PERCEPÇÃO DE FUTUROS GESTORES SOBRE PRODUTOS VERDES

Autores

  • Dario de Oliveira Lima-Filho Lima-Filho
  • Bruna Ferreira Bogado da Rosa
  • Filipe Quevedo-Silva

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar o nível de conhecimento de futuros gestores frente a produtos ecologicamente corretos. Para tanto, realizou-se um estudo junto a estudantes do curso de graduação em Administração de uma universidade pública da Região Centro-Oeste. Os resultados mostraram que os universitários têm um nível moderado de consciência ambiental, mas seus comportamentos para preservação do meio ambiente são mínimos. Percebe-se também que a maior parte da amostra conhece as características de um produto ecologicamente correto e alguns produtos classificados como tal. Pode-se perceber também que o curso de Administração desta IES poderia investir mais em passar conhecimento sobre esta temática, uma vez que os respondentes relataram que obtiveram as informações de outras fontes e alguns disseram nunca ter estudado sobre este tema durante o curso superior.

Referências

ARAÚJO, V. M. R. H.; FREIRE, I. M. Conhecimento para Desenvolvimento: reflexões para o profissional de informação. Informação Sociedade. Paraíba, v. 9, n. 1, p. 1-13, 1999.

BEDANTE, G. A Influência da Consciência Ambiental e das Atitudes em Relação ao Consumo Sustentável na Intenção de Compra de Produtos Ecologicamente Embalados. 2004. 159 f. Dissertação (Mestrado em Administração) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

BUTZKE, I. C.; PEREIRA, G. R.; NOEBAUER, D. Sugestão de indicadores para avaliação do desempenho das atividades educativas do sistema de gestão ambiental – SGA da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Revista Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 9, n. 16, p. 1-13, 2001.

CALOMARDE, J. V. Marketing Ecológico. Madrid: Pirâmide, ESIC, 2000.

CARVALHAIS, R. Atitudes e Comportamento dos Consumidores Diante de Produtos com Apelo Ecológico. 2008. 91 f. Dissertação (Pós-graduação em Administração). Faculdade Integradas Pedro Leopoldo, Minas Gerais, 2008.

ABEP, Critério de Classificação Econômica Brasil.2012. Disponível em: <http://www.abep.org/novo/Content.aspx?ContentID=835>. Acesso em 15 de janeiro de 2013.

DONAIRE, D. A Internalização da Gestão Ambiental. Revista de Administração de Empresas. v. 31, p. 44-51, 1996.

ENGEL, J.; BLACKWELL, R.; MINIARD, P. Comportamento do Consumidor. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

FROES, C.; MELO NETO, F. P. Responsabilidade social e cidadania empresarial: a administração do terceiro setor. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2001.

GOMES, D. V. Educação para o consumo ético e sustentável. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande do Sul, v.16, p.18-31, jan./jun. 2006.

HEAP, B. KENT, J. Towards sustainable consumption: An European perspective. London, The Royal Society, 2000.

IDEC. 10 propostas para o futuro que queremos já! Plataforma consumidores pelo consumo sustentável para rio+20. 2012. Disponível em: <http://cupuladospovos.org.br/>, Acesso em 10 jun. 2015.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.

LOPES, L.; SCHULTE, N. Sustentabilidade Ambiental: Um Desafio para a Moda. Moda palavra e-periódico. Santa Catarina, Ano 1, n.2, p. 30 – 42, ago-dez 2008.

MACEDO, L. O. B.; NISHIMURA, F. N.; COSTA, C. G. A. Comercialização de bovinos para abate no sudeste de mato grosso: análise do perfil do produtor e os mecanismos de coordenação das transações. Informações Econômicas, v. 41, n. 5, p. 5-18, 2011.

MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing: Uma orientação aplicada. 4. Ed. Porto Alegre: Bookman. 2006.

MOTTA, S.; OLIVEIRA, B.; RIZZO, E. Categorização Ambiental de Consumidores: um Survey na Cidade de São Paulo. São Paulo: Bocc, 2011. Dispinível em: . Acesso em 10 jun. 2015.

PASSOS, P. N. C. A Conferência de Estocolmo Como Ponto de Partida para a Proteção Internacional do Meio Ambiente. Revista Direitos Fundamentais & Democracia. v. 6, p. 1-25, 2009.

PNUD. Consumo sustentável. Trad. Admond Ben Meir. São Paulo: Secretaria do Meio Ambiente/ IDEC/ Consumers International, 1998.

SAMARASINGHE, G. D.; SAMARASINGHE, D. S. R. Green decisions: consumers’ environmental beliefs and green purchasing behaviour in Sri Lankan context. International Journal of Innovation and Sustainable Development, v 7, n. 2, p. 172-184, 2013.

SANZ CASADO, E. Estúdios de usuários: conceptos básicos. In: SANZ CASADO, E. Manual de estúdios de usuários. Madri, Fundación Germán Sanchez Ruiperez , 1994.

SILVA, M. As Práticas Empresariais Responsáveis e o Consumo Sustentável: identificando a contribuição do Walmart Brasil no varejo de supermercados. In: ENGEMA, XIV. , 2012, São Paulo. Anais... São Paulo, 2012.

SILVA, R. O Papel das Empresas no Desenvolvimento Sustentável: a gestão da responsabilidade social corporativa por meio de parcerias sociais. 2006. 192 f. Dissertação (Mestrado em Administração) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

TUNG, S. J.; SHIH, C. C.; WEI, S.; CHEN, Y. H. Attitudinal inconsistency toward organic food in relation to purchasing intention and behavior: An illustration of Taiwan consumers. British Food Journal, v. 114, n. 7, p. 997-1015, 2012.

VERGARA, S. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2005.

VICENTE, A.; BERTOLINI, G.; BRANDALISE, L.; TAGLIAPIETRA, O.; SILVEIRA, A. O Comportamento das Agentes Universitárias com Perfil Ecologicamente Correto. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL, 2. , 2011, Paraná. Anais... Paraná, 2011.

WALDMAN, M.; SCHNEIDER, D. M. Guia ecológico doméstico. São Paulo: Contexto, 2000.

Downloads

Publicado

2023-01-09

Edição

Seção

Artigos