iCom https://seer.faccat.br/index.php/ricom <p>A iCom+D é um periódico Qualis B3 em formato eletrônico dos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Design da Faccat, que tem como objetivo divulgar artigos, resenhas, entrevistas, depoimentos, tanto do mercado como do meio acadêmico-científico das áreas da Comunicação e do Design em eixos multi e interdisciplinar. Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida a sua apresentação em outro periódico até o parecer dos Editores Científico e Administrativo, assim como, uma vez o trabalho aceito, o mesmo não poderá ser submetido para outro periódico, salvo com autorização dos editores. Porém, o escopo da revista contempla a publicação de artigos científicos já publicados em Congressos, Simpósios e Encontros Nacionais e Internacionais.<br />O propósito central da iCom+D é promover a reflexão sobre o papel da comunicação e do Design na sociedade como um todo. A revista busca uma orientação pluralista e seu objetivo é publicar contribuições inovadoras que proporcione aos leitores um espaço de reflexão de trabalhos inéditos, de caráter acadêmico e de mercado.<br />A publicação eletrônica está recebendo artigos para a elaboração do seu próximo volume 4. A temática da revista é “Comunicação e Design: transversalidades possíveis”.<br />Contamos com o seu apoio na divulgação e submissão de trabalhos acadêmicos para a revista.</p> pt-BR aparada@faccat.br (Prof. Dr. Augusto Rodrigues Parada) nsa@faccat.br (Vagner Petzhold) sex, 08 dez 2023 15:26:52 -0300 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 JEANS E UPCYCLING: A RESSIGNIFICAÇÃO DO JEANS NO DESFILE ROCK’N OUSE 2023 https://seer.faccat.br/index.php/ricom/article/view/3265 <p>O artigo aborda a ressignificação do jeans utilizando a técnica de upcycling, pelos alunos do Curso de Design das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), na disciplina de Atelier de Design de Moda para o desfile Rock’n Ouse 2023. O aumento da produção e confecção de peças do vestuário a cada ano, tem gerado uma preocupação em relação a geração de toneladas de resíduos têxteis que a indústria da moda é responsável. A pesquisa destaca a origem do jeans e como o upcycling é uma alternativa sustentável no combate aos meios de produção tradicionais gerando impactos positivos não só para o meio ambiente, mas em relação a criação de peças com um design único.</p> Giovanni Modica e Freitas Cabral, Natália Ramona Forte Copyright (c) 2023 iCom https://seer.faccat.br/index.php/ricom/article/view/3265 sex, 08 dez 2023 00:00:00 -0300 UM ENSAIO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE MARCA PESSOAL PARA DIGITAL INFLUENCERS https://seer.faccat.br/index.php/ricom/article/view/3266 <p>Este artigo tem o objetivo de entender o cenário da influência digital no Brasil e como os influenciadores podem usar técnicas de comunicação a seu favor. Para isso, explora as possibilidades de uso do planejamento estratégico e o personal branding como estratégias de trabalho para gerenciar as marcas pessoais dos influencers. O trabalho realizado pelos influenciadores se dá em torno de sua própria imagem e reputação. Por esse motivo eles se tornaram marcas que apresentam valor e reconhecimento de mercado e estão, também, sujeitos a crises. Assim, a carreira desses profissionais deve ser desenvolvida de maneira estratégica, de forma que a marca pessoal desenvolvida por eles seja convergente com aquilo que realmente acreditam e não seja favorável a problemas de reputação. Além disso, o bom gerenciamento das marcas pessoais dos influencers é um caminho para que eles sejam bem posicionados no mercado e alcancem oportunidades promissoras. Para isso, é importante que eles tenham boas estratégias de comunicação, como o personal branding, que tem como objetivo gerenciar essa marca pessoal. Através dele, é possível consolidar um posicionamento coerente e desenvolver um relacionamento seguro entre o influenciador e suas comunidades, marcas e contratantes.