ALOCAÇÃO DE GASTOS NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL: A VARIÂNCIA ENTRE OS RECURSOS APLICADOS E O DESEMPENHO DOS ALUNOS NO MUNICÍPIO DE PAROBÉ/RS

Autores

  • Rosangela Frelich Klein
  • Sandra Regina Toledo dos Santos

Resumo

Este artigo tem como tema a avaliação dos recursos despendidos para a educação municipal de Parobé/RS com os resultados alcançados nas avaliações de desempenho de alunos, medidos por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, durante o período de 2017 a 2019. O objetivo central deste estudo é a análise do comparativo entre os recursos alocados na educação versus avaliações de ensino do SAEB a fim de compreender se um aumento no recurso dispendido poderia refletir em resultados mais efetivos no desempenho dos alunos nas avaliações do SAEB. Quanto à metodologia utilizada, consistiu em um estudo de caso, no qual conta com um enfoque descritivo e documental, demonstra o tema de forma qualitativa e quantitativa, sendo que a fonte dos dados compilados é sobre a base do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS). Os resultados da compilação dos dados evidenciaram que o percentual da aplicação dos recursos liquidados no sistema de educação municipal na cidade aumentou, porém com base nos índices do portal do INEP o número de alunos matriculados reduziu, enquanto as avaliações do SAEB foram mais elevadas, mas não na proporção esperada nesse eixo. Desta forma pode-se concluir que não foi possível encontrar uma melhora significativa de desempenho dos alunos, comparado com o aumento dos recursos despendidos, o qual foi superior ao aumento da pontuação nas avaliações no mesmo período analisado.

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Publicado

2022-04-25

Edição

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Artigos