Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Universo Psi?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. Reserva-se ao Editor o direito de fazer revisão dos aspectos linguísticos, da tradução e das normas técnicas dos artigos. Se essas alterações forem feitas antes da publicação, o(s) autor(es) receberá(ão) uma prova para revisão, que, devidamente validada, deverá retornar dentro do prazo estabelecido pela equipe editorial. Se as indicações não forem encaminhadas dentro do prazo indicado, os artigos serão publicados conforme o texto encaminhado ao(s) autor(es);

2. NÃO serão cobradas dos autores, taxas de qualquer natureza, para submissão ou publicação de artigos.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
  3. O texto está ser elaborado em formato Microsoft Word ou compatível, com extensão mínima de 15 (quinze) páginas e máxima de 25 (vinte e cinco), já incluindo as Referências.
  4. A matéria dos originais deverá conter, na seguinte ordem:

    • Título no idioma do artigo e em inglês. Caso o artigo for redigido em inglês deve apresentar também o título em português;
    • Resumo em um único parágrafo, com até 250 palavras, acompanhado de três a cinco palavras-chave;
      Abstract em inglês, acompanhado de três a cinco Keywords correspondentes ao resumo em português. Caso o artigo seja redigido em inglês deve apresentar também o resumo em português acompanhado das palavras-chave correspondentes;
    • Texto completo do artigo formatado em Times New Roman, 12 pt, espaçamento 1,5, e margens superior, inferior, direita e esquerda de 2,5 cm;
    • Figuras, tabelas e quadros: imagens fotográficas, figuras ou gráficos deverão ser encaminhados em formato original (.jpeg, .png, .tiff) e em arquivos separados (não inseridos no interior do próprio texto), com resolução mínima de 300 dpi. Tabelas e quadros devem também ser enviados em formato original (Word ou Excel) e em arquivos separados (não inseridos no interior do próprio texto). No arquivo referente ao texto, deverá ser indicado através da inserção das legendas (no idioma do artigo e também em inglês), o local aproximado onde devem ser inseridas as figuras, gráficos, tabelas e/ou quadros.
  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  6. Notas de rodapé devem ser evitadas. Contudo, quando forem indispensáveis, devem ser inseridas em fonte Times New Roman, tam 10, com espaçamento simples entre as linhas.
  7. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  8. Os originais deverão conter título do artigo (com estilo da fonte normal ou regular e com letras maiúsculas e minúsculas), nome(s) do(s) autor(es) e, em nota de rodapé, titulação, afiliação institucional e o nome da instituição, endereço(s) eletrônico(s), além de informações sobre o apoio do projeto (opcional).

    As ilustrações (gráficos, diagramas, desenhos, fotografias, mapas, esquemas, fluxogramas, organogramas, plantas, figuras), em alta resolução, deverão ser enviadas em arquivo específico e separado, e não apenas inseridas no corpo do trabalho.

    Reserva-se ao Editor o direito de fazer a revisão dos aspectos linguísticos, da tradução e das normas técnicas dos artigos.

    O texto deverá seguir as normas vigentes da American Psychological Association (APA) 6ª ed. publicada em Português como American Psychological Association (2012). Manual de publicação da APA (6ª ed.). Porto Alegre: Penso.

    Deverão ser realizados no site https://seer.faccat.br/index.php/psi o cadastramento do autor e a submissão de artigos.

    Artigos publicados implicarão automática cessão de direitos autorais à Revista Universo Psi.

    Artigos que seguem as normas da APA não utilizam a inserção de Bibliografia onde são citados trabalhos de base ou leitura complementar. A APA também deverá orientar as diferentes possibilidades de citações eventualmente utilizadas no artigo submetido à Revista Universo Psi.

    Para a seção de Referências continue na mesma página com um espaço em branco. Utilize espaço duplo e não deixe espaços entre as citações. As referências devem ser citadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor. Cada uma das referências deve aparecer como um novo parágrafo. Nomes de autores não devem ser substituídos por travessões, devem ser indicados na primeira referência e nas referências subsequentes, ordenados por ano de publicação. Não deixe espaços da margem esquerda na primeira linha.

    Alguns exemplos a seguir:
    1. Livros
    Anton, I. L. C. (1998) A escolha do cônjuge: Um entendimento sistêmico e psicodinâmico. Porto Alegre: Artmed.

    Boscolo, L., Cecchin, G., Hoffman, L., & Penn, P. (1993). A terapia sistêmica de Milão. Porto Alegre: Artes Médicas.

    Nichols, M., & Schwartz, R. C. (2007). Terapia familiar: Conceitos e métodos (7ª ed.). Porto Alegre: ArtMed

    2. Capítulo de livro
    Pergher, G.K, & Melo, W.V. (2014). Terapia de Aceitação e Compromisso. In Melo, W.V (Org), Estratégias psicoterápicas e a terceira onda em terapia cognitiva (344-367). Novo Hamburgo: Sinopsys.

