Análise das motivações de compra e aumento de tíquete médio em um shopping center em Juiz de Fora - MG

Autores

  • Talita Barbosa Matos Peixoto
  • Rafael Guimarães Germano

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar as motivações de consumo e consequentemente, aumento de tíquete médio de um shopping center na região de Juiz de Fora em Minas Gerais. O tíquete médio do shopping center obtido através de fonte primária, aponta possíveis estratégias para fidelização e engajamento de consumidores. Através de uma survey foi possível entender o comportamento de consumo em shopping centers e comércio eletrônico, bem como as diferenças entre os processos de compra em cada um dos canais. Os resultados apontam para novas possibilidades de estratégia multicanais, especialmente omnichannel para aumentar o fluxo e o tíquete médio do shopping

Referências

ALBERTIN, A. L. Pesquisa FGV-EAESP de comércio eletrônico no mercado brasileiro. 18. ed. Fundação Getúlio Vargas: Rio de Janeiro, 2016

EBIT, NIELSEN. Relatório Webshoppers 2018. Disponível em https://www.ebit.com.br/webshoppers/webshoppersfree

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUISSONI, Leandro Angotti. Proposta de um método para a análise dos efeitos das atividades de marketing e alocação de recursos em um ambiente multicanal. 2012. Tese (Doutorado em Administração de Organizações) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, University of São Paulo, Ribeirão Preto, 2012. doi:10.11606/T.96.2012.tde-13122012-102644. Acesso em: 2019-10-06.

KOTLER, P.; KELLER, D. Administração de Marketing. 14 ed. São Paulo: Pearson, 2012.

OHASHI, E. A. M.; MELHADO S. B. A importância dos indicadores de desempenho nas empresas construtoras e incorporadoras com certificação ISSO 9001:2000 . 2004. Disponível em <ftp://ip20017719.eng.ufjf.br/Public/AnaisEventosCientificos/ENTAC_2004/trabalhos/PAP0102d.pdf Acesso em 3 dez. 2017

LUGOBONI, F. L. Gestão por indicadores em shoppings centers. 2016.Disponível em < http://navus.sc.senac.br/index.php/navus/article/view/483/pdf Acesso em 3 dez. 2017

PASTORE, R. Varejo 4.0: O poder onipresente do omnichannel. Revista ESPM. SP. 2019

PERUZZO, M. As Três Mentes do Neuromarketing;. 1ª ed. Rio de Janeiro :Alta Book. 2013

FERNANDES, G. S; MACEDO, L. A Importância do Neuromarketing como Ferramenta de Descoberta das Motivações para o Consumo. 2012. Disponível em < http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2012/resumos/R32-0260-1.pdf Acesso em 3 dez. 2017

BERNARDINO, E.C.; PACANOWSKI, M.;KHOURY, N. Marketing no Varejo.4ª ed. Rio de Janeiro. FGV Editora.2004

KLEIN, A. Z. Metodologia de pesquisa em administração –Uma abordagem prática. 1ª ed. Nacional. Atlas.2015

PREDANOV, C. C. Metodologia do trabalho científico : Métodos e Técnicas da pesquisa e do Trabalho Acadêmico.2ªed. FEEVALE.2013

Downloads

Publicado

2021-12-03

Edição

Seção

Artigos