https://seer.faccat.br/index.php/redin/issue/feedRedin - Revista Educacional Interdisciplinar2025-12-05T23:01:53-03:00Equipe Editorial Redinneo@faccat.brOpen Journal Systems<p dir="ltr">A <strong>Redin</strong> é uma publicação científica eletrônica das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). Ela é organizada e editada com apoio do Núcleo de Educação On-line (Neo/Faccat). Seu objetivo é divulgar trabalhos científicos, pesquisas empíricas, relatos de experiências, objetos de aprendizagem e resenhas de livros relacionados às áreas de Educação, Ensino, Tecnologias da Informação e Comunicação (online, híbrido e presencial), Inovação em sala aula e Interdisciplinaridade que impactam a Sociedade (ISSN: 2594-4576). A Redin está avaliada com<strong> </strong><strong>Qualis A4 </strong>(quadriênio 2017-2020, última atualização Plataforma Sucupira - CAPES).</p> <p dir="ltr"><strong>*********************************************** <br /></strong><strong>- As submissões de artigos para as edições de 2025 estão encerradas. Solicitamos que <span style="text-decoration: underline;">NÃO</span> sejam enviados trabalhos até novo período de <em>call for papers</em> em 2026 (previsto para março).<br />*********************************************** <br /><br /></strong></p>https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3765Materiais didáticos digitais na educação profissional2025-04-02T09:52:58-03:00Isac Barbosa de Almeidaisacbarbosaa@gmail.com Carla Katarina de Monteiro Marquescarla.marques@ifrn.edu.br Leonardo Alcântara Alvesleonardo.alcantara@ifrn.edu.br Luciana Medeiros Bertiniluciana.bertini@ifrn.edu.br Diogo Pereira Bezerradiogo.bezerra@ifrn.edu.br<p>Este artigo apresenta a concepção de um simulador virtual como produto educacional para o ensino de programação CNC (Comando Numérico Computadorizado) na educação profissional técnica. Fundamentado nas teorias de Bandeira (2023) sobre adequação de materiais didáticos, o estudo propõe uma arquitetura organizada em quatro módulos: interface, simulação, pedagógico e armazenamento. A metodologia incluiu mapeamento de requisitos técnico-pedagógicos e análise comparativa entre diferentes recursos didáticos. Os resultados indicam que simuladores educativos apresentam vantagens significativas em acessibilidade, flexibilidade pedagógica e viabilidade econômica quando comparados a máquinas físicas e soluções comerciais. A análise demonstra o potencial da proposta para superar barreiras estruturais no ensino de tecnologias CNC, oferecendo uma alternativa economicamente acessível e pedagogicamente eficaz para instituições com restrições orçamentárias. O estudo contribui para a democratização do acesso ao conhecimento especializado, alinhando-se às transformações dos recursos educacionais proporcionadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto da educação profissional.</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3949Pensamento crítico na interação com jogos digitais2025-07-22T14:26:24-03:00Daniela Karine Ramosdaniela.ramos@ufsc.brTaynara Rúbia Campostaynara.rubia@gmail.com<p>Este artigo investiga como o pensamento crítico é mobilizado em jogos digitais, com foco no jogo Plague Inc. Tem-se como objetivo caracterizar manifestações do pensamento crítico em avaliações feitas por jogadores na comunidade online da plataforma Steam. Adotou-se uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, utilizando a análise de conteúdo como método de tratamento dos dados. A coleta abrangeu 1.734 avaliações em inglês e português, das quais 545 foram analisadas, sendo 461 codificadas na categoria “pensamento crítico”. As análises evidenciaram a ativação de diversas habilidades cognitivas, como inferência, análise, avaliação, interpretação, explicação e autorregulação. Também foram identificadas disposições do pensamento crítico, como planejamento, interação com outros, uso do raciocínio, busca por informações e confiança nas próprias habilidades. Os resultados sugerem que jogos digitais, especialmente Plague Inc., apresentam potencial pedagógico para o desenvolvimento do pensamento crítico e da literacia científica, ao promover ambientes de aprendizagem ativos, investigativos e interativos.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Raciocínio; Literacia científica; Habilidades cognitivas; Aprendizagem.</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/4179Virtual mentoring for rural health professionals 2025-11-14T17:52:34-03:00Cleidilene Ramos Magalhãescleidirm@ufcspa.edu.brKarine Pulskarinekpuls@gmail.comGrace dos Santos Feijógraceds.feijo@gmail.comMaria Eugênia Bresolin Pintoeugenia@ufcspa.edu.br<p>The shortage of healthcare professionals in rural areas leaves nearly two billion people without access to essential health services. To address this challenge, the Mentor Mentee Program was developed as a global virtual mentoring initiative to support healthcare professionals and students interested in rural health. Here we describe the creation of a virtual mentoring course and the implementation of the program Mentor Mentee 2.0. A qualitative research approach was adopted, involving mentors with at least five years of rural experience and mentees working or intending to work in rural areas. The program received 55 applications from 27 countries, resulting in 15 mentor–mentee pairs and two mentee groups. Despite challenges such as mentor withdrawal, limited participation of non-medical professionals, and connectivity barriers, the initiative demonstrated the feasibility and value of virtual mentoring as a tool for professional development, knowledge exchange, and reduction of professional isolation. Further studies are needed to deepen the understanding of mentoring as a strategy for professional development and to evaluate the impacts on the recruitment and retention of healthcare professionals in rural and remote contexts.