    Levin, H. (2008). Uma cabeça e muitos chapéus. In S. Minuchin, W. Lee, & G. M.Simon, Dominando a terapia familiar (2ª ed., pp. 153-168). Porto Alegre: Artmed.


    3. Teses ou dissertações

    Halpern, S. C. (1994). Children with disabilities: A study of family needs in Brazil. Dissertação de mestrado não publicado. Mestrado em Educação Especial. Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill, N. C. USA.

    Gomes, C.M. (2005). Efeitos da Manipulação Neonatal sobre a Concentração Plasmática de Hormônios da Reprodução e a Densidade de Receptores para Angiotensina II no Sistema Nervoso Central de Ratas Adultas. Doutorado em Ciências Biológicas(Neurociências). Universidade do Estado do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

    4. Artigo de revista científica
    Colossi, P. M., Marasca, A. R., & Falcke, D. (2015). De Geração em Geração: A Violência Conjugal e as Experiências na Família de Origem. Psico, 46(4), 493-502.

    Jacoby, A.R. & Monteiro, J.K. (2016). Assédio moral em estudantes trabalhadores e sua relação com o bem-estar no trabalho. Interação Psicol., 20(3), 319-329.

    Jung, S.I., Serralta, F.B. , Nunes, M.L.T., & Eizirik, C.L. (2014). Momentos distintos no abandono da psicoterapia psicanalítica. J Bras Psiquiatr., 63(2):133-41.

    Schakarowski, F. B., Padoin, A. V., Mottin, C. C., Castro, E. K. (2018). Percepção de risco da cirurgia bariátrica em pacientes com diferentes comorbidades associadas à obesidade. Temas em Psicologia. 26, 339-346.

    Veit, C.M. & Castro, E.K. (2013). Coping Religioso/Espiritual Positivo em Mulheres com Câncer de Mama: Um Estudo Qualitativo. Psico, 44(3): 331-341.

    5. Artigo de revista científica com mais de seis autores
    Gomes, C.M., Capellari, C., Pereira, D.S.G., Volkart, P.R., Moraes, AP., Jardim, V & Bertuol, M. et al (2016). Estresse e risco cardiovascular: intervenção multiprofissional de educação em saúde. Rev. Bras. Enferm., 69(2),351-359.

    Depois do nome e da inicial do sexto autor, use "et al." para indicar os autores restantes do artigo.

    No texto, cada vez que a obra for citada use a seguinte chamada de citação entre parêntesis para seis ou mais autores (incluindo o primeiro): (Gomes et al., 2016).

    6. Trabalho apresentado em congresso com resumo publicado em anais

    Eschiletti, L. P. (2001, novembro). Família e escola conectadas nos sistemas [Resumo]. In Resumos de comunicações científicas, XIII Congresso Internacional de Terapia Familiar, IFTA (p. 69). Porto Alegre, RS, AGATEF.  

    7. Trabalho apresentado em Congresso, mas não publicado

    Haidt, J., Dias, M. G., & Koller, S. (1991, fevereiro). Disgust, disrespect and culture: Moral judgment of victimless violation in the USA and Brazil. Trabalho apresentado no Annual Meeting of the Society for Cross-Cultural Research, Isla Verde, Puerto Rico.

    8. Obra antiga e reeditada em data muito posterior

    Bronfenbrenner, U. (1996). A ecologia do desenvolvimento humano: Experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas (Original publicado em 1979).

    Freud, S. (1974a). Além do princípio do prazer. In J. Strachey. Edição Standard das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud (Vol. 18, pp. 17-71). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1920).

    9. Autoria institucional

    American Psychological Association (2006). Manual de estilo da APA: regras básicas. (Reimpressão 2008). Porto Alegre: Artmed.

    10. Artigos consultados em indexadores eletrônicos (elementos das referências on-line)


    Correa, J., & MacLean, M. (1999). Era uma vez... um vilão chamado Matemática: Um estudo intercultural da dificuldade atribuída à Matemática. Psicologia: Reflexão e Crítica, 12, 173-194. Retirado em 02/10/2000, do SciELO (Scientific Eletronic Library Online): http://www.scielo.br/prc

    11. Resumo On-line

    Parente, M. A. M. P., Capuano, A., & Nespoulous (1999). Ativação de modelos mentais no recontar de histórias de idosos. Psicologia: Reflexão e Crítica, 12, 157-172. Retirado em 22/07/2000, do Index-Psi Periódicos: http://www.psicologia-online.org.br/psiindex.html

    12. Comunicação pessoal

    Pode ser carta, mensagem eletrônica, conversa telefônica ou pessoal. Cite apenas no texto, dando as iniciais e o sobrenome do emissor e a data completa. Não inclua nas referências.

 

Declaração de Direito Autoral

Concedo a Revista Universo Psi o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).

Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.

Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Universo Psi acima explicitadas.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.