Importação: A burocracia nos portos brasileiros

Autores

  • Micheli Jovana Wagner Rechenmacher
  • Henrique Assis Dörr

Resumo

A globalização atinge todas as empresas, e com isso surge nelas a necessidade de inovar os seus produtos; uma forma de fazer essas inovações é importando matéria-prima. Mediante o exposto, o presente trabalho tem por objetivo, através de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com delineamento bibliográfico, demonstrar os processos básicos da importação, analisando as burocracias que existem nos portos brasileiros e avaliando quais consequências trazem para as empresas importadoras. Os resultados obtidos através de pesquisa bibliográfica e explicações de profissionais da área de importação mostram que existe uma série de burocracias dentro dos portos brasileiros, como a quantidade de taxas, a demora da fiscalização e liberação do produto, a falta de organização e comunicação dos órgãos. Esses fatores causam problemas para as empresas importadoras, como perda de clientes, aumento do custo final planejado e atrasos internos, o que para alguns importadores pode tornar inviável a compra de produtos do exterior pelos prejuízos que podem acarretar.

Referências

BERTÃO, Naiara. Empresas têm prejuízo com ‘Maré Vermelha’ da Receita. 2012. Disponível em:

com-mare-vermelha-da-receita>. Acesso em: 4 maio 2014.

BIZELLI, João dos Santos. Importação: sistemática administrativa e fiscal. São Paulo: Aduaneiras, 2011.

BRITO, Roberta et al. As burocracias inerentes ao processo de importação: o caso CMD Global Services. 2012. Disponível em: <http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao1/article/view/200>. Acesso em: 30 jul. 2014.

GASKELL, G. Entrevistas individuais e grupais. In: Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

LUDOVICO, Nelson. Logística Internacional: um enfoque em comércio exterior. Edição revisada e atualizada. São Paulo: Saraiva, 2007.

MARIN, Denise Chrispin. Burocracia trava comércio exterior. 2013. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2014.

OLIVEIRA, Sílvio Luiz de. Tratado de Metodologia Científica: Projetos de Pesquisas, TGI, TCC, Monografias, Dissertações e Teses. São Paulo: Pioneira Thomson

Learning, 2002.

QUEIROZ, Cid Heraclito de. A Burocracia. Rio de Janeiro: Ascom/PV-CNC, 2014.

RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. São Paulo: Atlas, 2003.

ROCHA, Paulo César Alves. Logística e Aduana. 2. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2003.

RODRIGUES, P.R.A. Introdução ao Sistema de Transportes Brasil e a Logística Internacional. São Paulo: Aduaneiras, 2004.

SILVA, Marco Antonio da. Estratégias para atuação em comércio exterior. São Paulo: Senac, 2013.

VASCONCELLOS, Marco A. S.; LIMA, Miguel; SILBER, Simão. Gestão de Negócios Internacionais. São Paulo: Saraiva, 2006

Downloads

Publicado

2015-04-10

Edição

Seção

Artigos