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Teaching; Mentor; Professional training</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/4041Pensamento computacional na educação básica2025-10-22T11:13:50-03:00Roberto Milman Azambujaroberto-mazambuja@educar.poa.brSandro José Rigorigo@unisinos.brCaroline Medeiros Martins de Almeidacarolinemalmeida@unisinos.br<p>Este artigo tem como objetivo analisar o impacto do LetProg sobre a <em>self-efficacy</em> de professores da rede municipal de Porto Alegre, investigando em que medida a participação no programa influencia sua percepção de capacidade para integrar o pensamento computacional às práticas pedagógicas. A presente pesquisa, de abordagem quantitativa e delineamento quase-experimental, investigou os níveis de <em>self-efficacy</em> docente no ensino de pensamento computacional, comparando dois grupos de professores do ensino fundamental da rede municipal de Porto Alegre: aqueles que participaram e os que não participaram do programa de formação LetProg. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário desenvolvido com base na teoria da <em>self-efficacy</em> de Bandura, adaptado ao contexto do pensamento computacional. A análise estatística utilizou o Teste t para amostras independentes. Os resultados indicaram diferença estatisticamente significativa em um dos dez itens avaliados, relacionado à aprendizagem por observação, sugerindo que o LetProg favorece o fortalecimento da autoeficácia docente nesse aspecto.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Pensamento computacional; Formação continuada; Autoeficácia docente; Educação básica.</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3855Pontes para o saber2025-08-12T16:08:56-03:00Anthonio Gabriel Saraiva dos Santosanthonio.saraiva@acad.ufsm.brCaetano Vianna Gonçalvesviannacaetanocv@gmail.comValentina Giuliani Cerettavalentina.g.ceretta@gmail.comYasmin Miron Huseinyasmin.husein@acad.ufsm.brDébora Bretas Silvadebora.bretas@ufsm.brEduardo Cesar Pachlaeduardo.pachla@ufsm.br<p>Este artigo apresenta a Competição de Protótipos de Pontes (CPP) como uma estratégia de aprendizagem ativa aplicada na disciplina de Estruturas Isostáticas e Hiperestáticas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria. A proposta promoveu a integração entre teoria e prática por meio do uso do software Ftool e da construção de modelos físicos com palitos de picolé, culminando em um ensaio de carga. A atividade despertou o protagonismo dos estudantes, favoreceu o raciocínio crítico e promoveu maior engajamento com os conteúdos estruturais. A análise dos resultados demonstrou que a precisão construtiva, o tipo de cola e o preparo dos materiais influenciaram significativamente o desempenho das estruturas. O principal diferencial da proposta está em seu alinhamento com os princípios da neurociência da aprendizagem, ao articular dimensões cognitivas, sensoriais, emocionais e sociais do processo educativo. Ao final, os dados indicaram avanços na compreensão dos conceitos estruturais e apontaram a CPP como uma alternativa eficaz e replicável para o ensino de estruturas na formação de arquitetos.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Ensino de Estruturas para Arquitetura; Metodologias Ativas; Competição de Protótipo de Ponte.</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3848Divertidamente: explorando a química das emoções por meio do lúdico 2025-05-14T17:12:25-03:00Lucas Henrique Pedroso Ribeirolucaspedroso.ufpr@gmail.comMaria Eduarda Santanna de Abreumaria.santanna@ufpr.brAline Lubyialinelubyi1@gmail.comEverton Bedinbedin.everton@gmail.com<p>Esse trabalho objetivou analisar os impactos do lúdico na formação acadêmica de estudantes do ensino médio, decorrentes da aplicação de uma oficina pedagógica e de um <em>Escape Room</em> com o tema “Divertidamente: a Química das emoções”. A proposta visou explorar com os estudantes do Ensino Médio os conceitos de química orgânica, contextualizando-os com emoções humanas, abordadas por meio do filme Divertidamente. A metodologia adotada foi quali-quantitativa, exploratória, baseada em um estudo de caso com duas turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba/PR. A intervenção pedagógica ocorreu em dois momentos: uma oficina pedagógica estruturada em estações e um Escape Room digital e foram avaliadas por meio de questionários e observações. Os resultados indicaram que as metodologias lúdicas promoveram maior engajamento e viabilizaram a compreensão dos conceitos químicos. A oficina pedagógica destacou-se por contextualizar os temas e estimular a interação prática. Já o Escape Room demonstrou ser uma atividade preferida dos estudantes, por aliar competição, trabalho em equipe e resolução de problemas de forma dinâmica. Ambas as estratégias evidenciaram a importância de vincular o conteúdo teórico ao cotidiano dos estudantes, e favorecer o aprendizado ativo. O estudo concluiu que metodologias lúdicas são ferramentas significativas para o ensino de Química, promovendo não apenas a aprendizagem dos conteúdos, mas também o desenvolvimento de habilidades interpessoais e emocionais, essenciais para a formação acadêmica e cidadã.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Oficina pedagógica; Ensino Lúdico; Metodologia Ativa.</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3872Criatividade "a distância": aplicação de ferramentas criativas por meio de plataformas digitais2025-07-21T17:24:37-03:00Ingrid Scherdieningridscherdien@faccat.brSimone Rosasimonerosa.atelie@gmail.comFabiano de Vargas Schererfvscherer@gmail.com<p>O artigo investiga o desenvolvimento da criatividade em ambientes educacionais, com ênfase em estratégias que potencializam o pensamento criativo em contextos de ensino <em>online</em> ou mediados por tecnologias digitais. A partir de uma revisão teórica sobre os fundamentos históricos, socioculturais e cognitivos da criatividade, o estudo analisa a aplicação prática de ferramentas como a Matriz Morfológica e os Verbos de Ação (SCAMPER/MESCRAI), adaptadas para um seminário remoto. A experiência pedagógica permitiu observar a emergência de diferentes tipos de pensamento, convergente, divergente, prático e criativo, ao longo do processo de resolução de problemas. Os resultados indicam que a proposição de estruturas abertas e metodologias ativas favorece a articulação entre pensamento estruturado e inventivo, promovendo um ambiente fértil para o exercício da criatividade como competência transversal no ensino superior.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Criatividade; Ensino <em>online</em>; Matriz morfológica; Verbos de ação.