Economia criativa e desenvolvimento: um estudo do Grupo Canção Nova em Cachoeira Paulista/SP

Autores

  • Bruno Nascimento Vieira Da Cunha
  • Monica Franchi Carniello
  • Edson Trajano Vieira

DOI:

https://doi.org/10.26767/1582

Resumo

Economia Criativa é um conceito contemporâneo e se apresenta como fonte de geração de atividade econômica na perspectiva do desenvolvimento regional. O artigo visa analisar como surgiu e se organiza a Economia Criativa no Grupo Canção Nova em suas ações, atividades, produtos, serviços e profissionais criativos no município de Cachoeira Paulista/SP. Estabelecida em um ambiente tradicional, pouco urbanizado e não populoso, de marcante presença religiosa histórica, não multicultural e de baixa pluralidade, o Grupo Canção Nova em Cachoeira Paulista representa uma forma diversa ao relatado até então pela literatura. A metodologia contemplou pesquisa documental, coleta de dados qualitativos por meio de entrevistas em profundidade com profissionais criativos do Grupo Canção Nova. Foram considerados também dados de registros documentais de marcas e direitos autorais, e comparados com os dados qualitativos das entrevistas e levantados dados do mapeamento de Economia Criativa no município, realizado pela FIRJAN entre os anos de 2004 a 2015. Os resultados demostram a aproximação do Grupo Canção Nova com o conceito de indústria criativa. A análise demonstrou que houve contribuição para o desenvolvimento nas dimensões econômica e social do município, seja por meio da própria Economia Criativa do Grupo, seja pelo suporte que esta representa às atividades sociais.

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Publicado

2019-12-20

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Artigos