OS FATORES MOTIVACIONAIS QUE PODEM INFLUENCIAR NA PERMANÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS EM UMA EMPRESA DE GESTÃO DE FROTAS LOCALIZADA EM CAMPO BOM – RS

Autores

  • Shaiane Falcão Sancigolo
  • Walmir Güntzel

Resumo

O presente estudo tem foco principal na motivação de trabalhadores, com o objetivo de analisar como ela é capaz de influenciá-los a permanecer no ambiente laboral. Este artigo apresenta definições sobre motivação, a sua percepção no ambiente de trabalho, a relação com a chefia e atividades desempenhadas, abordando três principais teorias que condizem com os objetivos propostos, baseando-se em estudos realizados por autores reconhecidos. A pesquisa, caracterizada como estudo de caso, foi aplicada no setor de relacionamento remoto em uma empresa de gestão de frotas localizada na cidade de Campo Bom-RS, com cunho exploratório, procedimentos bibliográficos, de abordagem qualitativa, amostra não probabilística com 42 participantes. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário fechado, optando-se pela exposição gráfica dos resultados e estatística descritiva, que possibilitou a análise dos principais fatores motivacionais que colaboram para a permanência do funcionário no ambiente de trabalho.

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciamento com pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas. 5 ed. Barueri: Manole, 2015.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. Tradução Luciana de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DEWES, Fernando. Comportamento organizacional: temas selecionados. Taquara: FACCAT, 2007.

FRAGA, Marcelo Loyola. Metodologia para elaboração de trabalhos científicos. Rio de Janeiro: Fundo de cultura, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

______. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. 1. ed. 7. reimpr. São Paulo: Atlas, 2007.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

______. Metodologia científica. 5. ed. 2 reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.

MARINS, Luiz. Desmistificando a motivação no trabalho e na vida. São Paulo: Harbra, 2007.

MENEGON, Leticia Fantinato. Comportamento organizacional. São Paulo: Person Education do Brasil, 2012.

MÜLLER, Liane Filomena; NIKOLAY, Sérgio Antônio (Colab.). Manual para elaboração e formatação de trabalho acadêmico. Taquara: FACCAT, 2020. Disponível em: https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/ckeditorfiles/Parte%20I%20-%20O%20Projeto%20de%20Pesquisa%20e%20Normas%20para%20Formata%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 19 abr. 2020.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. Tradução técnica Reynaldo Marcondes. 9. ed. São Paulo: Pretice Hall, 2002.

______. Comportamento organizacional. Tradução técnica Reynaldo Marcondes. 11. ed. São Paulo: Personal Pretice Hall, 2005.

______.; JUDGE, Timithy A.; SOBRAL, Felipe. Comportamento organizacional. Tradução técnica Rita de Cássia Gomes. 14. ed. São Paulo: Personal Pretice Hall, 2010.

SILVA, Reinaldo Oliveira. Teorias da administração. 3. ed. São Paulo: Person Education do Brasil, 2013.

SOBRAL, Felipe; PECI, Alketa; Teorias da administração. São Paulo: Person Education do Brasil, 2012.

WAGNER, John A.; HOLLENBECK, John R. Comportamento organizacional. Tradução de Silvio Floreal Antunha; Revisão técnica de Fábrica Sarubi. 4. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Edição

Seção

Artigos