</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3894RPG Pandemia na Colmeia e os desafios cognitivos e emocionais na Educação Básica2025-09-11T15:05:57-03:00Graciela Oliveiragraciela.ufmt@gmail.com<p>O uso de Role Play Game (RPG) como ferramenta didática demonstrou ser uma metodologia eficaz para o ensino de conceitos científicos e o desenvolvimento emocional de estudantes do ensino básico, particularmente em contextos relacionados à pandemia. Em três testes realizados com estudantes matriculados em uma escola da rede estadual de ensino do estado de Mato Grosso, os participantes passaram por etapas que os desafiavam a aplicar conhecimentos sobre vírus, vacinas, modos de transmissão e saúde pública, além de potencializar as possibilidades de desenvolver habilidades argumentativas e colaborativas. Mesmo sem experiência prévia com o jogo, os participantes conseguiram organizar-se e superar os desafios propostos, evidenciando a eficácia do RPG na promoção do ensino por investigação e alfabetização científica. A estrutura lúdica proporcionou um ambiente favorável ao debate crítico e à tomada de decisões informadas, promovendo o engajamento dos estudantes. Além disso, a experiência revelou-se valiosa para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como empatia, resiliência e trabalho em equipe, fundamentais para o enfrentamento de situações adversas, como as vividas durante a pandemia</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Educação Básica, Ciência; Lúdico; Pandemia; Resiliência.</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3786Experiência de clube de Ciências em uma escola pública2025-08-12T15:36:24-03:00Emerson Amancio de Lima Britoemerson.brito@ufms.brKeissy Carla Oliveira Martinskeissy.carla@gmail.com<p>Este trabalho apresenta o relato de experiência de um clube de Ciências implementado em uma escola pública, destacando sua contribuição para o engajamento dos estudantes com práticas científicas e investigativas. Com duração de um ano, o clube promoveu atividades diversificadas, como produção de uma horta escolar, experimentos na área de Ciências da natureza, oficinas temáticas, observações astronômicas e visitas técnicas a universidades. As ações também incluíram a divulgação científica por meio de redes sociais e a oferta de reforço em matemática básica para os estudantes da escola. Os resultados evidenciam o impacto positivo na formação dos participantes, tanto no desenvolvimento de habilidades acadêmicas quanto no incentivo à escolha de carreiras científicas. Apesar dos desafios enfrentados, como a limitação de recursos financeiros, o projeto consolidou-se como um espaço de aprendizado dinâmico e interdisciplinar, conectando a ciência ao cotidiano e promovendo o desenvolvimento de habilidades investigativa, criativa e do senso crítico.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>CTSA; Divulgação Científica; Ensino de Ciências; Letramento Científico.</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3802Formação continuada para acessar domínios de conhecimento pedagógico no PCK dos professores de química2025-04-30T16:17:01-03:00Marcos Lacerdamarcos.lacerda@unifesp.brAna Valéria Lourençoana.lourenco@unifesp.br<p>A presente pesquisa focaliza potencializar e favorecer a formação continuada de professores de química no ambiente escolar, por meio de um processo reflexivo. Para isso, foi estruturada uma intervenção com o objetivo de sistematizar os domínios de conhecimento pedagógico a partir da reflexão estimulada no PCK. A intervenção baseou-se no conteúdo de modelos atômicos e contou com a participação de dois professores que lecionam para o ensino médio em uma escola da rede pública de ensino. Para estimular a reflexão, foi utilizado os instrumentos CoRe e Ciclo reflexivo de Smyth. Levando em consideração a autopercepção dos professores no término da intervenção, verificou-se que o professor A apontou a importância da reflexão na prática pedagógica e o professor B expôs a relevância do planejamento de sua atuação docente na rotina escolar.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Formação continuada de professores; Processo reflexivo; Conhecimento pedagógico do conteúdo; Modelos Atômicos, PCK.</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3807Interdisciplinaridade no Ensino Fundamental2025-05-22T15:58:16-03:00Cláudia Elizandra Lemkeclaudinhalemke@hotmail.comNeusa Maria John Scheidscheid.neusa@gmail.com<p>Este estudo investiga o potencial da interdisciplinaridade para promover um ensino emancipatório, analisando intervenções entre Ciências e Educação Física no Ensino Fundamental. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou a metodologia de investigação-ação e análise de conteúdo de diários de bordo de professores e alunos. Os resultados revelaram que a interdisciplinaridade, ao conectar conteúdos e realidades, estimula o protagonismo dos alunos e transcende os objetivos de aprendizagem tradicionais. A pesquisa destaca a importância da interdisciplinaridade como estratégia pedagógica para uma educação mais significativa e engajadora.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Autonomia docente; Educação Básica; Educação Física; Ensino Fundamental; Saberes do docente.</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3814As mudanças no ensino médio paulista e sua repercussão na mídia2025-05-22T16:02:01-03:00Júlia C. Rinaldijcrinaldi@outlook.comAndreza Barbosaandrezab27@gmail.comJuliana Dorettojdoretto@gmail.com<p>A reforma do ensino médio brasileiro, estabelecida por meio da Lei n. 13.415 de 16 de fevereiro de 2017, promoveu mudanças como a flexibilização curricular e o aumento da carga horária desta etapa da educação básica. Cada sistema de ensino poderia organizar tais alterações de acordo com suas especificidades, e o estado de São Paulo foi o primeiro a implementar a reforma, em 2021. Este trabalho se propõe a contrastar argumentos do governo paulista para justificar as modificações realizadas com conteúdos sobre a medida divulgados pela grande mídia, por meio de análise do portal g1. O objetivo é investigar se as estratégias de convencimento dos textos oficiais do governo se refletiram na cobertura jornalística, de acordo com o conceito gramsciano de hegemonia. Para tanto, foram analisados oito<em> releases</em> do governo de São Paulo que apresentavam as mudanças referentes à reforma no estado e 14 textos do portal g1 que repercutiram essas informações oficiais. As análises realizadas mostram que, em parte da cobertura do g1, houve discussões sobre a falta de diálogo do governo com alunos e professores e sobre os retrocessos da medida. No entanto, as falas oficiais permanecem as mais ouvidas e, em geral, sem o devido tensionamento. Além disso, é possível perceber que pouco se critica a influência de representantes do setor empresarial na educação.