar Ferro de. A influência da qualidade de vida no trabalho sobre o comprometimento organizacional. Gestão & Planejamento-G&P, v. 10, 2018.

PRAÇA, Letícia Aparecida; DE OLIVEIRA, Victor Miranda. Qualidade de vida no trabalho em tempos de pandemia de COVID-19: os desafios e oportunidades dos docentes do ensino superior. Gestão-Revista Científica, v. 2, n. 2, 2020.

ROCHA, Cháris Telles Martins da; AMADOR, Fernanda Spanier. O teletrabalho: conceituação e questões para análise. Cadernos Ebape. Br, v. 16, n. 1, p. 152-162, 2018.

SOPRATT - Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades. Disponível em <https://www.sobratt.org.br/>. Acesso em: 22 jul. 2021.

UNIPAMPA. Comitê de Monitoramento do Coronavírus. Disponível em <https://sites.UNIPAMPA.edu.br/coronavirus/sobre-o-comite/>. Acesso em: 17 set. 2020.

UNIPAMPA. Sistema GURI recebe Registro de Programa de Computador. Disponível em <https://UNIPAMPA.edu.br/portal/sistema-guri-recebe-registro-de-programa-de-computador> Acesso em: 17 set. 2020.

USP. Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho USP-RP. Disponível em <https://www.ffclrp.usp.br/imagens_noticias/15_04_2020__18_23_45__108.pdf> Acesso em: 22 jul. 2021.

VASCONCELOS, Anselmo Ferreira et al. Qualidade de vida no trabalho: origem, evolução e perspectivas. Caderno de pesquisas em Administração, v. 8, n. 1, p. 23-35, 2001.

Downloads

Publicado

2023-01-09

Edição

Seção

Artigos