Ferramentas de gestão financeira como estratégia em empresa familiar: Estudo comparativo em relação às empresas alimentícias na cidade de Sapiranga-RS
Resumo
As empresas familiares apresentam características peculiares, sua importância é inegável em qualquer economia, de tal forma que estudos referentes a esse tema são indispensáveis. Assim, este artigo realiza um estudo de caso em duas empresas familiares do ramo alimentício, no município de Sapiranga/RS, tendo como objetivo mostrar quais as ferramentas de gestão financeira estão sendo utilizadas para a elaboração de estratégias em empresas familiares. O método adotado para desenvolver a pesquisa foram entrevistas realizadas com os dois empresários e dois gestores financeiros, constituindo-se um estudo de caso múltiplo. Para realizar o trabalho foi utilizado um referencial teórico embasado em métodos de ferramentas de gestão financeira, pontos estratégicos, com o objetivo de analisar os motivos e os meios de quais ferramentas utilizarem. Através das entrevistas foram obtidos os dados necessários para conferir quais as ferramentas que estão sendo utilizadas pelas empresas familiares do ramo alimentício, na cidade de Sapiranga/RS.Referências
ALTREITER, Elis Andreia. A Contabilidade Gerencial Como Suporte na Gestão das Pequenas Empresas. 1.ed. Taquara, 1999.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Edições 70, Lisboa, 1977.
BERNHOEFT, Renato. Empresa familiar: Sucessão profissionalizada ou sobrevivência comprometida. 3. ed. São Paulo: Nobel, 1989.
______. Manual de Sobrevivência para sócios e Herdeiros, Livraria Nobel, São Paulo, 1995.
BORNHOLD, Werner. Governança na empresa familiar: implementação e prática. Porto Alegre: Bookman, 2005.
BRAGA, Roberto. Fundamentos e Técnicas de Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 1995.
GIL, Antonio Carlos Gil. Como elaborar um projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
______. Como Elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GUIA DO EDUCADOR, Negócio a Negócio, Projeto de Atendimento: Treinamento Caderno de Ferramenta de Gestão, SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Rio Grande do Sul, 2012.
GITMAN, Lawrence J. Princípios da Administração Financeira. 7.ed. São Paulo: Harbra, 1997.
JOHNSON, G., SCHOLES, K. & WHITTINGTON, R. Explorando a Estratégia Corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2007.
JORNAL DE HOJE. Pesquisa do SEBRAE mostra que as empresas familiares são 90% do total. Disponível em: <http://jornaldehoje.com.br/pesquisa-do-sebrae-mostra- que-as-empresas-familiares-sao-90-do-total/>. Acesso em: 17 mar. 2014.
JUSTE, Antonio Donizeti. A empresa familiar. São Paulo: Proview, 2004.
LODI, João Bosco. A empresa familiar. 5. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
______. A ética na empresa familiar. São Paulo: Pioneira, 1994.
MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de Estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2000.
MINTZBERG, Henry. Ascensão e Queda do Planejamento Estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2004.
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia cientifica. São Paulo: Pioneira, 2001.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Empresa familiar: como fortalecer o empreendimento e otimizar o processo decisório. São Paulo: Atlas, 1999.
PADULA, Antônio Domingos. Empresa familiar: criação profissionalização, desenvolvimento e sucessão. 3. ed. Porto Alegre: SEBRAE-RS, 2004.
PORTER, Michael E. What is strategy. Harvard Business Review, Boston, v.74, 1996.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. SEBRAE. Ferramentas de Gestão - Negócio a Negócio. Disponível em:<http://www.sebrae.com.br/customizado/uasf/gestao-financeira/ferramentas-de-apoio>. Acesso em: 08 abr. 2014
SILVA, Edson Cordeiro da.Como administrar o fluxo de caixa das empresas: guia prático e objetivo de apoio aos executivos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
SILVA, Fernanda Cristina da; e al. Caracterização das práticas gerenciais em pequenas empresas: fundamentação de elementos internos por meio da metodologia de diagnóstico. XXXII Encontro ANAD Rio de Janeiro, 2008.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
ZDANOWICZ, José Eduardo. Fluxo de caixa: uma decisão de planejamento e controle financeiro. 10. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2004.
______. Criando Valor Através do Orçamento. 1. ed. Porto Alegre: Novak Multimedia, 2003
______. Fluxo de caixa: uma decisão de planejamento e controle financeiros. 8. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2000.
______. Finanças Aplicadas para Empresas de Sucesso. São Paulo: Atlas, 2012.