A PERCEPÇÃO DOS FORMANDOS DE 2020 DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, EM RELAÇÃO AOS FATORES MOTIVACIONAIS QUE CONTRIBUEM PARA A PERMANÊNCIA DO FUNCIONÁRIO NA EMPRESA
Resumo
A competitividade no mercado é cada vez maior. Desta forma, identificar os fatores motivacionais que são relevantes para profissionais qualificados e competentes contribui para a retenção do funcionário na empresa. Este artigo apresenta um estudo de caso, fundamentado na percepção de formandos do curso de Administração, com o objetivo de analisar os fatores motivacionais que contribuem para a permanência do funcionário na empresa. A pesquisa caracteriza-se por um estudo exploratório e descritivo com abordagem quantitativa, desenvolvida através do questionário fechado de múltipla escolha, com o intuito de identificar os fatores que motivam e desmotivam pessoas em relação à decisão de permanecer ou não na empresa. Este estudo destaca que o principal fator motivacional para a permanência na empresa é a oportunidade de progresso pessoal, acompanhado por autonomia no trabalho, salário e benefícios oferecidos pela empresa. Já os fatores que causam desmotivação são a falta de reconhecimento, a sobrecarga de trabalho e o salário não alinhado com a função. Como sugestão de melhoria, aconselha-se que a empresa deve avaliar seus funcionários e reverter as causas de desmotivação, estabelecendo uma forma de reconhecê-los pelas atividades realizadas, como uma promoção ou o aumento de salário. Conclui-se, a partir do estudo, que é necessário para as empresas manter equilíbrio entre os fatores intrínsecos e extrínsecos, pois se tornam fundamentais para incentivar as pessoas e motivá-las no trabalho, bem como influenciar sua permanência na empresa.
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