O comportamento do consumidor em uma loja de flores e presentes na cidade de Nova Hartz/RS

Autores

  • Marlon Gustavo Reinheimer
  • Dorneles Sita Fagundes

Resumo

A forte competitividade entre as empresas de varejo de presentes e a obrigação de se manterem competitivas e vivas num mercado cada vez mais ocupado por empresas desse segmento exigem a necessidade de buscar por elementos que possam fazer a diferença frente aos concorrentes. Nesse sentido, o estudo do comportamento do consumidor é essencial para promover as vendas, manter e conquistar os novos clientes. Assim, este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a empresa Rose Flores Ltda., da cidade de Nova Hartz/RS, do varejo de flores e artigos de presentes, a fim de revelar informações acerca do comportamento do consumidor e dos fatores mercadológicos que influenciam na decisão de compra na loja. Para isso, utiliza a metodologia do estudo de caso, amparada por uma pesquisa bibliográfica, a partir dos autores Churchill Jr. e Petter (2000), Solomon (2002), Kotler e Keller (2006), Schiffmann (1997), Mowen e Minor (2003) entre outros, e a aplicação de um questionário com perguntas fechadas de múltipla escolha a um número de clientes estabelecido como amostra. Com isso, conclui-se que a loja tem conhecimento do cliente que a frequenta e o atende de forma muito satisfatória. Entretanto, por meio da pesquisa, foram levantados pontos que podem ser trabalhados e melhorados para otimização dos resultados da empresa.

Referências

BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul W.; ENGEL, James F. Comportamento do consumidor. 9. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

CHURCHILL JR, Gilbert; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.

ETZEL, Michael J; WALKER, Bruce J.; STANTON, William J. Marketing. 11. ed. São Paulo: Makron Books, 2001.

FERRACCIÙ, João de Simoni Soderini. Promoção de vendas. 5. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MOWEN, John C.; MINOR, Michael S. Comportamento do consumidor. 1. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2009.

SHIFFMANN, Leon G.; KANUK, Leslie L. Comportamento do consumidor. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall, 1997.

SHIMP, Terence A. Propaganda e promoção: aspectos complementares da comunicação integrada de marketing. Porto Alegre: Bookman, 2002.

SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

Downloads

Publicado

2016-08-29

Edição

Seção

Artigos