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Reforma do ensino médio; imprensa; g1; políticas educacionais; hegemonia.</p> <p><span style="font-weight: 400;"><strong>Palavras-chave: </strong>Reforma do ensino médio; imprensa; g1; políticas educacionais; hegemonia.<br /></span></p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3726Viagem geoartística pela Gruta do Maquiné: 2025-05-22T15:52:23-03:00Francisco de Paulo D'Avila Júniordavilafrancesco@gmail.comFabíola Vasconcelos de Almeidafabiola.prof.geo@gmail.com<p>O presente relato apresenta a experiência da Viagem Geoartística pela Gruta do Maquiné, realizada com estudantes do primeiro ano do Novo Ensino Médio da Escola Estadual Bernardo Valadares de Vasconcellos (Sete Lagoas-MG), como proposta interdisciplinar entre Arte e Geografia. A atividade surgiu da necessidade de romper com a fragmentação curricular e aproximar os conteúdos escolares das vivências concretas dos estudantes. A metodologia foi qualitativa, baseada na observação participante dos professores, e envolveu etapas de preparação teórica, saída de campo e atividades reflexivas pós-visita. A fundamentação teórica apoia-se na concepção da educação como processo complexo, em que a interdisciplinaridade e a aula de campo ampliam a compreensão e a formação crítica. Como resultado, constatou-se que a vivência interdisciplinar fortaleceu o protagonismo estudantil, favorecendo aprendizagens e uma leitura crítica e sensível do território investigado.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Arte; Aula de campo; Geografia; Interdisciplinaridade.</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3744Jovens olhares sobre a escola e a educação2025-05-13T16:28:18-03:00Victor Hugo Nedel Oliveiravictor.nedel@ufrgs.brRaquel Amaro da Silveira Torresraqtorres.78@gmail.com<p>O direito à educação, garantido por leis como o Estatuto da Juventude e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, ainda enfrenta barreiras para sua efetiva realização. O objetivo deste artigo foi compreender como jovens de uma escola na periferia de Viamão/RS percebem seu espaço de escolarização e a importância atribuída à educação. Com uma abordagem qualitativa, a metodologia adotada baseou-se em pesquisa de campo, com sete observações; e na realização de dois grupos focais, com a participação de vinte jovens. A demanda de escuta das juventudes ficou evidente, refletindo no número de participantes, superior ao previsto. Observamos que, apesar das dificuldades enfrentadas, como professores desmotivados e baixa infraestrutura da escola, as juventudes investigadas atribuem grande importância à escola, educação e socialização, considerando-os como elementos fundamentais para a realização de projetos futuros, com qualidade de vida e boas oportunidades de trabalho.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Jovens; Juventudes; Escola; Ensino médio; Grupo focal.</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3749A percepção dos gestores e supervisores sobre o ensino dos preceptores2025-05-13T16:56:53-03:00Vinícius Felipe Pereiravinicius.pereira@online.uscs.edu.brGiovanna Bertollogbertolloo@gmail.comVictor Ryuki Fujiivictorryuki@gmail.comKaren Feltran Gatto kafeltrangatto@gmail.comBianca Ferreira do Nascimentobiancafnascimento03@gmail.comAmanda Costa Araujoamanda.araujo@online.uscs.edu.br<p>Investigou-se a percepção de gestores e supervisores sobre a atividade da preceptoria e opiniões sobre a formação dos preceptores em um curso de medicina, abordando a integração entre ensino e prática assistencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com dados coletados por meio de um questionário estruturado, aplicado a 24 gestores e supervisores universitários do curso de medicina. As respostas foram analisadas utilizando o <em>software </em>IRAMUTEQ, com classificação hierárquica descendente e análise de similitude, identificando quatro classes principais: Preceptor, Campo de Prática, Material Instrucional e Instituição. Observou-se na opinião dos participantes a centralidade do preceptor e sua relação estreita com o campo prático, enquanto as classes Instituição e Material Instrucional mostraram maior distanciamento, refletindo fragilidades na articulação institucional e no suporte pedagógico. A maioria dos participantes reconheceu a necessidade de treinamento formal e orientações claras sobre metas e expectativas para preceptores. Identificou-se opiniões refletindo uma lacuna no alinhamento institucional e no desenvolvimento pedagógico contínuo. Recomenda-se a implementação de estratégias institucionais para fortalecer o suporte e a formação dos preceptores.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Ensino em saúde; Inovação em ensino; Impacto educacional; Preceptoria; Ensino superior</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3817Boas práticas e desempenho escolar nos anos iniciais2025-08-12T15:43:17-03:00Carolina Rehder Lacerda Monteirocarolina.monteiro@uscsonline.com.brValdirene Rodrigues Costa valdirene.rodrigues.costa@gmail.comMarco Wandercilmarco.wandercil@gmail.comPaulo Sérgio Garciapaulo.garcia@online.uscs.edu.brEliane Cristina Prudencioli.prudencio@gmail.com<p>Este artigo objetiva investigar a contribuição das boas práticas para a melhoria do desempenho escolar na Educação Básica, anos iniciais das escolas municipais de Santo André. A pesquisa investiga quais práticas foram eficazes em escolas que superaram as metas do Ideb nos ciclos de 2017, 2019 e 2021, com atenção aos fatores que apoiaram o desempenho em regiões de vulnerabilidade socioeconômica. Utilizando uma abordagem exploratório-descritiva e qualitativa, o estudo realiza uma revisão bibliográfica que permite uma análise ampla dos fenômenos em questão. Os resultados identificam as boas práticas como intervenções que contribuem direta ou indiretamente para o alcance dos objetivos educacionais. Fatores de alto desempenho incluem ações, contextos, características, práticas, atitudes e recursos que suportam ou superam as metas escolares estabelecidas. As evidências apresentadas neste estudo oferecem orientações para gestores de escolas em contextos de vulnerabilidade, auxiliando no alcance dos objetivos de aprendizagem.