A PERCEPÇÃO DOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE DO VALE DO PARANHANA/RS E DE SÃO FRANCISCO DE PAULA/RS SOBRE A CONTABILIDADE DIGITAL

Autores

  • Emilaine Kullmann dos Santos
  • Juliano Konzen

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a percepção dos escritórios de contabilidade do Vale do Paranhana/RS e de São Francisco de Paula/RS sobre a contabilidade digital. Dados coletados através de um questionário eletrônico composto por 46 afirmações fechadas e de múltipla escolha, possibilitaram identificar as vantagens, desvantagens, o impacto da contabilidade digital sobre a forma de atuação e qual o nível de adoção e dificuldades enfrentadas na implantação da contabilidade digital pelos escritórios de contabilidade. Os resultados apontam que, na opinião dos escritórios de contabilidade, a contabilidade digital proporcionará vantagens para escritórios e clientes. Para os escritórios principais vantagens são o aumento da produtividade, crescimento e maior qualidade dos serviços prestados. Crescimento e aumento da lucratividade foram as vantagens mais citadas para os clientes. Os escritórios discordam que serão extintos ou se tornarão menos importantes com o advento da contabilidade digital. Concordam que para se manterem competitivos necessitam de uma gama maior de conhecimentos e que sua atuação deverá ser mais técnica, como foco na eficiência e lucratividade dos clientes. Finalmente, os escritórios de contabilidade concordam que a contabilidade digital é uma realidade. A complexidade do sistema tributário brasileiro, a falta de recursos dos clientes para custear a estrutura básica e a falta de visão sobre os benefícios da contabilidade digital por parte dos funcionários e clientes são os principais entraves para a implantação dessa tecnologia pelos escritórios de contabilidade.

Referências

AMARO, Ana; PÓVOA, Andreia: MACEDO, Lúcia A arte de fazer questionários. 2004/2005. Disponível em: https://www.feis.unesp.br/Home/DTADM/STDARH/EquipedeDesenvolvimento/educacaosaude/documentos/pesquisa/estatistica/escalas.doc. Acesso em: 10 abr. 2019.

BARBOSA, Cinthia Borchardt.:KIISTER, Michelle Barcellos.: MORAU, Rayane de Souza. O avanço da contabilidade e a evolução do profissional contábil. Estudo de Caso: nos escritórios de contabilidade dos municípios de Nova Venécia e São Gabriel da Palha. Trabalho de Conclusão do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Capixaba de Nova Venécia. 2011.

BARBOSA, Heberson. O que é Contabilidade Online e como ela está transformando o mercado contábil? 18 mar, 2019 Disponível em: https://conube.com.br/blog/o-que-e-contabilidade-online//. Acesso em: 23 mar. 2019.

COMO a contabilidade digital pode ajudar meu negócio. Segura contabilidade, 2019. Disponível em: https://seguracontabilidade.com/contabilidade-digital/. Acesso em: 31 mar. 2019.

CONHEÇA a origem e a historia da contabilidade. Rede Jornal Contábil, 26 mar. 2017. Disponível em: https://www.jornalcontabil.com.br/conheca-origem-e-historia-da-contabilidade/. Acesso em: 31 mar. 2019.

CONTABILIDADE Digital: O guia completo. Rede Jornal Contábil, 31 jul. 2017. Disponível em: https://www.jornalcontabil.com.br/contabilidade-digital-o-guia-completo/. Acesso em: 31 mar. 2019.

CONTABILIDADE digital: o que o GestãoClick pode fazer por você, contador? GestãoClick, 2019. Disponível em: https://gestaoclick.com.br/blog/contabilidade-digital. Acesso em: 23 fev.2019.

CONTABILIDADE Digital: Por que todos esão falando dela?. Gestão Contabilidade, 29 jan. 2019. Disponível em https://gestaocont.com.br/contabilidade-digital/. Acesso em 23 mar. 2019.

CORRÊA, Luiz. Você sabe o que é Contabilidade Digital? – por Luiz Corrêa. 21 nov. 2018. Disponível em: https://contadores.contaazul.com/blog/voce-sabe-o-que-e-contabilidade-digital. Acesso em 23 fev. 2019.

DIEHL, Astor Antônio; TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em ciências sociais aplicadas. Métodos e Técnicas. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004.

DREHER, Cristiane Muller. Se correr o leão pega, se ficar o SPED come. Revista acontecer – informativo da CDL Igrejinha e Três Coroas. Ano VI n° 18. Maio e agosto de 2014. Distribuição CDL.

