Comunicação Colaborativa, Relacionamento e Interdisciplinaridade: o caso Te Liga! Onde você quer chegar?

Autores

  • Déborah Beutler
  • Diego Perboni
  • Giovana Tizato
  • Maria Graziela da Silva
  • Mariana Pretto
  • Michaele Deves
  • Verônica da Silva
  • Marley Rodrigues

Resumo

Alunos da disciplina de Projetos Experimentais, do curso de Relações Públicas da Faccat, iniciaram suas atividades na disciplina de Projetos Experimentais com o desafio de trabalhar os temas comunicação colaborativa e relacionamento alinhados a interdisciplinaridade. Após um processo criativo em vários encontros, os acadêmicos optaram por trabalhar com algo direcionado a alunos do ensino médio de escolas do Vale do Paranhana, onde está inserida a Faccat. Assim, esse projeto buscou identificar como esses alunos obtinham informações pertinentes sobre as principais áreas do conhecimento, como Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Ciências Sociais, para se direcionarem academicamente e profissionalmente, após o término do Ensino Médio. Foi pensada uma forma de aproximação atrativa, que pudesse despertar a atenção desses alunos. Buscou-se, então, alguma ferramenta fundamentada no mundo virtual e nas interações geradas a partir dele e, também na comunicação colaborativa. Assim surgiu o projeto “Te Liga! Onde você quer chegar?” que consistiu em uma plataforma interativa on-line, para alunos do ensino médio, com um Quiz de perguntas que remetiam ao cotidiano desse aluno e, que ao final, de acordo com as respostas escolhidas, o resultado levaria até a sua área de conhecimento e os cursos oferecidos por cada uma, onde encontrariam informações pertinentes, possibilitando, assim, esses alunos se direcionarem academicamente e profissionalmente, após o término do Ensino Médio. Com esse projeto foi possível compartilhar conhecimentos e experiências para a construção de ideias inovadoras.

Referências

DEETZ, Stanley. A ascensão dos modelos de governança de stakeholders e o consequente redesenho da comunicação. In: KUNSCH, Margarida M. (Org.) A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2009.

_________. Comunicação Organizacional: fundamentos e desafios. In: MARCHIORI, Marlene. (Org.) Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2010.

FACCAT. Projeto Pedagógico Institucional. Taquara: Faccat, 2016.

FAZENDA, Ivani C. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.

GADOTTI, Moacir. Interdisciplinaridade: atitude e método. São Paulo: Instituto Paulo Freire. Disponível: . Acesso em: 18 nov. 2016.

GOLDMAN, Lucien. Dialética e cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

RODRIGUES, Marley de Almeida Tavares. Proposta de dimensões de relacionamento em Relações Públicas com Stakeholders Internos. 299 f. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: 2010

SIMÕES, Roberto Porto. Relações públicas: função política. São Paulo: Summus, 1995.

Downloads

Publicado

2018-10-31