FINANÇAS PESSOAIS: COMO OS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO ADMINISTRAM SUAS FINANÇAS

Autores

  • Jordana Souza da Silva
  • Claudecir Barbosa da Silva

Resumo

O presente artigo aborda e discute o tema da educação financeira como ferramenta de gerenciamento de finanças pessoais. A fundamentação teórica dá conta de apresentar conceitos relacionados ao tema e, serviram de base teórica para a análise descritiva dos principais resultados encontrados na pesquisa. O objetivo geral da pesquisa é analisar como os alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Patrulhense administram seu dinheiro. Como objetivos específicos tem-se: a) Verificar se os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Patrulhense receberam educação financeira em algum momento da vida; b) Pesquisar se os alunos do 3º ano do Ensino Médio possuem algum conhecimento sobre planejamento e controle financeiro; c) Identificar o perfil de consumo dos alunos do 3º ano do Ensino Médio. A pesquisa apresentada é classificada como qualitativa. O público-alvo desta pesquisa foram os 44 alunos do 3º ano do Ensino Médio, turno noite, estudantes da Escola de Ensino Médio Patrulhense. A pesquisa foi aplicada por meio de questionário, com questões fechadas, possibilitando a análise descritiva das informações. Com relação aos resultados da pesquisa, se conclui que, embora a escola não tenha em seu currículo a abordagem do tema educação financeira, como demonstra os dados levantados por meio da pesquisa, a maioria dos entrevistados tem alguma familiaridade com o tema, seja por meio dos familiares ou amigos. O perfil dos entrevistados demonstra que, em linhas gerais, os mesmos administram suas finanças de forma coerente, observando previamente suas finanças antes de realizar uma compra e realizando reserva financeira para fins de atendimento de emergência ou investimentos futuros.

Referências

AEF- BRASIL. Associação de Educação Financeira do Brasil. Disponível em: <https://www.aefbrasil.org.br/>. Acesso em: 11 abr. 2020.

CERBASI, G. Pais inteligentes enriquecem seus filhos. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.

___________. Dinheiro: os segredos de quem tem [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

CLAUDINO, Lucas Paravizo; NUNES, Murilo Barbosa; SILVA, Fernanda Cristina da. Finanças Pessoais: um estudo de caso com servidores públicos. Seminários em Administração, XII, 2009, São Paulo. XII SEMEAD FEA-USP, 2009.

D’AQUINO, C. Educação Financeira. 2013. Disponível em: <http://educacaofinanceira.com.br/>. Acesso em: 20. mai. 2020.

____________. Como falar de dinheiro com seu filho. São Paulo: Saraiva, 2014.

____________; MALDONADO, Maria Tereza. Educar para o consumo: como lidar com os desejos de crianças e adolescentes. São Paulo: Papirus 7 Mares, 2012.

DECO, J. Poupança em debate nas escolas. Disponível em: <https://decojovem.pt/financas/poupanca-debate-nas-escolas>. Acesso em: 15. Abr. 2020.

DESSEN, Márcia. Finanças pessoais: o que fazer com meu dinheiro. São Paulo: Trevisan, 2015.

DIAS, D. S. Educação financeira e endividamento: um perfil dos cirurgiões dentistas. 2013. 105 p. Trabalho de Conclusão de Graduação (Curso de Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/97000>. Acesso em: 28. Abr. 2020.

DICIONÁRIO FINANCEIRO. Disponível em: <https://www.dicionariofinanceiro.com/>. Acesso em: 20. Mai. 2020.

FRANKENBERG, L. Seu futuro financeiro. 16 Ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

HILL, N. Quem pensa enriquece. 1 ed. São Paulo, SP. Fundamento. 2009.

KOTLER, P. Marketing para organizações que não visam o lucro. São Paulo: Atlas, 1978.

LEOPARDI, Maria Tereza. Metodologia de Pesquisa na Saúde. Florianópolis: UFSC, 2002.

LUCENA, W. G. L. MARINHO, R. A. L. Competências financeiras: uma análise das decisões financeiras dos discentes no tocante as finanças pessoais. XVI SEMEAD FEA-USP, São Paulo. 2013.

MARCONI, M. A. LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 4. ed. - São Paulo : Atlas, 2001.

MENDES, F. Dinheiro, controlar e cuidar: Aprenda a preservar sua vida financeira. Simplíssimo (Edição Digital), 2016.

MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. São Paulo: Atlas, 2005.

MODERNELL, A. Afinal, o que é educação financeira?. 2011. Disponível em: <http://www.sincormt.com.br/arquivo/afinal-o-que-e-educacao-financeira-254>. Acesso em: 18. abr. 2020.

MOREIRA, Romilson; CARVALHO, Henrique Levi Freitas de. As finanças pessoais dos professores da rede municipal de ensino de Campo Formoso-Bahia: um estudo na Escola José de Anchieta. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade. Salvador, v. 3, n.1, p. 122-137, jan./abr. 2013.

NUNES, F. P. SILVA, M. S. COSTA, A. M. A influência da educação financeira nas decisões de consumo e poupança: suas relações com a adimplência e inadimplência. Revista Eletrônica Ciências da Administração e Turismo. v.5, n.2, p. 01 – 16, Jul/Dez, 2017. Disponível em: <http://incubadora.periodicos.ifsc.edu.br/index.php/ReCAT/article/view/356>. Acesso em: 01. Jun. 2020.

PERETTI, L. C. Aprenda a cuidar do seu dinheiro. 1. ed. Dois Vizinhos, PR. Impressul, 2007.

____________. Educação financeira na escola e na família. 2 ed. Dois Vizinhos, PR. Impressul, 2007.

____________. Educação financeira: gestão empresarial: Um guia para ajudar resolver seus problemas. 1 ed. Dois Vizinhos, PR. Impressul, 2007.

ZERO, A. Educação Financeira será disciplina obrigatória em 2020. Disponível em: <<https://programainova360.com.br/educacao-financeira-sera-disciplina-obrigatorianas-escolas-em-2020/>. Acesso em: 21. Mai. 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Edição

Seção

Artigos