AVALIAÇÃO DO GRAU DE CONHECIMENTOS QUE OS FORMANDOS DO ANO DE 2019, DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS, DA FACCAT, DETÊM, EM TERMOS DE INVESTIMENTOS PESSOAIS

Autores

  • Miriã Germann Paiva
  • José Eduardo Zdanowicz

Resumo

O presente trabalho tem como tema a educação financeira. O principal objetivo é avaliar se os formandos do ano de 2019, dos cursos de Administração e Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) adquiriram conhecimentos necessários em Finanças para investir com segurança suas economias. Acresce-se que uma das preocupações da sociedade brasileira é a falta de instrução financeira básica a jovens, adolescentes e adultos, refletindo nas tomadas de decisões pessoais. Para atender aos objetivos, foi aplicado um questionário estruturado composto por treze questões fechadas, ao qual 71 prováveis alunos formandos responderam. Ao se analisar os resultados obtidos na pesquisa, identificou-se que 65% dos respondentes são do gênero feminino. Todos os pesquisados afirmaram ser importante ter  planejamento e controle financeiro das finanças pessoais. Após a análise dos dados compilados, conclui-se que 38 alunos detêm a educação financeira para investir, mas outra parcela não dispõe dos conhecimentos necessários para aplicar suas economias, com segurança, no mercado financeiro.

Referências

AMADEU, João Ricardo. A educação financeira e sua influência nas decisões de consumo e investimento: proposta de inserção da disciplina na matriz curricular. São Paulo: Unoeste, 2009.

ASSAF NETO, Alexandre. Mercado financeiro. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

ASSAF NETO, Alexandre et al. Retorno de investimento: abordagem matemática e contábil do lucro empresarial. São Paulo: Atlas, 2000.

AUGUSTINIS, Viviane Franco; COSTA, Alessandra de Sá Mello da; BARROS, Denise Franca. Uma Análise Crítica do discurso de Educação Financeira: por educação para além do capital. Revista Adm. made, Rio de Janeiro, v.16, n.3, p. 79-102, set/dez, 2012.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Origem e evolução do dinheiro. 2019. Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/legado?url=https:%2F%2Fwww.bcb.gov.br%2Fhtms%2Forigevol.asp>. Acesso em 25 abril. 2019.

BODIE, Zvie; KANE, Alex; MARCUS, Alan J. Fundamentos de investimentos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

BUSSINGER, Eliana. As leis do dinheiro para mulheres: como nossas mães nunca mais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

CERBASI, Gustavo. Casais inteligentes enriquecem juntos: finanças para casais. São Paulo: Gente, 2004.

______. Como organizar sua vida financeira: Inteligência financeira pessoal na prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

D´AQUINO, Cassia. Papel da escola nas finanças é menor do que o dos pais. 2011.Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me1010201104.htm>. Acesso em: 30 jun. 2019.

FRANKENBERG, Louis. Seu futuro financeiro: você é o maior responsável. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

KIOYOSAKI, Robert T; LECHTER, Sharon, L. Pai rico, pai pobre: o que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.

______. O guia de investimentos: aprenda a ganhar dinheiro investindo com os ricos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.

MACEDO JUNIOR, Jurandir Sell. A árvore do dinheiro: guia para cultivar sua independência financeira. Florianópolis: insular, 2013.

MASSARO, André. Como cuidar de suas finanças pessoais. Brasília: Conselho Federal de Administração, 2015.

NUNES, Maria Angela de Azevedo. Processo do planejamento financeiro. In: SOUSA, Almir Ferreira, TORRALVO, Caio Fragata, KRAUTER, Elizabeth (org). Planejamento financeiro pessoal e gestão do patrimônio: Fundamentos e práticas. 2. ed. São Paulo: Manole, 2018, p. 1-20.

PRODANOV, Cristiano Cleber. FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

ROCHA, Jones. Devo, não nego: tudo o que você deve saber para sair da dívida e tem vergonha de perguntar. São Paulo: Saraiva, 2008.

SAITO, André Tauae. SAVOIA, José Roberto Ferreira. PETRONI, Liége Mariel. A educação financeira no Brasil sob a ótica da organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 2019. Disponível em <http://sistema.semead.com.br/9semead/resultado_semead/trabalhosPDF/45.pdf>. Acesso em 01 jul.2019.

SAVOIA, José Roberto Ferreira; SAITO, André Taue; SANTANA Flavia de Angelis. Paradigmas da educação financeira no Brasil. Revista de Administração pública, Rio de Janeiro, vol. 41, n. 6, p.1122, 2007. Disponível em < http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6620>. Acesso em 1. abril.2019.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

TRUMP, Donald J.; KIYOSAKI, Roberto T. Nós queremos que você fique rico: dois bilionários, uma só mensagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

ZRUEL, Bem. Eu vou te ensinar a ser rico: três passos simples para quitar as dívidas em doze meses e construir a sua liberdade financeira. São Paulo: Gente, 2016.

Downloads

Publicado

2021-02-10

Edição

Seção

Artigos