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Boas práticas educacionais; Gestão escolar; Equidade na educação; Vulnerabilidade social; Avaliação educacional</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3831Identidade territorial em uma escola do campo2025-05-14T16:56:58-03:00Jefferson Marçal da Rochajeffersonmrocha@gmail.comAna Lucia Furtado Teixeiraanafurtado.aluno@unipampa.edu.br<p>Este estudo teve como objetivo analisar a identidade territorial da Escola Alcides Maia, localizada na zona rural do município de Rio Grande/RS, visando compreender a consonância de suas abordagens pedagógicas com os princípios da educação no campo. A pesquisa, de caráter qualitativo, adotou metodologia da pesquisa-ação, com as cartas pedagógicas como instrumento de coleta de dados empíricos. A análise baseou-se no Projeto de Ensino proposto para as escolas do campo no Município de Rio Grande, bem como na proposta interventiva/participativa com os docentes da escola, abordando temas como: a identidade territorial da escola, importância da identidade escolar no processo de aprendizagem, integração dos saberes com proposta curricular da escola, práticas pedagógicas relacionadas à educação do campo e avaliação da importância do estudo do currículo na construção da identidade cultural e no sentido de pertencimento ao local de vivência. Os resultados mostraram que as abordagens educativas devem valorizar o contexto étnico da comunidade escolar, valorizando a cultura negra e indígena; indicaram também um consenso de que é preciso estratégias educativas para que Escola Alcides Maia, seja de fato reconhecida como uma escola do campo.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Educação do campo; Abordagens pedagógicas; Território.</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3900Intervenção pedagógica interdisciplinar2025-08-12T16:36:18-03:00Mauro Rocha Baptistamauro.baptista@uemg.br<p>Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica construída a partir da análise das deficiências apresentadas nas avaliações externas propostas no primeiro e segundo trimestres de 2022 pelo estado de Minas Gerais. A partir da comparação destes resultados delimita-se o 7º e 8º anos do Ensino Fundamental como ponto focal para a atuação de intervenção, para então identificar quais as habilidades que se apresentaram com maiores carências proporcionais. Constatou-se uma relação entre as incompreensões de figuras de linguagem e outros recursos estilísticos, com a dificuldade em compreender sequência de argumentos e a lógica discursiva de um texto. Estas demarcações fundamentaram a atuação conjunta da área da Linguagem, capaz de trabalhar a estrutura do texto, com a de Ciências Humanas, fundamental para formar a criticidade, sem a qual é impossível extrair informações de um texto e comparar argumentos. A interdisciplinaridade proposta se guia pelas indicações do filósofo italiano Giorgio Agamben, que dispõe a importância de tornar inoperante os dispositivos, a fim de que se consiga relacionar com os argumentos como o artista se relaciona com a sua arte.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Intervenção pedagógica; Linguagem; Ciências Humanas.</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3913A vivência da graduação como possibilidade de novas vias de subjetivação2025-07-21T19:38:32-03:00Bruna Tavares da Silveirabruna.tavaress@sempreceub.comValéria Deusdará Morivaleria.mori@ceub.edu.br<p>Esse trabalho tem como objetivo explorar como diferentes posicionamentos de vida podem abrir novas vias de subjetivação dentro da formação e da atuação em psicologia. Dessa forma, são repensados os processos que estão cristalizados na formação em psicologia, em defesa de uma formação mais crítica e reflexiva, capacitando profissionais para atuar de forma mais comprometida com a psicologia e o seu papel na sociedade. Portanto, a Teoria da Subjetividade de González Rey possibilita, por meio de seus conceitos, pensar a forma como esses processos se configuram na psicologia e nos profissionais, além de pensar os posicionamentos que auxiliam a abertura de caminhos alternativos aos que estão cristalizados. O trabalho utiliza uma abordagem qualitativa, a metodologia construtiva-interpretativa desenvolvida a partir da Epistemologia Qualitativa de González Rey, para pensar a forma como esses posicionamentos se configuram, tanto na subjetividade individual da participante, quanto na subjetividade social da psicologia. Portanto, conclui-se que o processo de apropriação da psicologia e a implicação do indivíduo em sua formação e atuação facilitam a abertura desses caminhos que permitem uma atuação mais reflexiva e criativa.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Psicologia; Graduação; Formação em psicologia; Teoria da subjetividade.</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3916Fanfiction interativa e gamificada: possibilidades de educação linguística2025-10-22T10:27:30-03:00Ana Claudia Gauto de Sousa Sovernigoclaudiagauto79@gmail.comIasmin Maia Pedroprofaiasmaia@gmail.com<p>O presente estudo tem por finalidade apresentar o gênero discursivo<em> fanfiction</em>, no aplicativo de mídia social Tik Tok, como possibilidade de educação linguística nas aulas de língua portuguesa. A <em>fanfiction</em> é uma narrativa ficcional em que o autor/leitor se baseia em personagens de livros, animes, séries, histórias em quadrinhos, filmes e também de pessoas reais dos mais diversos contextos para preencher lacunas na história do texto-fonte, ou mesma, dar sequência a ela (Vargas, 2015). Atrelado a esse fator, os estudantes, nativos digitais, possuem contato constante com jogos, por isso, buscamos analisar uma <em>fanfiction</em> desenvolvida a partir de <em>design</em> de jogos para um fim que não é o jogo em si, mas a <em>fanfiction</em>, ou seja, uma produção gamificada (Quast, 2020). Selecionamos a <em>fanfiction</em> interativa “Uma paixão inesperada”, do usuário @fanfic_.16, publicada no Tik Tok, um exemplo de texto multimodal que interage com o leitor a partir de elementos comuns em jogos virtuais. Buscamos apresentar propostas de questionamentos, sob uma perspectiva crítica da linguagem, para fomentar rodas de conversa em sala de aula para além da mera decodificação do texto.