Vivendo a Ciência em saberes que se entrelaçam na prática interdisciplinar

Ana Teresinha Elicker, Tiele Janine Kaiser, Rosemari Lorenz Martins

Resumo


O tema do presente estudo é a reflexão do processo de ensino/aprendizagem em contexto formal de sala de aula com o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar envolvendo adolescentes, do nono ano, de uma escola do município de Rolante/RS.  O texto vivendo a Ciências em saberes que se entrelaçam na prática interdisciplinar é o relato do desenvolvimento dessa prática, onde estudou-se os passos para a elaboração de um projeto com a participação efetiva dos alunos em que a definição de metas e a escolha do tema de estudo, surgiu através de diálogos com os estudantes e esteve vinculado com a realidade deles. Com o objetivo geral de refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida por meio de um projeto em que os alunos foram os protagonistas e agentes de desenvolvimento das atividades que aconteceram em uma turma regular, em situação formal de aprendizagem. Essa prática contemplou a maioria das disciplinas do currículo escolar e obteve total aderência dos alunos que apresentaram bons resultados em produções de textos e em prática de pesquisa. 


Referências


AUTOR, 2018.

ANASTASIOU, L.G.C. A Ensinagem como desafio à ação docente. Revista Pedagógica- Unochapecó, ano 4, n. 8, jan/jun 2002.

BNCC. Base Nacional Comum Curricular. 2018

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Editora Artmed, 1999.

PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital. Entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre, RS: Grupo A, 2011.

PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro. José Olímpio, 2007.

POMBO, O. Interdisciplinaridade: ambições e limites. Lisboa: Relógio d’Água, 2004. Liinc em Revista, v.1, n.1, março 2005, p. 3-15. Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2019.

VASCONCELLOS, C. Planejamento Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico. 6. ed. São Paulo: Libertad, 1999.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.