O EMPOWERMENT FEMININO NA PERCEPÇÃO DE GESTORAS E COLABORADORAS DE UMA EMPRESA COMERCIAL

Autores

  • Jóice Luana da Silva
  • Fernando Dewes

Resumo

 

No campo da administração o empowerment é um modelo de gestão baseado na democracia organizacional e um dos temas que permeiam a sociedade é a conquista da igualdade de gênero no mercado de trabalho. Este estudo teve, como objetivo geral, analisar as percepções sobre a inserção da mulher nas decisões organizacionais, a partir da perspectiva do empowerment. Como objetivos específicos, buscou identificar o que é e qual a importância do empowerment feminino; caracterizar as condições atuais encontradas pelas mulheres no mercado de trababalho capazes de favorecer ou dificultar o empowerment e analisar estratégias, por elas empregadas, de conquista e ampliação do empowerment. Os dados foram colhidos através de entrevistas semi-estruturadas, realizadas em seis participantes, trabalhadoras de uma empresa comercial. Para tratamento e análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as participantes do estudo têm consciência dos obstáculos e desafios a serem superados pelas mulheres nos espaços organizacionais, que estão continuamente desenvolvendo competências associadas ao exercício da liderança e implementando estratégias pessoais para a conquista de poder na organização. Pesquisas sobre a inserção das mulheres no mercado de trabalho, na perspectiva do empowerment, foram sugeridas.

 

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Publicado

2021-12-03

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Artigos