MOODLE COMO SISTEMA DE APOIO AO ENSINO PRESENCIAL

Autores

  • Douglas Gonçaze de Carvalho Universidade de Taubaté
  • Joanyse de Fátima Guedes da Silva Gonçaze Universidade de Taubaté
  • Edmar Augusto Yokome Universidade Estadual de Goias/
  • Viviane Fushimi Velloso Universidade de Taubaté/

Resumo

Computadores, tablets e smartphones são dispositivos cada vez mais comuns e, em conjunto com tecnologias como a internet e redes sociais, tornam-se praticamente indispensáveis no dia a dia. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar o emprego da plataforma Moodle em aulas presencias da disciplina de Informática Básica, com três turmas de cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFMA. A observação participante foi a metodologia de pesquisa utilizada; além disso, foram analisados dados de avaliação gerados pela didática do professor a respeito do desempenho dos estudantes. Os resultados se revelaram favoráveis quanto ao uso do Moodle no ensino presencial. Por fim, foram sugeridas novas estratégias de pesquisa, tais como possibilitar o acesso dos estudantes ao conteúdo da plataforma Moodle para além da rede local da escola.

Downloads

Publicado

2019-12-01

Edição

Seção

Ambientes virtuais, aplicativos e plataformas de EaD