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Jogos educacionais; Gêneros discursivos; Mídias sociais.</p> <h1> </h1>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3955Interdisciplinaridade e complexidade no ensino de língua inglesa na Amazônia2025-09-04T13:51:44-03:00Eliene Botelho Monteiroeliene.docs@gmail.comFabiana Sena da Silvafabianasena534@gmail.comMarcio Raiolmarsraiol@gmail.com<p>Este artigo analisa os desafios e impactos da interdisciplinaridade no ensino de língua inglesa na região amazônica, destacando a formação docente, as barreiras institucionais e os efeitos educacionais. Com base em uma abordagem qualitativa, foram analisadas as respostas de 16 professores de Belém (Pará - Brasil), revelando lacunas na formação inicial e continuada, dificuldades relacionadas à carga horária, apoio institucional e infraestrutura. Observou-se que práticas interdisciplinares bem-sucedidas aumentam o engajamento discente, promovem a consciência social e integram saberes locais ao ensino de línguas. Fundamentado em Morin (complexidade), Freire (educação crítica) e Coyle (CLIL), o estudo propõe a adoção de abordagens curriculares integradoras e contextualizadas como caminhos para superar a fragmentação disciplinar e valorizar a diversidade amazônica. Conclui-se que a interdisciplinaridade, se situada nas realidades locais, pode transformar o ensino de inglês em uma prática emancipatória e de fortalecimento identitário.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Interdisciplinaridade; Ensino de língua inglesa; Amazônia Paraense; Formação docente; Complexidade.</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3982O resumo no contexto escolar como ferramenta para a prática da produção escrita2025-10-22T10:42:04-03:00Jaqueline Elize Pereira Limajaquelineelize@gmail.comMarilúcia dos Santos Domingosmarilucia@uenp.edu.br<p>Este trabalho tem como objetivo investigar o desenvolvimento das capacidades de linguagem de alunos do 8º aluno do Ensino Fundamental – Anos Finais, para a produção de resumo escolar, ao participarem da implementação de uma Sequência Didática de Gêneros (SDG). Para a elaboração da referida sequência e análise dos dados apoiamo-nos nos preceitos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo. De forma mais específica, foram selecionados alguns elementos constitutivos do gênero, como categoria de análise das primeiras produções e das produções finais dos discentes. Os resultados das análises demonstram que nas primeiras produções dos nove alunos participantes, a maioria deles não tinha domínio das nove características do gênero tomadas como categoria de investigação, isto é, um percentual bem pequeno já tinha capacidades de linguagem para a produção do resumo escolar. Porém, após a implementação da SDG, tendo transformado as referidas características em conteúdo de ensino, nas diversas oficinas e suas atividades, oito discentes passaram a dominar os nove elementos em questão, e um deles avançou para um domínio parcial.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Resumo escolar; Produção de texto; Capacidades de linguagem.</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/4008Cinema na escola: a alteridade em primeiro plano2025-10-13T15:26:33-03:00Andreza Bertiandrezaberti@hotmail.com<p>As plataformas digitais de comunicação e de entretenimento, sobretudo as plataformas de <em>streaming</em>, vêm produzindo narrativas e imagens as quais comumente compreendem o outro como representação, como reprodução de um idêntico. Na interlocução com estudos que colocam a alteridade como eixo central da experiência com o cinema, este texto versa sobre a aproximação entre escola e arte cinematográfica, tendo como objetivo friccionar conceitos dos campos da filosofia, da arte e da educação. Alicerçada na pesquisa qualitativa, circunscrita pelas experiências no/com o cotidiano escolar, pretendo encorajar práticas pedagógicas cinematográficas na escola que potencializem encontros com o outro. A partir do agenciamento teórico-prático como professora-pesquisadora, os resultados sugerem que o cinema na escola, na perspectiva da alteridade, possibilita uma experiência radical com o outro. Nota-se, no encontro potente entre o “eu” e o “outro”, a afetação dos/as estudantes por uma obra artístico-cultural. Percebe-se, portanto, um mergulho pujante em um universo composto por uma multiplicidade de pessoas, histórias, memórias, territórios e afetos.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Alteridade; Cinema; Escola.</p> <p> </p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/4027Temas educativos olímpicos como proposta de ensino-aprendizagem no ensino médio integrado2025-10-13T15:52:16-03:00Lucas Souza Santoslucasefi94@gmail.comJanaina Andretta Diederjanaina.dieder@gmail.com<p>O estudo visa apresentar um relato de experiência de parte de um projeto realizado com turmas de ensino médio integrado ao técnico em um Instituto Federal de Educação, tomando como base o ensino do Olimpismo, dos temas educativos olímpicos e de suas possíveis aplicações cotidianas para os discentes. Foi desenvolvido durante o segundo trimestre de 2024, dividindo-se em três etapas: definição do problema e objetivos, desenvolvimento do projeto e compartilhamento dos resultados. A temática “temas educativos olímpicos” foi escolhida com base na ementa das disciplinas de educação física I e educação física II da instituição, considerando-se os cinco temas: prazer do esforço, <em>fair play</em>, respeito pelos outros, busca da excelência e equilíbrio entre corpo, vontade e espírito. Os Jogos Olímpicos de Paris-2024, a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto e o uso de tecnologias possibilitaram o trabalho interdisciplinar, o desenvolvimento de competências digitais e a formação integral dos estudantes, tanto questões individuais (resiliência, dedicação, foco, do orgulho de si próprio no decorrer dos diversos processos dias da vida cotidiana) quanto sociocultural (respeito, valorização das diferenças, igualdade, honestidade, justiça, empatia e resolução de conflitos de forma passiva).