Formação de professores para o uso de tecnologia assistiva no ambiente computacional

Autores

  • Mariza Gorette Seeger UNIVERSIDADE FRANCISCANA/ACADÊMICA
  • Eliane Aparecida Galvão dos Santos UNIVERSIDADE FRANCISCANA/DOCENTE
  • Fernanda Figueira Marquezan UNIVERSIDADE FRANCISCANA/DOCENTE

Resumo

O respectivo artigo traz uma reflexão acerca da formação para professores a partir do uso de Tecnologia Assistiva em ambiente computacional, bem como uma sugestão prática para esses, com o apoio de Software de autoria, chamado Hot Patatoes. A partir da introdução, o texto está estruturado da seguinte forma: primeiramente, aborda-se os aspectos metodológicos do estudo, passando ao referencial bibliográfico, que trata das Políticas Públicas Educacionais de Tecnologias Assistivas (TA) e Formação de Professores sob a perspectiva da Tecnologia Assistiva; Na sequência, propõe-se uma prática de ensino para o uso de TA em ambiente computacional a fim de contribuir à formação de professores para uma Educação Inclusiva. Com este estudo, espera-se que os professores conheçam e criem novas alternativas para o desenvolvimento de atividades inovadoras e interativas, ampliando, assim, suas habilidades em TA, incluindo-as como parte da prática docente, com vistas à melhoria no desenvolvimento do ensino-aprendizagem de alunos com deficiência. Ficou evidente, a partir do exposto, que se faz necessário uma formação docente que estimule e desenvolva práticas inovadoras para o contexto educacional, em especial, as que se utilizem de Tecnologias Assistivas para inclusão digital de todos.

Biografia do Autor

Mariza Gorette Seeger, UNIVERSIDADE FRANCISCANA/ACADÊMICA

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa/UFN, SM - RS; Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica/UNOPAR, SM -RS.; Mestrado em Ensino em Humanidades e Linguagens (MEHL) da Universidade Franciscana, SM - RS. Além disso, atua como Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - RS. E, cursa Direito/UFSM - RS.

 

Eliane Aparecida Galvão dos Santos, UNIVERSIDADE FRANCISCANA/DOCENTE

Graduada em Pedagogia Séries Iniciais e Matérias Pedagógicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (1989), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (2013). Atualmente é Coordenadora pedagógica na Rede Municipal de Santa Maria e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Franciscana, onde atua como membro do colegiado do Mestrado em Ensino Humanidades e Linguagens da mesma universidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem Docente; Currículo; Formação de Professores, Alfabetização e Cultura Escrita, EJA, Políticas Educacionais e Gestão Escolar.

Fernanda Figueira Marquezan, UNIVERSIDADE FRANCISCANA/DOCENTE

Possui Graduação em Pedagogia Matérias Pedagógicas 2º Grau e Séries Iniciais pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) (1998), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) (2004) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2016). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Franciscana (UFN), docente do Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL) e do Curso de Pedagogia. Coordenadora do PIBID Pedagogia. Membro do grupo de pesquisa Formação de Professores e Docência - FORPRODOC (UFN) e do Centro de Estudos em Educação Superior (PUCRS). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas educacionais, gestão educacional e escolar.

Referências

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Publicado

2020-12-30