A ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ANO DE INCERTEZAS

Marlene Soder Ressler

Resumo


O presente estudo foi um trabalho proposto no Componente Curricular Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia, das Faculdades Integradas de Taquara, que ocorreu no primeiro semestre de 2020 em plena pandemia.  Teve como objetivo analisar e compreender como uma escola do Vale do Paranhana, por meio de sua gestão, se organizou para que alunos e professores pudessem dar sequência a seus estudos e a seus aprendizados, bem como saber como o professor e o gestor desse educandário têm se sentido diante desse processo vivenciado, com relação a mudanças advindas com a Covid 19. Por se tratar de uma pesquisa exploratória, foram entrevistados, pelo aplicativo Whatsapp, dois profissionais da educação, sendo um professor e um diretor de escola. Os dados coletados apontaram uma ideia da situação de incertezas e desafios que a escola está vivendo neste ano letivo de 2020. Após a análise do estudo, pode-se dizer que a escola precisa adaptar-se a esse novo modelo, integrando-se muito mais com as famílias. Além disso, o professor precisa mudar suas metodologias de ensino, utilizando diferentes estratégias tecnológicas, apontando que todos devem reinventar-se, diariamente

Referências


BARBOSA, Aída Linhares et al. A Gestão da Escola. Porto Alegre: Artmed Rede Pitágoras, 2004.

CUNHA, Maria Isabel. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Rev. Fac. Educ. vol. 23 n. 1-2. São Paulo. Jan./ Dez. 1997. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2020.

LUCK, Heloísa. A Gestão participativa na escola. Petrópolis, RJ. Ed. Vozes, 2008.

MARCHESI, Álvaro; GIL H. Carlos. Fracasso Escolar – uma perspectiva multicultural. Porto Alegre: ARTMED, 2004.

NÓVOA, Antonio. Diálogos- viagens pedagógicas-Mensagem de António Nóvoa. Disponível em: https://www.facebook.com/dialogosviagenspedagogicas/videos/mensagem-de-ant%C3%B4nio-n%C3%B3voa/693336394773962/>. Acesso em: 7 abr. 2020.

NÓVOA, Antonio. Aprendizagem não é saber muito. 2015. Disponível em:

PAROLIM, Isabel. As dificuldades de aprendizagem e as relações familiares. Fortaleza, 2003.

RESZKA, M. F. Angústia docente. In: FUHR, M.J. (org.) Sob a espada de Dâmocles – Relação dos professores com a docência e o ambiente de trabalho no ensino privado. Porto Alegre: Carta Editora, 2013.

SOUZA, Maria Ester do Prado. Família/Escola: A importância dessa relação no desempenho escolar. 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2020


Apontamentos

  • Não há apontamentos.