</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Educação Física escolar; Práticas pedagógicas; Interdisciplinaridade; Aprendizagem baseada em projetos; Competências digitais</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/4030Uma experiência de investigação matemática com futuros professores2025-09-04T15:03:35-03:00Rafael Roberto Germinarorafael.roberto@uel.brBruno Rodrigo Teixeirabruno@uel.br<p>Este trabalho consiste em um relato de experiência no contexto de uma disciplina de Prática e Metodologia de Ensino de Matemática I: Estágio Supervisionado, em um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade estadual paranaense, e tem como objetivo retratar algumas ações e reflexões desenvolvidas por um professor de Matemática antes, durante e após uma aula em que foi introduzida a Investigação Matemática como perspectiva de ensino a futuros professores. A experiência desenvolveu a compreensão do professor a respeito da perspectiva e oportunizou aos futuros professores que vivenciassem as especificidades de uma aula de Investigação Matemática.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Educação Matemática; Formação Inicial de professores de Matemática; Investigação Matemática.</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/4031Justificativas docentes para a prática interdisciplinar2025-11-04T16:32:07-03:00Açucena Araújo Martinsaucenamartins124@gmail.comDouglas Alves Pimenteldapimentel.ppgecm@uesc.brJosé Erliton Santos Santanaerllytonsantana@gmail.comEurivalda Ribeiro dos Santos Santanaeurivalda@uesc.br<p>Este estudo analisa como professores dos anos finais do Ensino Fundamental justificam e exemplificam a abordagem interdisciplinar. Buscou-se fundamentar na abordagem interdisciplinar para analisar as justificativas docentes. A pesquisa é qualitativa, tem como método a Análise Textual Discursiva para as respostas de docentes de um município do sul da Bahia, identificando três categorias: (i) contextualização do ensino, (ii) relação entre disciplinas e (iii) discussão genérica. Essas categorias convergiram para uma categoria final chamada: interdisciplinaridade como ponte de sentidos. A análise mostrou que os professores compreendem a interdisciplinaridade como estratégia de contextualização e integração disciplinar. Contudo, aspectos essenciais como colaboração entre pares, protagonismo estudantil e relevância social não foram identificados. O estudo conclui destacando a necessidade de processos formativos que ampliem a compreensão dos componentes da interdisciplinaridade, condições institucionais que favoreçam o trabalho colaborativo e estratégias para superar a fragmentação disciplinar. A pesquisa contribui para o campo da Educação Matemática ao compreender as justificativas dos docentes sobre o uso da interdisciplinaridade, apontando caminhos para sua prática pedagógica.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Educação matemática; Interdisciplinaridade; Prática docente; Formação de professores; Análise textual discursiva.</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/4034Espaços arquitetados pelas crianças2025-07-29T18:01:59-03:00Alice Dellabianca Brambatialice.brambati@edu.ufes.brSarah Rodrigues Damianisarahrodriguesdamiani@gmail.comStela Maris Sanmartinstelasanmartin@yahoo.com.br<p>O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel dos espaços arquitetados para a escola, na qualidade da aprendizagem de crianças e sua abordagem pedagógica. Para isso, o embasamento teórico trouxe luz a uma experiência com crianças em sala de aula. A investigação se deu a partir de uma leitura sensível dos espaços de aprendizagem explorados por um grupo de vinte crianças de 3 anos de idade, pertencentes ao segmento da Educação Infantil, do município de Vitória/ES. Na contramão das metodologias que ordenam e arquitetam previamente os espaços do saber, este estudo revela interações poéticas e criativas projetadas pelas crianças em espaços não projetados para o brincar: como a fresta de uma parede, a corda de um cercado, uma poça de água e o mato entre os paralelepípedos. A escrita empreendida divide-se em duas seções: estudos que possibilitam perceber os desafios da arquitetura escolar para promover espaços que acompanhem as evoluções pedagógicas para uma prática de ensino mais criativa; e relato de uma professora artista sobre suas descobertas entre os espaços não projetados do brincar e as brincadeiras inventadas pelas crianças.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Ensino de arte; Educação Infantil; Processo criativo; Arquitetura escolar; Miudezas cotidianas.</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/4043Singularidades formativas: o estágio de docência na pós-graduação stricto sensu em Educação2025-10-22T15:42:15-03:00Maycon de Souza Silva Cunha Gregóriomaycon.gregorio@hotmail.comMartha Maria Prata Linharesmartha.prata@gmail.com<p>Este artigo propõe uma reflexão sobre a experiência do estágio de docência, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, no contexto do doutorado, com ênfase na integração de tecnologias digitais como recurso para formação e prática docente na licenciatura em física. O estudo se constrói a partir da interação entre formador e um licenciando, ambos com vivências docentes, ao longo de uma disciplina organizada de modo dialógico e centrada nos anseios do futuro professor. A partir da análise de registros de respostas às perguntas formuladas ao licenciando evidenciou-se que o contato próximo, a adaptação das atividades e o incentivo à experimentação com recursos digitais contribuíram para a aprendizagem e proporcionaram a formação do licenciando. Trata-se de uma experiência singular, desenvolvida com apenas um licenciando, o que revela o valor formativo presente também em configurações educativas diferenciadas. Por fim, destaca-se a importância de ampliar o debate sobre estratégias de formação docente que dialoguem com os desafios e possibilidades do ensino de física na era digital.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Formação docente; Tecnologias digitais; Estágio docente; Prática docente; Ensino de física.