COMUNICAÇÃO INTERNA: ENDOMARKETING COMO ESTRATÉGIA MOTIVACIONAL NO AMBIENTE DE TRABALHO DE UMA EMPRESA DO RAMO CALÇADISTA DO VALE DO PARANHANA/RS

Autores

  • Sabrina Land
  • Daniele dos Santos Guidotti Pereira

Resumo

Atualmente, as organizações encontram diversos desafios e, diante das exigências de um mercado cada vez mais competitivo, surge à necessidade de se direcionar o olhar para o público interno, buscando-se conhecer suas peculiaridades, o que o motiva e o estimula, a fim de incentivar os seus colaboradores. O presente estudo objetiva analisar se o endomarketing é percebido como ferramenta motivacional no ambiente de trabalho de uma empresa do ramo calçadista do Vale do Paranhana /RS, segundo os seus colaboradores. Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória quanto aos objetivos, bibliográfica, transversal, de abordagem quantitativa, e do tipo Survey quanto aos procedimentos. Os dados foram coletados junto aos colaboradores da empresa, mediante questionário estruturado, tabulados e submetidos à análise estatística descritiva. Os resultados evidenciaram que a maioria dos participantes sente-se motivada em seu local de trabalho, reconhece a existência de endomarketing na empresa, sente que contribui para o seu êxito, considera-se bem informada a respeito do que se passa na organização, mas não se sente vista pela empresa como o cliente interno, tampouco observa uma preocupação com o que a motiva, aspectos fundamentais parao êxito organizacional.

Referências

ALMEIDA, Luis Antônio Santos. A importância da Comunicação Interna para a motivação dos Colaboradores.2013.

BEKIN, Faingaus Sauk. Endomarketing:Como Praticá-lo com Sucesso.3.ed.São Paulo: Pearson, 2006.

BORDEN, N. H. The concept of the marketing mix.Journal of advertising research, v.4, n. 2, p. 2-7, 1964.

CHIAVENATO, I.Gerenciando pessoas: Como Transformar os gerentes em gestores de pessoas. 4. ed. São Paulo: Pearson, 2002.

DEWES, F. Determinantes da motivação para o trabalho. Revista executivo, Porto Alegre, v. 1, p.34-48,1985.

FERREIRA FILHO, Edson Pinto; PEREIRA, Fernanda Abrantes; PASSOS, Graciela dos Santos.A Influência Do Endomarketing e da Comunicação Interna na Cultura Organizacional. 2013.

FILHO, Oscar Julio.Gestão de pessoas nas pequenas e médias empresas do setor calçadista no Brasil. 2011.Disponível em:<https://educador360.com/gestao/piramide-de-maslow/>.

FUNDAÇAO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA – FEE.Pesquisa de emprego e desemprego da Região Metropolitana de Porto Alegre. PED-RMPA informe Mulher e trabalho. 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

______. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1995.

HENCKE, Fernanda Michele. Os Fatores motivacionais no ambiente de trabalho: Estudo de caso em uma empresa calçadista no Vale do Paranhana/RS. 2016.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MENDES, Regina Stela Almeida Dias.Endomarketing como ferramenta de comunicação com o público interno. 2004.

NAKAMURA, C. C.; FORTUNATO, J. C.; ROSA, L. M.; MARÇAL, R.; PEREIRA, T. A. A.; BARBOSA, D. F. Motivação no trabalho. Maringá Management.Revista de Ciências Empresariais, v. 2, n. 1, p. 20-25, 2005.

NETO, J.A.M.Metodologia cientifica na era da informação. São Paulo: Saraiva, 2002.

REQUENA, I.B. “Endomarketing “Elas, as pessoas”. Revista cientifica de Administração,v. 1, 2003.

ROBBINS, Stephen.Comportamento Organizacional.11. ed. São Paulo: Pearson, 2005.

SANTOS, Daniela Maria Lopes. O Endomarketing como Estratégia de gestão e crescimento organizacional. 2015.

SCHERMERHORN JR., John R. Fundamentos de Comportamento Organizacional.2. ed. São Paulo: 2008.

TAVARES, Maurício. Comunicação Empresarial e Planos de Comunicação.3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Downloads

Publicado

2021-02-10

Edição

Seção

Artigos