CÓDIGO DE ÉTICA E A PERCEPÇÃO DOS TRABALHADORES EM UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA
Resumo
Para orientar condutas dos trabalhadores de acordo com os seus princípios éticos, algumas organizações contam com um código de ética e o presente estudo teve, por objetivo, analisar como o código de ética de uma instituição bancária era percebido pelos seus trabalhadores, verificando os conhecimentos acerca do seu conteúdo, as razões para a instituição expandir o seu código no dia a dia das atividades laborais e as condutas consideradas como antiéticas. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais e tratados por meio da técnica de análise de conteúdo. A agência bancária pesquisada possuía seis colaboradores em seu quadro e cinco deles foram entrevistados. Os resultados sugeriram que os participantes tinham acesso ao código de ética da instituição, possuíam domínio do seu conteúdo e disposição para cumpri-lo, estando conscientes do seu caráter protetivo. Na identificação de condutas antiéticas, destacaram-se aspectos relativos à falta de equidade e lealdade nas relações interpessoais, a negligência no tratamento dos dados de clientes, a aceitação de ofertas de ganhos pessoais e práticas comerciais iníquas. A internalização dos princípios éticos e dos valores e sua aplicação prática, por parte dos colaboradores da instituição, demonstraram a importância das atividades de treinamento e desenvolvimento, implementadas continuamente na organização.
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