A (i)materialidade dos Caminhos de Jacobina: a produção dos espaços turísticos da cidade através dos lugares de memória

Autores

  • Daniel Luciano Gevehr

DOI:

https://doi.org/10.26767/81

Resumo

O artigo analisa as representações simbólicas construídas sobre o conflito Mucker (Colônia Alemã de São Leopoldo, 1868-1874) e como essas se manifestam materialmente nos diferentes espaços que procuram lembrar dos fatos e personagens que marcaram a história do conflito. Detemo-nos, aqui, na análise do processo que envolve a produção e a difusão de representações sobre o episódio e que acabaram se materializando na construção de diferentes lugares de memória, localizados em diferentes espacialidades do atual município onde ocorreu o conflito, que é Sapiranga (RS). Pretendemos discutir os diferentes condicionantes e propósitos que estiveram presentes nessa construção e como esses foram alvo de (re)interpretações em diferentes épocas, produzindo, assim, os imaginários sociais sobre o episódio em questão. Discute-se, ainda, a relação da produção desses lugares de memória, que lembram dos Mucker, com o propósito de desenvolver o turismo, a partir da criação dos Caminhos de Jacobina, que apresenta aos visitantes os lugares que buscam perpetuar a(s) memória(s) construídas - e muitas vezes impostas - sobre os Mucker.

Referências

ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de. Videiras de cristal: o romance dos Muckers. 5. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1997.

CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1990.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Unesp, 2001. DOMINGUES, Moacyr. A Nova Face dos Muckers. São Leopoldo: Rotermund, 1977.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.

JODELET, Denise (Org.) As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001.

MENESES, José Newton Coelho de. História e Turismo Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

NORA, Pierre. Entre memória e história. A problemática dos lugares. Projeto História. Revista do Programa de Pós-graduação em História e do Departamento de História PUCSP, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.

PEDRO, Joana Maria. Mulheres do sul. In: DEL PRIORI, Mary (Org). História das mulheres no Brasil. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. O imaginário da cidade. Visões literárias do urbano. Paris, Rio de Janeiro, Porto Alegre. Porto Alegre: UFRGS, 2002.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPIRANGA. Caminhos de Jacobina. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2013.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Edição

Seção

Artigos