HUMANIZAÇÃO DA MARCA COMO DIFERENCIAL DE COMUNICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO: ESTUDO DE CASO THE BODY SHOP

Autores

  • Stefânia Di Domenico Falcão
  • Marley de Almeida Tavares Rodrigues

Resumo

Este trabalho buscou entender a influência da humanização na comunicação para que uma marca consolide-se no mercado. Nesse sentido, buscou analisar uma marca de cosméticos humanizada, através de conteúdos na rede social e sua comunicação. Trata-se também da utilização de estratégias relacionadas ao inbound marketing e ao marketing de conteúdo nas postagens por meio de categorias de análises relacionadas à posts de marketing de conteúdo, interação dos seguidores e humanização na comunicação da marca. O método de pesquisa desenvolvido para este estudo foi o Estudo de Caso, baseado em Cooper e Schindler (2003). E, visando orientar o objetivo geral deste trabalho, optou-se por desenvolver uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, baseada em pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo.

Referências

ANTUNES, Jonathan. Marketing de conteúdo: estratégias para entregar o que seu público quer consumir. São Paulo: Casa do Código, 2017.

AAKER, David. On branding: 20 princípios que decidem o sucesso das marcas. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

COOPER, Donald R.; SCHINDLER Pamela S. Método de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2003.

COSTA, Moysés. Inbound Marketing. Porto Alegre: Ondaweb, 2010.

FERREIRA JUNIOR, Achiles Batista. RIEPING, Marielle. iTrends: uma análise de tendências e mercados. Curitiba: Intersaberes, 2014.

KOTLER, Philip. KELLER, Kevin L. Administração de marketing. São Paulo: Person Education do Brasil, 2012.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RESULTADOS DIGITAIS. Inbound Marketing: Tudo o que sua agência precisa saber. Resultados Digitais, 2015. Disponível em: <https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/2/1457039616inbound -intro-partners+(5).pdf>. Acesso em: 10 dez. 2018.

REZ, Rafael. Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI. São Paulo: DVS Editora, 2016.

RIBEIRO, Lucyara Franco. Marketing Sustentável. São Paulo: Pearson Education, 2016.

______. Marketing social e comportamento do consumidor. São Paulo: Pearson Education, 2015.

SOUZA, Milena Costa de. Sociologia de Consumo e indústria cultural. Curitiba: Intersaberes, 2017.

TORRES, C. Marketing na internet para pequenas empresas: dicas para posicionar o seu negócio e conquistar novos clientes na internet. Disponível em: <https://www.cairu.br/biblioteca/arquivos/Marketing/Marketing_Internet_TORRES.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2018.

TREVISAN, Gustavo Lunardelli, MONTEIRO, Silvana Drumond. O marketing de conteúdo, o inbound marketing e suas confluências à ciência da informação. Londrina/PR, 2017.

ZENONE, Luiz Claudio, DIAS, Reinaldo. Marketing sustentável: valor social, econômico e mercadológico. São Paulo, 2015.

Downloads

Publicado

2020-12-16