</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3953Construção do conceito de algoritmos a partir de sequências didáticas interativas2025-10-22T10:37:15-03:00Massaro Victorvictormassaro00@gmail.comOtávio Paulinootavio.paulino@ufersa.edu.brDenilson Carvalhodenilson.carvalho@alunos.ufersa.edu.brGlaydson Oliveiraglaydson.barros@ufersa.edu.br<p>Esta pesquisa analisou a eficácia da Sequência Didática Interativa (SDI) na construção do conceito de algoritmo com 42 estudantes do 1.º ano de um curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas. O percurso metodológico partiu de uma pergunta hermenêutica individual, seguida por discussões em grupo que levaram a uma síntese coletiva. Após a colaboração, o professor sistematizou os critérios formais do conceito – sequência, finitude, clareza e finalidade. Em um ambiente híbrido, os alunos foram então desafiados a descrever algoritmos cotidianos em linguagem natural e a traduzi-los para Python. As produções textuais demonstraram alto desempenho, e a análise da codificação revelou uma forte correlação entre a solidez conceitual e a funcionalidade do código, pois 84% dos <em>scripts</em> derivados dos melhores textos compilaram corretamente. Conclui-se que a SDI, articulada à sistematização docente e à aplicação prática, potencializa a compreensão e a implementação de algoritmos. Contudo, a noção de finitude permaneceu como uma lacuna conceitual, indicando um ponto que necessita de reforço pedagógico.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Algoritmos; Sequência Didática Interativa; Metodologias Ativas; Ensino de Programação.</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3974Brincadeiras de rua como um espaço de manifestação da criatividade na infância2025-11-28T11:06:13-03:00Núbia Guimarães da Silvanubiasguimaraes25@gmail.comLucélida de Fatima Maia da Costalucelida@uea.edu.br<p>Este artigo analisa o desenvolvimento da criatividade nas brincadeiras de rua, destacando como a interação livre permite às crianças inovar e resolver problemas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram construídos por meio de revisão bibliográfica, conforme os critérios de Lima e Mioto (2007), e de observação sistemática em duas ruas do bairro Castanhal, em Parintins-AM. A análise dos dados foi realizada por meio da triangulação. Os resultados indicam que as brincadeiras estimulam a cooperação, a criação coletiva e a adaptação, aspectos fundamentais para o desenvolvimento da criatividade e das habilidades sociais, evidenciando que o brincar livre constitui um ambiente privilegiado para o desenvolvimento cognitivo infantil, devendo ser valorizado tanto no contexto social quanto educacional.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Brincadeiras de rua; Criatividade; Processos cognitivos.</p> <p> </p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/4037Autismo e Educação Infantil2025-11-24T19:13:43-03:00Carolina Conceição Pradocarolcprado@gmail.comJúlio Alves da Silva-Netojulio.psicoterapia@gmail.com<p>A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil é comprometida por lacunas na formação docente e pela fragilidade do apoio institucional. Este estudo qualitativo e exploratório investigou práticas e percepções de uma pedagoga, uma professora regente e uma psicóloga escolar com experiência direta com crianças autistas, atuantes em uma escola pública do Distrito Federal. A coleta de dados foi realizada por entrevistas semiestruturadas e observação participante, com análise de conteúdo e triangulação metodológica. Os resultados mostraram que rotinas organizadas, recursos visuais e um ambiente afetivo ajudam a tornar a escola mais acolhedora para crianças com TEA, aumentando sua participação. O trabalho em equipe entre profissionais e a parceria com as famílias também são essenciais. Os principais desafios são a dificuldade das famílias em aceitar o diagnóstico e a falta de formação contínua adequada. A inclusão só é efetiva quando a escola oferece respostas que fazem sentido no seu contexto, com apoio coletivo e institucional. O estudo destaca a importância de políticas públicas que garantam formação prática para os professores, boas condições de trabalho e equipes multiprofissionais permanentes, para que a inclusão seja um processo coletivo, e não individual.</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinarhttps://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/4217Saberes humanos e inteligências artificiais: pesquisas, práticas e transformação social em rede2025-12-05T22:53:32-03:00Eduardo Zilles Borbaezillesborba@ufrgs.brSandro Cezer Pereirasandro.cezer@faccat.br<p>No ano de 2025, a rede de conexões da <strong>REDIN – Revista Educacional Interdisciplinar</strong> demonstrou uma força ímpar. Recebemos mais de 140 submissões para avaliação, entre artigos científicos, relatos de experiência e resenhas de livros. Se, no ano anterior, os desafios para atender às demandas editoriais já haviam sido expressivos, neste ano a equipe envolvida enfrentou a árdua tarefa de consolidar a versão final do <strong>volume 14, número 1</strong>. Nesse sentido, registramos nossos agradecimentos a todas as pessoas que atuaram como pareceristas e, igualmente, àquelas que submeteram seus trabalhos à revista. A edição de temáticas livres de 2025 – sempre alinhada ao escopo interdisciplinar e/ou de práticas com tecnologias digitais no ensino – destaca-se pela apresentação de pesquisas e práticas educacionais relevantes, que evidenciam diferentes formas de transformação social. A perspectiva interdisciplinar e o enfoque tecnológico, marcas já consolidadas da REDIN, novamente se sobressaem. <strong>Os 31 trabalhos que compõem esta edição</strong> oferecem contribuições significativas para a comunidade científica interessada nos campos da Educação, Comunicação, Jogos Digitais, Tecnologias e Engenharias Informáticas, Arquitetura e Urbanismo, Gestão, Administração, Psicologia, Física, Matemática, Pedagogia, Saúde, entre outras áreas que atravessam o campo do Ensino. As produções são oriundas de pesquisadoras(es) de diversos Estados – RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, MS, MT, DF, BA, PA, RN e AM – contemplando, assim, todas as regiões do Brasil [...]</p>2025-12-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Redin - Revista Educacional Interdisciplinar