Mais além do bullying: um relato de experiência de intervenção nas escolas do município de Tramandaí/RS
Resumo
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de estágio ocorrido no âmbito de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no município de Tramandaí/RS. Versa sobre intervenções realizadas em duas escolas do município, tendo o bullying/cyberbullying como temáticas iniciais. As intervenções ocorreram entre Janeiro e Agosto de 2019, sendo a roda de conversa o dispositivo utilizado para dialogar com os estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os encontros ocorreram duas vezes na semana. Como corpus de análise, utilizou-se dos registros em Diário de Campo. Como operadores do pensar, utilizamos referenciais balizados pela Psicanálise e Psicologia Social. Os achados apontam para situações vivenciais que ultrapassam os muros do território escolar, sendo a violência a principal marca desse registro, culminando em práticas de bullying/cyberbullying como respostas subjetivas ao experienciado na vida cotidiana.
Palavras-chave: bullying; cyberbullying; psicanálise; psicologia social; roda de conversa.
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