QUALIDADE NO ATENDIMENTO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA FIDELIZAR O CLIENTE – ESTUDO DE CASO DA BONERA AUTO PEÇAS LTDA

Autores

  • Alex da Silva Bandeira
  • Luiz Fernando Costa Neves

Resumo

O presente artigo aborda um estudo de caso de qualidade no atendimento aplicado ao setor de autopeças tendo como objetivo principal analisar o nível de satisfação dos clientes em relação à qualidade no atendimento prestado pela Bonera Auto Peças Ltda. Com relação à metodologia adotada, a mesma foi exploratória, quantitativa e não probabilística, envolvendo um total de vinte e cinco participantes, sendo todos mecânicos. O instrumento de coleta de dados foi um questionário fechado de escala Likert. Dessa forma, conclui-se que o atendimento de qualidade é um diferencial competitivo para fidelizar o cliente. Constatou-se que o nível de satisfação dos clientes é positivo, entretanto algumas questões relacionadas ao atendimento necessitam de melhorias.

Referências

ALVES, Elizeu Barroso; BARBOZA, Mariana Monfort; ROLON, Vanessa Estela Kotovicz. Marketing de relacionamento: como construir e manter relacionamentos lucrativos? Curitiba: InterSaberes, 2014.

ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 10º ed. São Paulo: Atlas, 2010.

AUN, Michael A. É o cliente que importa: 34 dicas para garantir a satisfação dos clientes e o sucesso dos negócios. Rio de Janeiro: Sextante, 2012.

BARRETO, Iná Futino; CRESCITELLI, Edson. Marketing de relacionamento: Como implantar e avaliar resultados. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

BERG, Ernesto Artur. Manual de atendimento ao cliente: Tudo o que você precisa saber para conquistar e manter clientes. Curitiba: Juruá, 2013.

CORRÊA, Henrique L.; CAON, Mauro Gestão de serviços: Lucratividade por Meio de Operação e de Satisfação dos Clientes. São Paulo: Atlas, 2002.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3º ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores http://www3.fenabrave.org.br:8082/plus/modulos/listas/index.php?tac=indices-e-numeros&idtipo=1&layout=indices-e-numeros Acesso em 19/04/2017.

GIL, Antônio Carlos. Técnicas de pesquisa em economia e elaboração de monografias. 4º ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOZZI, Marcelo Pupim. Gestão de Qualidade em Bens e Serviços: GQBS. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7º ed. São Paulo: Atlas, 2009.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Excelência em Atendimento ao Cliente: Atendimento e Serviço ao Cliente como Fator Estratégico e Diferencial Competitivo. São Paulo: M. Books, 2012.

LIMA, Agnaldo. Como Conquistar, Fidelizar e Recuperar Clientes: Gestão do Relacionamento. 2º ed. São Paulo: Atlas, 2013.

MELLO, Carlos Henrique Pereira. Gestão da Qualidade. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011.

NETO, Miranda. Pesquisa para o planejamento – métodos e técnicas: roteiro para elaboração de projetos. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

SANTOS, Adriane Schimainski. Marketing de relacionamento. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Edição

Seção

Artigos