ARTICULAÇÃO, FORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA LICENCIATURA EM PSICOLOGIA PARA ASSESSORIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Camila Roberta Lahm Vieira

Resumo

Este artigo consiste em uma revisão teórica sobre as possibilidades de atuação do assessor pedagógico, na perspectiva da prática do estágio de ensino em Psicologia. O referido estágio ocorreu na condução de espaços de formação docente, com duração de dois semestres letivos consecutivos, junto a uma escola da rede privada de ensino. Diante da complexidade de demandas e das diferentes perspectivas do contexto educacional na atualidade, surgem variadas necessidades exigindo reflexão e atuação específicas por parte dos atores da cena escolar. Neste viés, a presença de um profissional que responda pela assessoria pedagógica da instituição pode representar uma ferramenta importante e significativa, oportunizando espaços e ações voltadas à formação da equipe institucional (professores, coordenadores, gestores); criação de grupos de trabalho e elaboração de projetos educacionais; estudo, revisão e/ou elaboração do Projeto Pedagógico Institucional; discussão e reflexão permanente das práticas pedagógicas entre coordenação e docentes; auxílio no planejamento e elaboração de materiais e de atividades educativas; acompanhamento do percurso de aprendizagem dos alunos e atendimento às famílias dos estudantes. Frente a isso, a atuação do psicólogo licenciado se mostra como um diferencial no contexto educacional, favorecendo as relações institucionais e os diferentes espaços e contextos de aprendizagem, contribuindo com a qualidade da educação.

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Publicado

2020-06-17

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Artigos