https://seer.faccat.br/index.php/formacao/issue/feed Form@ção de Professores em Revista - Faccat 2025-02-28T15:55:27-03:00 Magnus Cesar Ody revistaeducacao@faccat.br Open Journal Systems <p>A revista<strong> Form@ção de Professores em Revista - Faccat</strong> é uma publicação semestral pelos cursos de História, Letras, Matemática e Pedagogia das Faculdades Integradas de Taquara - Faccat e objetiva refletir acerca das práticas de ensino e aprendizagem tanto no Ensino Superior quanto na Educação Básica. O periódico tem o propósito de divulgar pesquisas que compreendam o trabalho docente e discente na dinâmica ação-reflexão-ação, promovendo a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.</p> https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/3757 UMA ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO REPUBLICANA EM PAÍSES AFRICANOS E AMERICANOS 2025-02-28T14:32:31-03:00 Andrea Helena Petry Rahmeier andrearahmeier@faccat.br Kelly Herrmann Meira kellyherrmann6.kh@sou.faccat.br Leonardo da Silva Souza leonardosilvasouza@sou.faccat.br Poliana Klippel Inácio polianaklippel@sou.faccat.br Samara Cardoso de Andrade samaracandrade2003@sou.faccat.br <p>Esta pesquisa busca construir o conceito de República e exemplificá-lo com países africanos e americanos. Para isto, investiga a definição desse conceito e alguns correlatos, utilizando-se de bibliografia atualizada e do dicionário de conceitos políticos de Norberto Bobbio. O conceito em questão foi exemplificado e aprofundado, apresentando 4 exemplos de unidades federativas que não são tão próximas geograficamente e nem de amplo conhecimento geral. Em cada país analisado, destacamos aspectos políticos e geográficos, bem como foi possível a construção em conjunto, uma vez que os países se interligam, seja por contextos de continente (geográfico), ou por histórias coloniais que se relacionam e se completam, ao mesmo tempo em que se distanciam por questões políticas. Nosso método de pesquisa foi a estruturação do conceito de República e sua análise nos referidos países pesquisados, observando que existem repúblicas presidencialistas, parlamentaristas e semipresidencialistas.</p> 2025-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Form@ção de Professores em Revista - Faccat https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/3758 A INFLUÊNCIA DE TELAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS 2025-02-28T14:43:06-03:00 Carolina Tissot caroltissot02@sou.faccat.br Carlos Fernando Jung jung@faccat.br Daniel Luciano Gevehr danielgevehr@faccat.br <p>Este artigo apresenta uma revisão sistemática com o objetivo de evidenciar e analisar as contribuições advindas de pesquisas a respeito da influência de telas digitais no desenvolvimento das crianças. Para tanto, foram selecionados 30 artigos científicos das plataformas Periódicos CAPES e Google Acadêmico. Embora a abordagem seja, por vezes, diferente, trazendo opiniões positivas e/ou negativas sobre o tema, todas as publicações analisam os impactos do convívio com o meio digital perante a saúde e desenvolvimento das crianças. Também são apresentadas recomendações direcionadas aos pais ou responsáveis sobre como auxiliar seus filhos nessas situações.</p> 2025-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Form@ção de Professores em Revista - Faccat https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/3759 METROLOGIA: UM RESGATE DE CONTRIBUIÇÕES DAS IRMÃS FRANCISCANAS DO COLÉGIO SÃO JOSÉ DE SÃO LEOPOLDO/RS, A PARTIR DE LIVROS ESCOLARES DOS SÉCULOS XIX E XX 2025-02-28T14:50:52-03:00 Malcus Cassiano Kuhn malcuskuhn@ifsul.edu.br Silvio Luiz Martins Britto silviobritto@faccat.br <p>O tema deste artigo se insere na História da Educação Matemática, pois tem por objetivo apresentar reflexões sobre o ensino de metrologia, a partir de fontes documentais produzidas pelas Irmãs Franciscanas do Colégio São José, de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, no final do século XIX e na primeira metade do século XX. Este estudo qualitativo e documental ampara-se em referenciais sobre manuais didáticos, para análise de quatro livros escolares, que apresentam vestígios sobre o ensino de metrologia. A ideia defendida pelas autoras consistia em algo prático e necessário que visava facilitar o conhecimento de uma ciência nem sempre atrativa para as alunas do Colégio, relacionando-se a teoria com situações práticas e do contexto das alunas. As autoras dos livros exploram a teoria por meio da sua aplicação, evidenciando-se um resgate de conhecimentos sobre metrologia que integram as unidades de medidas com a geometria. São vestígios de uma cultura escolar voltada para a compreensão de conhecimentos teóricos sobre metrologia e aplicação desses, buscando uma sólida formação em Matemática. Dessa forma, esperava-se que as egressas do Colégio São José propagassem a tradição das Irmãs Franciscanas, através do gerenciamento de atividades domésticas e profissionais em diferentes comunidades do Rio Grande do Sul.</p> 2025-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Form@ção de Professores em Revista - Faccat https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/3760 ENSINO DE MATEMÁTICA PARA BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES 2025-02-28T14:56:49-03:00 Zenar Pedro Schein zenar@faccat.br Vanessa Möller nessa.moller@sou.faccat.br <p>O estudo refere-se às percepções de professores sobre o ensino da Matemática para crianças da etapa creche, de 0 até 3 anos e 11 meses de idade, pertencentes a um município do Vale do Paranhana/RS. A área de trabalho é a Educação Matemática na escola. O objetivo é investigar as percepções de professores pertencentes a um município do Vale do Paranhana/RS no que tange aos desafios e possibilidades do ensino da Matemática para bebês e crianças bem pequenas. A pesquisa é delineada qualitativa, aplicada, de cunho exploratório e trabalho de campo. Conclui-se que os professores realizam seus planejamentos de aula, procuram fazer formação continuada, trabalham a ludicidade para desenvolver as noções matemáticas e apresentam certa dificuldade em relacionar os conceitos matemáticos mais complexos com a faixa etária da etapa creche.</p> 2025-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Form@ção de Professores em Revista - Faccat https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/3761 ERROS DE DIGITAÇÃO EM NOTÍCIAS: A INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO DO LEITOR 2025-02-28T15:05:53-03:00 Claucia Ferreira da Silva claucia@faccat.br Dieila dos Santos Nunes dieilanunes@faccat.br <p>Este artigo tem como finalidade analisar o impacto de um erro de digitação na percepção dos leitores sobre o conteúdo de uma notícia publicada na página do Facebook do Jornal NH. A partir da análise de uma nota de chamada sobre uma operação da Polícia Civil, buscamos entender como um erro simples, como a troca de letras ou o esquecimento de uma letra, pode desviar a atenção do leitor do conteúdo principal para o erro em si. Utilizamos uma abordagem qualitativa, com foco na análise de discurso, para explorar os efeitos desse erro no processo de recepção e interpretação da informação. A pesquisa evidencia que a presença de um desvio linguístico pode comprometer a credibilidade da notícia, gerando desconfiança e distraindo o leitor do conteúdo relevante.</p> 2025-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Form@ção de Professores em Revista - Faccat https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/3762 Expediente 2025-02-28T15:42:31-03:00 Magnus Cesar Ody magnusody@faccat.br <p>Expediente</p> 2025-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Form@ção de Professores em Revista - Faccat https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/3763 Apresentação 2025-02-28T15:44:08-03:00 Magnus Cesar Ody magnusody@faccat.br <p>Apresentação</p> 2025-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Form@ção de Professores em Revista - Faccat