</p> Sheila Vitória de Matos, Carolina Terra Copyright (c) 2023 iCom https://seer.faccat.br/index.php/ricom/article/view/3266 sex, 08 dez 2023 00:00:00 -0300 DESIGN ESTRATÉGICO NA PRÁTICA: MAPEAMENTO DE OPORTUNIDADES E COCRIAÇÃO DE SOLUÇÕES PARA O MERCADO DA SAÚDE https://seer.faccat.br/index.php/ricom/article/view/3267 <p>Este artigo apresenta um relato sobre a aplicação do design estratégico em uma pesquisa de mercado realizada para o SEBRAE sobre o segmento de saúde popular. Ao longo do estudo, há um detalhamento e uma discussão sobre a metodologia, bem como das ferramentas utilizadas para entendimento do mercado e cocriação de soluções junto aos usuários. O objetivo do artigo, é trazer uma reflexão do uso de abordagens de design estratégico em projetos de pesquisa de mercado e desenvolvimento de produtos e serviços. Com o estudo, foi possível perceber que atividades de pesquisa e de criação de soluções baseadas no design estratégico podem vir a contribuir de forma significativa nos diferentes setores de negócio, sejam aqueles que atuam diretamente com o consumidor final ou aqueles voltados ao atendimento de outras empresas, como é o caso da instituição citada neste estudo.</p> Nicole Simonato, Maíra Nicoletti Copyright (c) 2023 iCom https://seer.faccat.br/index.php/ricom/article/view/3267 sex, 08 dez 2023 00:00:00 -0300 O BRANDED CONTENT COMO ESTRATÉGIA DE POSICIONAMENTO: ESTUDO DE CASO DA MARCA HERING https://seer.faccat.br/index.php/ricom/article/view/3268 <p>O branded content destaca-se no mercado publicitário por envolver e engajar os consumidores de forma significativa, oferecendo conteúdos e experiências relevantes através de narrativas autênticas sobre o universo das marcas, criando uma conexão genuína com o público. O presente artigo tem o objetivo de compreender como a marca Hering se posiciona junto ao público jovem por meio de estratégias de branded content. A metodologia utilizada nesta pesquisa contou com uma investigação de caráter exploratório, do tipo qualitativa. Os métodos de investigação incluíram a pesquisa bibliográfica sobre branding, bem como, uma pesquisa documental a respeito do comportamento da geração millenials e sobre estratégias da Hering. O estudo de caso sobre a Hering contou com a análise de conteúdo de duas estratégias de branded content realizadas pela marca. Os resultados apontam que as estratégias de branded content são coerentes com o universo da marca, ancoradas no posicionamento e identidade e alinhadas a diferentes temáticas de interesse dos jovens da geração Y.</p> Berta Taciana Brusius Wilbert, Taís Vieira Pereira Copyright (c) 2023 iCom https://seer.faccat.br/index.php/ricom/article/view/3268 sex, 08 dez 2023 00:00:00 -0300 RACISMO ALGORÍTMICO E SEU IMPACTO EM INFLUENCIADORES DIGITAIS NEGROS NO INSTAGRAM, TWITTER E TIKTOK https://seer.faccat.br/index.php/ricom/article/view/3269 <p>O racismo algorítmico é caracterizado pelo comportamento dos algoritmos de forma racista com indivíduos não brancos através de diversos segmentos tecnológicos. A presente monografia consiste em uma pesquisa sobre o racismo algorítmico e seu impacto nos influenciadores digitais negros no Instagram, Twitter e TikTok, buscando identificar se eles reconhecem a ação dos algoritmos atuando de forma racista dentro de seus conteúdos. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas (GIL, 2008) com três influenciadores representando cada plataforma. A partir da metodologia de Análise de Conteúdo, de acordo com as definições de Bardin (2016), foi possível identificar cinco categorias relevantes em relação à pesquisa: 1) “Percepção sobre o racismo algorítmico nas plataformas”, 2) “Situações que já vivenciaram ou identificaram”, 3) “Neutralidade dos algoritmos”, 4) “Disparidade entre influenciadores negros e influenciadores brancos” e 5) “Medidas que acreditam serem importantes para o combate”. A análise tem como quadro teórico o racismo estrutural, racismo algorítmico, além de conceituações e reflexões sobre os algoritmos. Como resultado da pesquisa, é possível afirmar que os influenciadores entrevistados percebem a ação dos algoritmos de forma racista nos seus conteúdos. Além também de observarem que esse comportamento dos algoritmos não ocorre com indivíduos brancos de forma negativa e que também eles devem ter cuidado com o posicionamento deles nas plataformas para não serem boicotados por alguma ação algorítmica.</p> Taiwô Prudêncio Araújo, Eduardo Zilles Borba Copyright (c) 2023 iCom https://seer.faccat.br/index.php/ricom/article/view/3269 sex, 08 dez 2023 00:00:00 -0300 BIG BROTHER BRASIL COMO VITRINE PARA EXPOSIÇÃO DE MARCAS: UM ESTUDO DE CASO DE BIANCA ANDRADE E SUA MARCA BOCA ROSA BEAUTY https://seer.faccat.br/index.php/ricom/article/view/3270 <p>O Big Brother Brasil teve uma grande repercussão na edição de 2020, que ficou conhecida como uma edição histórica. Dentre os participantes do programa, estava a influenciadora digital Bianca Andrade e utilizou o reality como uma vitrine para expor sua marca de maquiagens Boca Rosa Beauty. Neste artigo, o objetivo geral busca compreender de que forma Bianca Andrade aproveitou da visibilidade midiática proporcionada pelo reality para criar situações de comunicação da marca Boca Rosa Beauty, no Instagram, durante o programa. Para isso, considerou-se como objetivos específicos: a) identificar a presença da marca em diferentes situações dentro do reality show BBB 20; b) mapear e analisar as estratégias realizadas por Bianca em sua comunicação pessoal e da marca; e c) verificar como os perfis de Instagram da participante e da marca foram utilizados para estender essas ações de comunicação. Tendo em vista o problema do trabalho, utiliza-se uma metodologia exploratória e descritiva de caráter qualitativo (GIL, 2002); enquanto para a etapa empírica propôs-se uma análise de conteúdo (BARDIN, 2016) que possibilitasse a identificação de estratégias de comunicação e categorização das mesmas. Por fim, identificou-se que a influenciadora conseguiu aproveitar a visibilidade midiática conquistada com a participação no BBB 20 por meio de estratégias de comunicação que visavam publicizar a marca Boca Rosa Beauty e reposicionar sua imagem pessoal de influenciadora digital à empresária.</p> Alissa Sosa Boelter, Eduardo Zilles Borba Copyright (c) 2023 iCom https://seer.faccat.br/index.php/ricom/article/view/3270 sex, 08 dez 2023 00:00:00 -0300 O SERIOUS GAME COMO INSTRUMENTO EXPERENCIAL DO DESIGN EDUCACIONAL https://seer.faccat.br/index.php/ricom/article/view/3271 <p>A apropriação de elementos de jogos para desenvolvimento de conteúdos educacionais é promissora. A utilização de games educacionais como método pedagógico e instrumento de aprendizagem é uma tendência nas escolas, universidades e centros de formação técnica, profissional e educacional em todo o mundo. Para Pinho (2018), a utilização de técnicas de gamificação nos processos educacionais enquanto metodologia pode contribuir para uma aprendizagem integradora e centrada no aluno. Contudo, para desenvolver novos formatos, experiências e narrativas instrucionais, antes de mais nada é necessário incorporar tecnologias e ferramentas de informação e comunicação que surgem todos os dias aos processos de comunicação, informação, ensino e aprendizagem, desenvolvendo e aprimorando metodologias para encontrar um caminho seguro de navegação nesse imenso oceano tecnológico. O objetivo deste artigo é apontar os serious game como ferramenta educacional promissora a partir de revisão teórica e discussão entre autores que estudam essa temática e apresentar exemplos práticos.