Form@ção de Professores em Revista - Faccat https://seer.faccat.br/index.php/formacao <p>A revista<strong> Form@ção de Professores em Revista - Faccat</strong> é uma publicação semestral pelos cursos de História, Letras, Matemática e Pedagogia das Faculdades Integradas de Taquara - Faccat e objetiva refletir acerca das práticas de ensino e aprendizagem tanto no Ensino Superior quanto na Educação Básica. O periódico tem o propósito de divulgar pesquisas que compreendam o trabalho docente e discente na dinâmica ação-reflexão-ação, promovendo a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.</p> pt-BR revistaeducacao@faccat.br (Magnus Cesar Ody) nsa@faccat.br (Vagner Petzhold) ter, 02 set 2025 16:47:55 -0300 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Expediente https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/4098 <p>Expediente</p> Magnus Cesar Ody Copyright (c) 2025 Form@ção de Professores em Revista - Faccat https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/4098 ter, 02 set 2025 00:00:00 -0300 APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, EXPERIÊNCIA E EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DIFICULDADES INTELECTUAIS E DESENVOLVIMENTAIS https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/4099 <p>Este estudo faz parte de uma dissertação de mestrado que busca entender como promover uma educação significativa e inclusiva para alunos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais. Duas abordagens são exploradas: a aprendizagem significativa e a educação através da experiência, enfatizando o aprendizado ativo e reflexivo. O estudo busca resgatar a profundidade desses conceitos e integrá-los para criar um ambiente educacional que inspire o gosto pelo aprendizado contínuo, para todos os alunos, e, assim, promover uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Justifica-se esta pesquisa pela importância de se pensar a educação com base na experiência, assim como conceber a avaliação como um modo de observar o progresso de maneira significativa. De acordo com sua natureza, esta é uma pesquisa básica, exploratória, com abordagem qualitativa do problema e, quanto aos procedimentos técnicos, bibliográfica. Os resultados desta pesquisa demonstram que é possível integrar as abordagens da aprendizagem significativa e da educação através da experiência para a promoção de uma educação inclusiva e significativa para alunos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais.</p> Tiago de Souza Bergenthal, Suzana Schuquel de Moura, Rosemari Lorenz Martin Copyright (c) 2025 Form@ção de Professores em Revista - Faccat https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/4099 ter, 02 set 2025 00:00:00 -0300 METODOLOGIAS ATIVAS NO COMPONENTE CURRICULAR DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/4100 <p>Este artigo tem como objetivo analisar os resultados evidenciados sobre o uso de metodologias ativas em relatos de experiência no Ensino Médio, com foco no componente curricular de História. A pesquisa, que possui uma abordagem qualitativa, baseou-se em uma revisão sistemática, utilizando o recorte 2019 e 2025, artigos de relato de experiência, por meio da base de dados Google Acadêmico. A seleção inclui apenas estudos que relatam práticas pedagógicas em História no Ensino Médio no contexto de metodologias ativas. Foram selecionados seis artigos para comporem este trabalho. Os principais resultados indicam que o uso de metodologias ativas, como sala de aula invertida, história oral, podcasts e aprendizagem baseada em problemas, contribui para o engajamento, autonomia e aprendizagem significativa dos estudantes. Contudo, os relatos também destacam desafios, como a falta de infraestrutura, a sobrecarga docente e a necessidade de formação continuada. Conclui-se que as metodologias ativas são ferramentas potentes no ensino de História, mas sua eficácia depende de condições estruturais e políticas de valorização da educação. O estudo sugere a ampliação de pesquisas com dados empíricos e o investimento em políticas públicas que incentivem práticas pedagógicas inovadoras.</p> Dariele Martins Gomes, Dewith de Oliveira Hedlund, Eduarda Farias da Silva, Kaelide Correa da Conceição, Leonardo da Silva Souza, Maria Eugênia da Silva Reis, Lorita Aparecida Veloso Galle Copyright (c) 2025 Form@ção de Professores em Revista - Faccat https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/4100 ter, 02 set 2025 00:00:00 -0300 A ESCOLA COMO LUGAR DE PRODUÇÃO, REPRODUÇÃO E RESISTÊNCIAS. PROFESSORAS LÉSBICAS EM ESPAÇOS DE HERANÇA COLONIAL. https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/4101 <p>Através de revisão bibliográfica sistemática, analisa-se como a escola, moldada na colonização, reproduz lógicas heteronormativas, impactando as experiências pedagógicas de professoras lésbicas. Por meio de uma abordagem interdisciplinar (estudos de gênero/sexualidade, teoria queer e pós-coloniais), argumenta-se que a escola não é neutra. Ela perpetua normas heterossexuais que silenciam identidades dissidentes. A análise foca nas manifestações dessa lógica no currículo e nas práticas, e nas estratégias de resistência das professoras lésbicas.</p> Gisele Garcia Lopes Copyright (c) 2025 Form@ção de Professores em Revista - Faccat https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/4101 ter, 02 set 2025 00:00:00 -0300 A ALIMENTAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE INTRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/4102 <p>A Educação Infantil, como etapa fundamental da Educação Básica, oferece um espaço privilegiado para a sensibilização ambiental por meio de atividades lúdicas e contextualizadas. Este artigo apresenta um relato de experiência desenvolvido no âmbito de um projeto do curso de Pedagogia de uma instituição de Ensino Superior da região metropolitana de Porto Alegre. O estudo focaliza uma atividade prática e interativa com 19 crianças, de três a quatro anos, que promoveu a reflexão crítica sobre alimentação e sua relação com a Educação Ambiental Crítica. Os resultados demonstraram significativo engajamento infantil e estímulo à curiosidade, evidenciando que abordagens sensoriais e lúdicas podem fomentar hábitos sustentáveis e uma conexão crítica com o meio ambiente. Conclui-se que a integração de práticas pedagógicas sensoriais na Educação Infantil é uma estratégia eficaz para despertar a consciência ambiental desde os primeiros anos de vida.</p> Ágata Santos da Silva, Emilly Ellwanger Scherer, Lorita Aparecida Veloso Galle Copyright (c) 2025 Form@ção de Professores em Revista - Faccat https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/4102 ter, 02 set 2025 00:00:00 -0300 A ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: SUPERANDO DESAFIOS E EXPLORANDO POTENCIALIDADES https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/4103 <p>O artigo explora a importância da etnomatemática como uma abordagem inovadora e necessária para a formação inicial de professores de matemática. A etnomatemática, discutida no Brasil inicialmente por Ubiratan D'Ambrosio na década de 1970, examina a relação entre matemática e cultura, desafiando a visão tradicional de uma matemática universal e homogênea. O artigo destaca os principais desafios na implementação da etnomatemática, como a resistência ao novo paradigma, a formação inadequada dos professores e a falta de material didático adequado. Além disso, enfatiza as potencialidades da etnomatemática na promoção de uma educação inclusiva, no desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo e na valorização das culturas locais. Conclui-se que, para superar os desafios e aproveitar as potencialidades da etnomatemática, é essencial promover uma mudança de paradigma nos currículos de licenciatura, capacitar os futuros professores e investir na produção de materiais didáticos culturalmente relevantes.</p> Anna Carolina Leopoldino Barbosaannaclbarbosa3@gmail.com Copyright (c) 2025 Form@ção de Professores em Revista - Faccat https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/4103 ter, 02 set 2025 00:00:00 -0300