EDDINGTON, Arthur S. La filosofia de la ciência física. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 1946.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FRANCO, Hilário. Contabilidade geral. 23. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

FREITAS, Cristiano. Contabilidade online: como funciona e para quais empresas ela serve. 05 jul. 2016. Disponível em: http://syhus.com.br/2016/07/05/contabilidade-online-como-funciona/. Acesso em: 23 fev. 2019.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6.ed. São Paulo: Editora S.A. Atlas, 2009.

IZIDORO, Cleyton. Análise e Pesquisa de Mercado. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

JUNG, Carlos Fernando. Metodologia para pesquisa e desenvolvimento. Aplicada a novas tecnologias, produtos e processos. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2004.

LAURIA, Marcelle. O que é Contabilidade online? 27 mar. 2014. Disponível em: https://agilize.com.br/blog/contabilidade-online/o-que-e-contabilidade-online/. Acesso em: 08 out 2019

LOMBARDO, Marcelo; DUARTE, Roberto Dias. Contabilidade Online x Contabilidade Digital. Disponível em: https://robertodiasduarte.com.br/Contabilidade-Online-x-Contabilidade-Digital.pdf. Acesso em: 09 fev.2019.

MANES, Gabriel. Contabilidade digital: o guia completo. 18 abr. 2018 Disponível em: https://contadores.contaazul.com/blog/contabilidade-digital. Acesso em: 09 fev.2019.

MANES, Gabriel. Como seu escritório de contabilidade pode se transformar em uma empresa contábil? 11 abr. 2018 Disponível em: https://contadores.contaazul.com/blog/empresa-contabil. Acesso em: 04 nov. 2019

MARION, Jose Carlos. Contabilidade Básica. 8. Ed. São Paulo: Atlas S.A., 2009.

NUNES, Maria Ivanusia, CUNHA, Marcos Antônio. Estudo exploratório sobre as principais alterações ocorridas na escrituração contábil com o advento da informática junto a contabilistas do distrito federal. Artigo: Universidade Católica de Brasilia, Brasilia, 2005.

OLIVEIRA, Antonio Benedito Silva. Métodos e Técnicas de pesquisa em Contabilidade. São Paulo: Saraiva. 2003.

OLIVEIRA, Edson. Contabilidade informatizada: Teoria e prática. 2. Ed. São Paulo. Atlas. 1997.

OLIVEIRA, Ronaldo Valim de. Especialista em maquinas de Escrever. Disponível em: http://www.maquinasantigasdeescrever.com.br/historia.html. Acesso em: 15 mar 2019.

O QUE FAZ um contador? Guia da Carreira, 2019. Disponível em: https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/o-que-faz-um-contador/. Acesso em 04 nov. 2019

OS EMPREGOS mais ameaçados pela tecnologia nos próximos anos. Época negócios. 29 jan. 2018. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2018/01/os-empregos-mais-ameacados-pela-tecnologia-nos-proximos-anos.html. Acesso em: 30 mar. 2019.

PALHARES, Antônio: RODRIGUES, Laercio de Castro. Introdução a Contabilidade. São Paulo: Scipione, 1990.

PIRES, M.A.A.; MARQUES, V.A. Elementos Estruturais da Teoria das Funções Sistemáticas. Revista Contabilidade e Informação. Editora UNIJUI, n.27, p.3-24. Jul/Dez.; 2007.

PODOREZE, Clóvis Luis. Contabilidade Gerencial: Um enfoque em sistema de informação contábil. 3 ed. São Paulo: Atlas S.A., 2000.

ROVEDA,Vinicius. A evolução do contador: de guarda-livros à consultor de negócios. 02 mai. 2018. Disponível em: https://contadores.contaazul.com/blog/a-evolucao-do-contador-de-guarda-livros-a-consultor-de-negocios. Acesso em: 09 out. 2019.

SÁ, Antônio Lopes de. História geral da contabilidade no brasil. Brasilia: Conselho Regional de Contabilidade: 2008.

SÁ, Antônio Lopes de. Introdução às Ciências Contábeis. São Paulo: Tecnoprint, 1997.

SÁ, Antônio Lopes de. Teoria da Contabilidade. São Paulo. Editora Atlas S.A. 2010.

SCHMIDT, Paulo. História do pensamento contábil. Porto Alegre: Bookman, 2000.

SCHUTZER, Elisabeth.: PEREIRA, Neócles.: Sistemas de Informação. Gestão Agroindustrial, Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais – GEPAI. SÃO Paulo: Atlas, 1999.

VANTAGENS da tecnologia em nuvem e como ela pode salvar sua empresa. GoCache next-gen CDN, 03 mai,2018. Disponível em: https://www.gocache.com.br/dicas/vantagens-da-tecnologia-em-nuvem/. Acesso em: 31 mar. 2019.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Edição

Seção

Artigos