A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE UM SUPERMERCADO: UM ESTUDO DE CASO DE UM SUPERMERCADO NO MUNICÍPIO DE NOVA HARTZ/RS
Resumo
O presente artigo refere-se à análise da satisfação dos clientes de um supermercado localizado no município de Nova Hartz/RS. A pesquisa teve como objetivos identificar quais fatores podem ou não influenciar a satisfação dos clientes; perceber como é o comportamento do consumidor com relação ao mercado; verificar os motivos pelos quais os clientes mudam de um supermercado para outro; identificar os motivos que levam os clientes a escolher o supermercado para fazer suas compras; e avaliar possíveis melhorias que possam ser implementadas a partir da percepção dos clientes. A análise caracteriza-se por um estudo de caso, exploratório e quantitativo. O questionário foi respondido por 297 clientes no período de 15 a 30 de junho de 2018. Com base nos resultados analisados e apresentados, pode-se concluir que os clientes do supermercado sentem-se satisfeitos com os serviços, no entanto, alguns fatores podem ser melhorados para reter, recuperar, fidelizar e conquistar novos clientes.Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SUPERMERCADOS – ABRAS. Disponível em: <http://www.abrasnet.com.br/economia-e-pesquisa/ranking-abras/os-numerosdosetor/>. Acesso em: 12 abr. 2018.
CHURCHILL, Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000.
COSTA, Marco Antonio F. da; COSTA, Maria de Fátima Barrozo da. Projeto de pesquisa: entenda e faça. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA-FEE. 2016. Disponível em: < https://www.fee.rs.gov.br/perfilsocioeconomico/municipios/detalhe/?municipio=Nova +Hartz>. Acesso em: 14 de junho 2018.
GIGLIO, Ernesto Michelangelo. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
______. O comportamento do consumidor. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
GORDON, Ian. Marketing de Relacionamento: estratégias, técnicas e tecnologias para conquistar clientes e mantê-los para sempre. Tradução: Mauro Pinheiro. São Paulo. Futura, 1998.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo 2010. População de Nova Hartz é de 18.346 pessoas. Disponível em:
<https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/nova hartz/panorama>. Acesso em: 1º mai.
JUNG, Carlos Fernando. Metodologia para pesquisa e desenvolvimento. Aplicada a novas tecnologias, produtos e processos. Rio de janeiro: Axcel Books do Brasil, 2004.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
KOTLER, Philip KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
______. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 2 reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.
LEVY, Michael; WEITZ, Barton A. Retailing management. 2. Ed. Chicago: Irwin, 1995.
LIMA, Agnaldo. Como conquistar, fidelizar e recuperar clientes: gestão do relacionamento. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
______. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARQUES, Marco Roberto. Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
PAIXÃO, Márcia Valéria. A influência do consumidor nas decisões de marketing. Curitiba: InterSaberes, 2012.
PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. 1. ed., 8. reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.
PINHEIRO, Roberto Meirelles et al. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: FGV, 2011.
POPULAÇÃO brasileira passa de 207,7 milhões em 2017. 2017. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/cidadania-ejustica/2017/08/populacao-brasileira-passa-de207-7-milhoes-em-2017>. Acesso em: 30 abr. 2018.
TEIXEIRA, Ricardo Franco et al. Gestão e planejamento de marketing. Rio de Janeiro: FGV, 2012.
WALBERTO, Fernandes. Excelência no atendimento ao cliente. 2016. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=uERkDAAAQBAj>. Acesso em: 20 abr. 2018.
YASUDA, Aurora. Pesquisa de marketing: guia para a prática de pesquisa de mercado. São Paulo: Cengage Learning, 2012.