</p> Eduardo Fernando Uliana Barboza Copyright (c) 2023 iCom https://seer.faccat.br/index.php/ricom/article/view/3271 sex, 08 dez 2023 00:00:00 -0300 INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E INFLUENCIADORES DIGITAIS: UMA PROPOSTA DE BOAS PRÁTICAS https://seer.faccat.br/index.php/ricom/article/view/3272 <p>O artigo objetivou compreender como as indústrias farmacêuticas se comunicam com o público leigo, tendo os influenciadores digitais como meio de disseminação de suas mensagens, haja vista que estão inseridas em um ambiente altamente restrito e regulado por entidades governamentais e setoriais. Para analisar tal processo foi feita uma pesquisa bibliográfica adicionada de exemplos reais e foram utilizados dados de relatórios de entidades governamentais e setoriais, tais como Anvisa, Organização Mundial da Saúde, Senado Federal e Interfarma, que demonstram como é estabelecida a relação entre essas empresas e os influenciadores digitais que atuam na área da saúde. Como resultado, iniciamos uma proposta de material de boas práticas, que requer aprofundamento em futuros projetos.</p> Roberta Bernardo de Souza, Carolina Frazon Terra Copyright (c) 2023 iCom https://seer.faccat.br/index.php/ricom/article/view/3272 sex, 08 dez 2023 00:00:00 -0300 COMUNIDADES ONLINE, APOIO SOCIAL E TRANSVERSALIDADE DE SABERES E PRÁTICAS DE SAÚDE https://seer.faccat.br/index.php/ricom/article/view/3273 <p>Cresce cada vez mais o contingente de indivíduos que acessam a internet em busca de informações sobre saúde, individual ou de terceiros. Através de mídias sociais, indivíduos compartilham opiniões e experiências livremente, podendo contribuir para cuidado médico e de saúde. Este artigo apresenta estudo conduzido no âmbito da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo-USP. A comunidade online selecionada reunia à ocasião (2018) cerca de 5.000 membros de todo o Brasil e foi escolhida por sua representatividade. Após a netnografia para observar a dinâmica de interação da comunidade selecionada, os participantes foram selecionados para enviar um convite para participar do estudo. Os membros foram selecionados com base em seu comportamento no grupo, levando em consideração dois critérios: (1) explicitação, em seu comentário ou publicação, da condição de mãe ou pai de uma criança nascida com fissura labiopalatina; e (2) inclusão, em seu comentário ou publicação, de informações, dúvidas ou reflexões relacionadas ao cuidado e tratamento de uma criança nascida com fissura labiopalatina. A etnografia realizada demostrou que a comunidade online em questão tem se mostrado um espaço ao qual os familiares de crianças com diagnóstico de fissura labiopalatina, principalmente as mães, recorrem não apenas aos momentos em que encontram algum problema ou dificuldade, mas também para busca de informações com outros parentes e indivíduos nascidos com fissuras. Conclui-se que o meio digital confere uma hierarquia particular aos grupos que nele atuam, também distinta do meio físico e baseada em critérios que, muitas vezes, não estão relacionados a símbolos tradicionais de autoridade ou status, como poder econômico ou padrões estéticos.</p> Silvana Schultze Copyright (c) 2023 iCom https://seer.faccat.br/index.php/ricom/article/view/3273 sex, 08 dez 2023 00:00:00 -0300 RESENHA https://seer.faccat.br/index.php/ricom/article/view/3274 <p>A pandemia do Covid-19 ocorrida a partir de março de 2020 gerou uma crise social e econômica sem precedentes em todo mundo. No Brasil, além das milhares de mortes causadas, a doença foi o estopim para o fechamento temporário de empresas, escolas, restaurantes, em uma tentativa de estancar a crise sanitária. Da noite para o dia, pessoas precisaram adaptar-se a uma rotina confinada, seja para o trabalho, a comunicação, ou o lazer. Muitas das atividades cotidianas se tornaram remotas – acessadas exclusivamente por meio da tecnologia e da internet.</p> Carolina Rispoli Leal Copyright (c) 2023 iCom https://seer.faccat.br/index.php/ricom/article/view/3274 sex, 08 dez 2023 00:00:00 -0300