Uma revisão de literatura sobre os fatores que contribuem para o envelhecimento ativo na atualidade
Resumo
O número de idosos vem crescendo na sociedade brasileira, tendo em vista o aumento da expectativa de vida. Com base neste fato, este estudo tem como objetivo, através de uma revisão de literatura, identificar os fatores que contribuem para o envelhecimento ativo na atualidade. Foi realizado um levantamento de artigos científicos nas bases de dados Scielo, Lilacs e Ebsco, localizando 394 artigos, sendo incluídos e analisados 55 artigos na íntegra, considerando a área do estudo, objetivos, método e principais resultados. A partir da análise, foram construídas as seguintes categorias: desenvolvimento físico e cognição; desenvolvimento psicológico; contexto social e autocuidado. Foi possível identificar que hábitos como alimentação saudável, atividade física, estimulação cognitiva, exames preventivos, saúde mental, relacionamentos interpessoais e familiares, uso controlado de medicamentos, participação em grupos de convivência, contribuem para um envelhecimento ativo, possibilitando uma melhor qualidade de vida para as pessoas idosas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Universo Psi o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Universo Psi acima explicitadas.
A submissão de um manuscrito à Revista Universo Psi autoriza a realização de eventuais correções de linguagem por ocasião da publicação, desde que não alterem o texto submetido.