AS PRÁTICAS DE GESTÃO POR PROPÓSITO SOB A PERCEPÇÃO DA GERÊNCIA EM UMA AGÊNCIA DE COOPERATIVA DE CRÉDITO LOCALIZADA EM SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA – RS
Resumo
O presente estudo qualitativo tem por objetivo analisar as práticas de gestão por propósito na percepção da gerência em uma agência de cooperativa de crédito localizada em Santo Antônio da Patrulha – RS. Este artigo tem especial relevância aos que buscam conhecer o modelo de gestão por propósito, sua aplicação na prática, e os possíveis impactos gerados no ambiente de trabalho. O presente trabalho se caracteriza por uma pesquisa exploratória através de um estudo de caso, no qual utilizou-se a técnica de entrevista em profundidade com um roteiro semiestruturado para coleta de dados, posteriormente analisados pela técnica de análise interpretativa. Conclui-se que a partir do propósito de desenvolver o potencial de pessoas e negócios, a cooperativa criou ações para primeiro desenvolver seus colaboradores, gerando autonomia para que contribuíssem para os objetivos da cooperativa.
Referências
ALIANZA COOPERATIVA INTERNACIONAL. Notas de orientación para los principios cooperativos. ACI. Disponível em: <https://www.ica.coop/sites/default/files/publication-files/guidance-notes-es-2107251738.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2020.
AZEVEDO, Maria C, B. de. A era da gestão por propósito. O primeiro passo para atender a este novo modelo de gestão no mercado de trabalho é definir o propósito. 19 26 jan. 20116. Você S/A. Disponível em: <https://vocesa.abril.com.br/voce-rh/a-erada-gestao-por-proposito>. Acesso em: 30 mar. 2020.
BABA, Siri Prem. Propósito: a coragem de ser quem somos. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. Versão digital. Não paginado.
DELOITTE. Tendências globais do capital humano. A empresa social no trabalho: O paradoxo como um caminho a seguir. Pesquisas. 2020. Disponível em: <https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/human-capital/articles/tendencias-capitalhumano.html>. Acesso em: 31 mar. 2020.
FERNANDES, Márcio. Felicidade dá lucro: lições de um dos líderes mais admirados do Brasil. São Paulo: Porfolio-penguin, 2015. Versão digital.
KOFMAN, Fred. Liderança & propósito. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2018. Versão digital.
LALOUX, Frederic. Reinventando as organizações: um guia para criar organizações inspiradas nos próximos estágio da consciência humana. Curitiba: Voo, 2019. Versão digital.
MACKEY, John. SISODIA, Raj. Capitalismo consciente: como libertar o espírito heroico dos negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018. Versão digital.
MEDICI, Emilio G. Et al. Lei nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5764.htm>. Acesso em: 01 dez. 2020.
REIMAN, Joey. Propósito: por que ele engaja colaboradores, constrói marcas fortes e empresas poderosas. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018. Versão digital.
SCHNEIDER, José Odelso. Identidade cooperativa: sua história e doutrina. Porto Alegre: Sescoop – RS, 2019.
SISODIA, Raj. WOLFE, David. SHETH, Jag. Empresas humanizadas: pessoas, propósito, performance. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.
TRAJAN, R. A. Metanoia: Uma viagem de transformação em busca de uma nova forma de encarar os negócios e a vida. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. Versão digital