A BUSCA PELA QUALIDADE EDUCACIONAL: AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS LÚDICAS RELACIONADAS AO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE DOCENTES

Autores

  • Flávia Assunção de Oliveira
  • Anna Rebeka O. Ferreira
  • Brenda Mellissa Barros Mota
  • Marcio Fraiberg Machado

Resumo

O processo de formação dos docentes requer discussões acerca dos desafios encontrados quando nos referimos a professores polivalentes, assim como os métodos utilizados no exercício da profissão. A interdisciplinaridade torna-se um instrumento indispensável neste processo, no qual proporcionará uma visão mais abrangente sobre determinado assunto e uma conscientização sobre a relevância da aplicação de práticas interdisciplinares. Esta pesquisa possui como objetivo, verificar a importância da aplicação da interdisciplinaridade através de práticas lúdicas no ensino de anato-fisiologia na disciplina de ciências. Este relato de experiencia foi realizado com trinta e cinco professores em formação dos anos iniciais, pertencentes à uma faculdade particular da região de Maringá- PR, no qual obtiveram primeiramente um embasamento teórico, contando com o corpo docente de Enfermagem. Em sequência realizou-se uma averiguação dos órgãos do sistema respiratório e suas funções. Logo após o grupo vivenciou exemplos práticos de estratégias lúdicas para o ensino de anatomia, o qual contou com a elaboração de um jaleco de órgãos e um modelo didático representando o sistema respiratório, de forma a contribuir para à aplicação de suas práticas posteriormente. O resultado da investigação obteve-se através de um questionário, podendo verificar a necessidade de construção de uma formação interdisciplinar ao longo da graduação, a qual prepare o profissional de modo mais profundo para a atuação no ambiente escolar. O estudo destacou a indispensabilidade de se aprofundar à assuntos referentes a anato-fisiologia, posto que é imprescindível ao exercício da vida

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Publicado

2018-11-12