ANALISE DOS FATORES MOTIVACIONAIS EM UMA EMPRESA DO AGRONEGOCIO: ESTUDO DE CASO NA AGROINDUSTRIA CORADINI ALIMENTOS EM BAGE/RS

Autores

  • Ademir da Silva Bandeira
  • Thiago Antônio Beuron
  • Osmar Manoel Nunes
  • Janaina Wolhenberg
  • Geise Loreto Laus Viega

Resumo

Considerando a importância das empresas analisarem a motivação de maneira intensa, e para saber o que realmente influência positiva ou negativamente o comportamento dos colaboradores. Para que isso ocorra torna-se necessário que exista na área de Recursos Humanos (RH), um mapeamento e identificação constante dos altos e baixos níveis de motivação nos seus ambientes de trabalho. Desta forma elaborou-se como problema de pesquisa a ser respondido: quais são os fatores que levam a motivação dos colaboradores da Coradini Alimentos do ramo do Agronegócio em Bagé-RS? Para responder esta questão, formulou-se como objetivo geral analisar os fatores predominantes na motivação dos colaboradores da empresa Coradini Alimentos. Para subsidiar esta resposta elaborou-se como objetivos específicos; verificar quais são os fatores que incentivam e estimulam os colaboradores no seu desempenho; analisar o que interfere na produtividade dos colaboradores; e identificar qual (is) fator (es) predominante (s) para retenção dos colaboradores nesta empresa. Metodologicamente baseou-se analiticamente no método indutivo que parte da observação de fatos ou fenômenos cujas causas se deseja conhecer, através de um estudo de caso. Segundo através da coleta empírica de dados através da aplicação de um questionário composto por 30 (trinta) questões de respostas objetivas, sendo após tabulada conforme motivo grama baseado na teoria de Maslow. Assim, observou-se que na Empresa Coradini Alimentos os colabores possuem sua satisfação básicas supridas que são as necessidades inferiores de segurança e fisiológicas, porém os colaboradores se demostram na busca pelas necessidades de auto realização que constitui o topo da pirâmide de Maslow.

Referências

ARAUJO, Luis.C.G.; GARCIA, A. A. Gestão de pessoas: estratégias e integração organizacional. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

BERGAMINI, Cecilia Whitaker. Motivação nas organizações. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 1997.

BERGAMINI, Cecilia Whitaker. Psicologia aplicada a administração de empresas. Psicologia do comportamento organizacional 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2011.

BOWDITCH, James L. e BUONO, Anthony F. Elementos de comportamento Organizacional. São Paulo: Pioneira, 1992.

EREZ, M.; Kleinbeck, U.; THIERRY, H. Work motivation in the context of a globalizing economy. London: Lawrence Erlbaum, 2001.

FRANCA, A. C. L. Comportamento Organizacional: Conceito e práticas. São Paulo: Saraiva, 2006.

GIL, Antonio Carlos; Métodos e técnicas de Pesquisa social. 6.Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HERZBERG, F. One More Time: How do You motivate employees? Harvard Business Review, Boston, v.46, Jan/Fev 1968.

LÉVY –LEBOYER, C. A crise das motivações. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 1994.

MASLOW, A.H. A Theory of Human Motivation.Disponivel em: file:///C:/Users/ademi/Desktop/Classics%20in%20the%20History%20of%20Psychology%20-%20A.%20H.%20Maslow%20(1943)%20A%20Theory%20of%20Human%20Motivation.html Acesso em: 12/09/2020.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 11. Ed. São Paulo. Pearson Prentice Hall (2009)

ROBBINS, Stephen P. Fundamentos do comportamento Organizacional.8ed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

SCHWARTZ, S. H.: BILSKY, W. Toward a theory of the universal content and structure of values: extensions and cross-cultural replications. Journal of Personality and Social Psychology, v. 58, n. 5, p. 878891, 1990.

STONER, James A.F.; FREEMANN, R. E. Administração. 5. ed. Rio de Janeiro: Printice Hall, 1995.

TAMAYO, A.: PASCHOAL, T. A Relação da motivação para o trabalho com as metas do trabalhador. Revista de Administração Contemporânea, v. 7, n. 4, 2003.

Downloads

Publicado

2023-01-09

Edição

Seção

Artigos