ORIENTAÇÃO DE CARREIRA E EVASÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO DESCRITIVO COM ESTUDANTES DA REGIÃO DO VALE DO PARANHANA
Resumo
O presente estudo apresenta dados de uma pesquisa de levantamento realizada com 256 estudantes de primeiro ano de graduação de 16 cursos de uma Instituição de Ensino Superior. Os participantes responderam a uma ficha sociodemográfica e a um questionário semiestruturado, cujo objetivo foi investigar experiências prévias com orientação profissional, a satisfação com o curso atual e os possíveis motivos que levariam o aluno à evasão do curso. Entre os principais resultados, verificou-se que, embora o fator financeiro seja o principal indicador que pode levar à evasão, fatores relacionados à indecisão sobre a escolha do curso e insegurança em relação ao mercado de trabalho também se apresentaram como fatores relevantes. Além disso, foi possível identificar baixo ou nenhum acesso prévio dos participantes à um trabalho de orientação profissional.
Referências
REFERÊNCIAS
Almeida, M. E. G. G., & Pinho, L. V. (2008) Adolescência, família e escolhas: Implicações na orientação profissional. Psicologia Clínica. Rio de Janeiro, 20 (2 ), 173-184
Ambiel, R. A. M. (2014). Adaptabilidade de carreira: uma abordagem histórica de conceitos, modelos e teorias. Revista Brasileira de Orientação Profissional. São Paulo, 15 (1),15-24
Ambiel, R. A. M.,Santos, A. A. A.& Dalbosco, S. N. P. Motivos para evasão, vivências acadêmicas e adaptabilidade de carreira em universitários. Psico. Porto Alegre, 47 (4 ), 288-297
Bardagi, M. P. (2007). Evasão e comportamento vocacional de universitários: estudos sobre o desenvolvimento de carreira na graduação. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Bardagi, M. P.& Hutz, C. S. (2005).Evasão universitária e serviços de apoio ao estudante: uma breve revisão da literatura brasileira. Psicologia Revista. São Paulo, 14 (2), 279-301
Cardoso, L. R.& Bzuneck, J. A. (2004) Motivação no ensino superior: metas de realização e estratégias de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional. Campinas, 8 (2), 145-155,
Carmo, E. F., Chagas, J. A. S., Filho, D. B. F. & Rocha, E. C. (2014).Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, 95 (240), 304-327
Dias, E. C. M., Theóphilo, C. R.& Lopes, M. A. S. Evasão no ensino superior: estudo dos fatores causadores da evasão no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes/MG. Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2009.
Duarte, M. E., Lassance, M. C., Savickas, M. L., Nota, L.; Rossier, J., Dauwalder, J., Guichard, J., Soresi, S., Van esbroeck, R.& Vianen, A. (2009).A Construção da Vida: Um Novo Paradigma para Entender a Carreira no Século XXI. Revista Interamericana de Psicologia. Portugal, 44 (2),392-406
Dutra, J. S. (2012).Gestão de Pessoas: Modelo, Processos, Tendências e Perspectivas. São Paulo: Atlas.
Garcia, M. P. B.(2000). Reorientação profissional em grupo: planejamento por encontro. In: Lisboa, M. D.; Soares, D. H. P. (Orgs.). Orientação profissional em ação: formação e prática de orientadores. São Paulo: Summus
Gray, D. E.(2012). Perspectivas teóricas e metodologias de pesquisa. In: Gray, D. E. Pesquisa no mundo real. Porto Alegre: Penso
Landim, L. F. P., Lourinho, L. A., Lira, R. C. M.,&Santos, Z. M. S. A.(2006) Uma reflexão sobre as abordagens em pesquisa com ênfase na integração qualitativo-quantitativa. Revista Brasileira em Promoção da Saúde. Fortaleza, 19 ( 1), 53-58
Lassance, M. C.& Sarriera, J. C. (2009). Carreira e saliência dos papéis: integrando o desenvolvimento pessoal e profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional. São Paulo, 10 (2), 15-3, 2009.
