O GRAU DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO DE VESTUÁRIO

Autores

  • Anderson Rodrigo Petry
  • Dorneles Sita Fagundes

Resumo

O presente estudo tem como tema a satisfação dos clientes, um assunto muito importante na atualidade, visto que as organizações estão inseridas em um cenário de frequentes mudanças, dependem de seus clientes para sobreviverem e precisam a todo momento buscar estratégias. O estudo visa subsidiar situações futuras e ampliar o conhecimento acerca do assunto, dessa maneira, tem como objetivo geral conhecer o nível de satisfação dos clientes de uma empresa do vestuário nos municípios de Igrejinha/RS e Gramado/RS. Esta pesquisa, quanto ao método de abordagem, foi dedutiva, quanto ao procedimento monográfico e aos objetivos, exploratória, quanto aos procedimentos técnicos, correspondeu a um estudo de caso múltiplo, bibliográfico e quantitativo. Para a obtenção dos dados, foi aplicado um questionário com perguntas de múltipla escolha, composto por dez questões. A amostra foi não probabilística por acessibilidade, e atingiu o total de 100 pessoas, sendo essas clientes das unidades de Igrejinha/RS e Gramado/RS, escolhidas de forma aleatória. Concluiu-se que atender às necessidades e expectativas dos clientes é essencial para a sobrevivência das organizações, que devem traçar planos para retê-los. Um bom atendimento e a qualidade do produto/serviço contribuem para a satisfação dos clientes. As empresas devem realizar frequentes pesquisas de satisfação com os clientes, para obterem dados que possibilitem sua mensuração, trabalhar os pontos fracos e valorizar os pontos fortes.

Referências

BERKOWITZ, Eric. KERIN, Roger. HARTLEY, Steven. RUDELIUS, William. Marketing. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003.

BLACKWELL, Roger. MINIARD, Paul. ENGEL, James. Comportamento do consumidor. 9. ed. São Paulo: Cencage Learning, 2005.

FUTRELL, Charles. Vendas: Fundamentos e novas práticas de gestão. São Paulo: Saraiva, 2003.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

______. Estudo de caso. São Paulo: Atlas, 2009.

KOTLER, Phillip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

KOTLER, Phillip; KOTLER, Milton. Marketing de Crescimento: estratégias para conquistar mercados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

LAS CASAS, Alexandre. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2006

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

______. Metodologia do trabalho Científico. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SCHMITT, Bernd. Gestão da experiência do cliente: Uma revolução no relacionamento com os consumidores. Porto Alegre: Bookman, 2004.

Downloads

Publicado

2019-09-18

Edição

Seção

Artigos