Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Form@ção de Professores em Revista - Faccat é uma publicação semestral pelos cursos de História, Letras, Matemática e Pedagogia das Faculdades Integradas de Taquara - Faccat e objetiva refletir acerca das práticas de ensino nas mais diversas áreas de conhecimento, também relatando experiências docentes e discentes significativas e inovadoras tanto no Ensino Superior quanto na Educação Básica. Com isso, a publicação tem por propósito divulgar ideias, conceitos, revisões teóricas e práticas educacionais que compreendam o trabalho docente e discente na dinâmica ação-reflexão-ação, promovendo a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.
Aceitam-se, para avaliação, colaborações inéditas (originais) em português, inglês e espanhol.
A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial, garantindo o anonimato dos autores e, também, dos pareceristas em todo processo de avaliação.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos são submetidos à avaliação de dois pareceristas, provenientes de instituição diferente daquela do(s) autor(es), em um processo “cego”, no qual os trabalhos são analisados em relação aos seguintes aspectos:
    • Adequação do título ao conteúdo;
    • Estrutura da publicação;
    • Clareza e pertinência dos objetivos;
    • Metodologia;
    • Resultados e discussão;
    • Informações inteligíveis;
    • Citações e referências adequadas às normas técnicas adotadas pela revista, e
    • Pertinência à linha editorial da publicação.
Os pareceristas preenchem um formulário de parecer (encaminhado pelo Editor), aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias. Todo parecer incluirá sua fundamentação. Esse processo de avaliação inicial pode durar em média 3 (três) meses.
O processo de avaliação por pares preservará a identidade dos autores e suas afiliações.

Após pareceres da Comissão Editorial, o manuscrito é avaliado pelos editores que podem solicitar outros ajustes antes da aprovação final.
Em alguns casos, os editores podem ainda solicitar pareceres do Conselho Editorial antes da decisão pela aprovação ou rejeição do artigo.
Em caso de identificação de plágio no manuscrito, tanto pelos avaliadores como pelos editores, a submissão será rejeitada e arquivada e os autores informados. A decisão editorial é então comunicada ao(s) autor(es).

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Políticas de Ética

1. Normas gerais: os autores de trabalhos que se referem a pesquisas originais devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva sobre o seu significado. Dados complementares devem ser representados com precisão no artigo. O documento deve conter detalhes suficientes e referências que permitam que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis;

2. Originalidade e plágio: os autores devem garantir que as obras são inteiramente originais e se eles utilizam o trabalho e/ou textos dos outros que isso seja devidamente citado. Plágio em todas as suas formas constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável;

3. Publicação múltipla, redundante e simultânea: um autor não deve publicar manuscritos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em mais de um periódico. Enviar o mesmo manuscrito para mais de uma revista ao mesmo tempo e/ou publicar o mesmo artigo em mais de um periódico constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável;

4. Sobre as fontes: o trabalho de outros autores deve sempre ser reconhecido. Os autores devem citar as publicações que foram importantes na determinação da natureza do trabalho relatado. As informações obtidas em particular, como em uma conversa, correspondência, ou discussão com terceiros, não devem ser utilizadas ou relatadas sem a permissão explícita por escrito da fonte. As informações obtidas por meio de serviços confidenciais, tais como arbitragem manuscritos ou pedidos de bolsas, não devem ser utilizadas sem a permissão explícita por escrito do autor do trabalho envolvido nestes serviços;

5. Autoria: a autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação;

6. Divulgação e conflitos de interesses: todos os autores devem divulgar no manuscrito qualquer conflito financeiro ou de outra natureza que possa influenciar os resultados ou a interpretação de seu manuscrito. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas. Erros fundamentais em trabalhos publicados: quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado é obrigação do autor informar imediatamente aos editores da Revista e cooperar para corrigir o artigo.
Estamos empenhados em garantir que publicidade, reimpressão ou qualquer outra fonte de receita comercial não tenha qualquer impacto ou influência sobre as decisões editoriais. Nossos artigos possuem avaliação “cega” para garantir a qualidade da publicação científica.

* Esta declaração se baseia nas recomendações da Elsevier e no Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics - COPE.