Levenfus, R. S. (1997). Psicodinâmica da escolha profissional. Porto Alegre: Artes Médicas
Levenfus, R. S.& Nunes, M. L. T. (2002). Principais Temas Abordados por Jovens Centrados na Escolha Profissional. In: Levenfus, R. S.; Soares, D. H. P. (Orgs). Orientação Vocacional Ocupacional. Porto Alegre: Artmed
Lima, R.& Fraga, S.(2010). Intervir para ajudar e ajudar para construir: um modelo de intervenção psicológica com estudantes do ensino superior. Revista Brasileira de Orientação Profissional. São Paulo, 11 (2), 269-277
Lisboa, M. D. (2002). Orientação Profissional e Mundo do Trabalho: Reflexões sobre uma Nova Proposta Frente a um Novo Cenário. In: Levenfus, R. S.; Soares, D. H. P. (Orgs.). Orientação Vocacional Ocupacional. Porto Alegre: Artmed
Lobo, M. B. C. M. (2012). Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. ABMES Cadernos. Brasília, 25, 9-58
Macedo, M. M. K. (2010). Adolescência e psicanálise: Intersecções possíveis. 2 Ed. Porto Alegre: EDIPUCRS
Manzini, E. J. (2003).Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semi-estruturada. In: Marquezine, M. C.; Almeida, M. A.; Omote, S. (Orgs.). Colóquios Sobre Pesquisa em Educação Especial. Londrina: Eduel
Matos, E., Chaves, A. M. (2010) Trabalho e Escola: É Possível Conciliar? A Perspectiva de Jovens Aprendizes Baianos. Psicologia, Ciência e Profissão. Bahia, 30 (3), 540-555
MEC/INEP. Resumo Técnico: Censo da Educação Superior 2007. Brasília-DF. 2009. Disponível em: <http://www.inep.gov.br> Acesso em: 19 abr. 2018.
Mercuri, E.& Polydoro, S. A. J.(2004) O compromisso com o curso no processo de permanência/evasão no ensino superior: algumas contribuições. In: Mercuri, E.; Polydoro, S. A. J. (Orgs). Estudante universitário: características e experiências da formação. Taubaté: Cabral Editora Universitária
Monteiro, A. M.& Gonçalves, C. M. (2011).Desenvolvimento vocacional no ensino superior: Satisfação com a formação e desempenho acadêmico. Revista Brasileira de Orientação Profissional. São Paulo, 12 (1), 15-27
Neiva, K. M. C., Silva, M. B.& Miranda, V. R.; Esteves, C. (2005).Um estudo sobre a maturidade para a escolha profissional de alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 6 (1), 1-14
Orlickas, E. (2004).Consultoria Interna de Recursos Humanos: Pesquisa e benchmarking em empresas de ponta. São Paulo: Futura
Ribeiro, A. M. (2005). O projeto profissional familiar como determinante da evasão universitária - Um estudo Preliminar. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 6 ( 2), 55-70
Serpa, M. N. F. & Santos, A. A. A. (2001). Atuação no ensino superior: um novo campo para o psicólogo escolar. Psicologia Escolar e Educacional. Campinas, 5 (1), 27-35
Silva, A. C. & Velloso, J. R. (1997). Universidade pública: política, desempenho, perspectivas. Campinas: Papirus
Silva filho, R. L. L., Motejunas, P. R.,Hipólito, O. & Lobo, M. B. C. M. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, 37 ( 132), 641-659
Sparta, M. & Gomes, W. B. (2005).Importância Atribuída ao Ingresso na Educação Superior por Alunos do Ensino Médio. Revista Brasileira de Orientação Profissional. São Paulo, 6 (2), 45-53
Zago, N. (2006).Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, 11 (32), 226-237
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Universo Psi o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Universo Psi acima explicitadas.
A submissão de um manuscrito à Revista Universo Psi autoriza a realização de eventuais correções de linguagem por ocasião da publicação, desde que não alterem o texto submetido.