NECESSIDADES FORMATIVAS PARA USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

Autores

  • Josiane Bertoldo Piovesan Universidade Federal de Santa Maria/
  • Suzel Lima da Silva Universidade Federal de Santa Maria/
  • Claudia Smaniotto Barin Universidade Federal de Santa Maria/

Resumo

O trabalho visa discutir a importância da formação continuada dos professores para o uso pedagógico das Tecnologias Assistivas, assim como a relevância de uma rede interdisciplinar que faça a adaptação e utilização dos recursos de modo a potencializar o ensino aprendizagem de alunos que apresentam deficiências. Essa temática configura-se importante partindo do pressuposto das inovações tecnológicas inseridas nas práticas pedagógicas dos professores, onde as Tecnologias Assistivas surgem como importante elemento de mediação pedagógica e processo de inclusão de alunos com deficiência na classe regular de ensino. A metodologia compreende uma revisão bibliográfica onde os achados são encontrados em periódicos online, compreendendo o período de tempo dos últimos 15 anos (2005-2019), a qual os recortes teóricos auxiliam e corroboram para a construção e discussão do trabalho. Este debate se faz necessário e vislumbra-se um novo cenário para a educação, aliando tecnologias de informação e comunicação à inserção de pessoas deficientes no ambiente regular de ensino, proporcionando aprendizagem significativa, alunos inseridos, ativos, reflexivos e com desempenho satisfatório nas questões sociais, pessoais e educacionais. Nesse tear, consideramos que o uso das Tecnologias Assistivas são importantes aliados às práticas pedagógicas tecnológicas e inclusivas, dispondo de instrumentos auxiliares que proporcionem autonomia, independência e qualidade de vida ao aluno.

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Publicado

2019-12-19