ORIENTAÇÃO DE CARREIRA E EVASÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO DESCRITIVO COM ESTUDANTES DA REGIÃO DO VALE DO PARANHANA

Autores

  • Rodrigo Müller Ebling Graduado em Psicologia pelas Faculdades Integradas de Taquara-FACCAT
  • Casiane Maria Adamatti dos Santos Graduada em Psicologia pelas Faculdades Integradas de Taquara-FACCAT
  • Leticia Horn Oliveira Docente do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Taquara

Resumo

O presente estudo apresenta dados de uma pesquisa de levantamento realizada com 256 estudantes de primeiro ano de graduação de 16 cursos de uma Instituição de Ensino Superior. Os participantes responderam a uma ficha sociodemográfica e a um questionário semiestruturado, cujo objetivo foi investigar experiências prévias com orientação profissional, a satisfação com o curso atual e os possíveis motivos que levariam o aluno à evasão do curso. Entre os principais resultados, verificou-se que, embora o fator financeiro seja o principal indicador que pode levar à evasão, fatores relacionados à indecisão sobre a escolha do curso e insegurança em relação ao mercado de trabalho também se apresentaram como fatores relevantes. Além disso, foi possível identificar baixo ou nenhum acesso prévio dos participantes à um trabalho de orientação profissional.

Referências

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Publicado

2021-08-20

Edição

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Artigos