https://seer.faccat.br/index.php/administracao/issue/feed Revista de Administração de Empresas Eletrônica - RAEE 2024-12-16T15:50:35-03:00 Prof. Gerson Luis Schneider gersonschneider@faccat.br Open Journal Systems <div class="apresenta"> <p><span style="font-size: 10pt;">A Revista de Administração de Empresas Eletrônica - RAEE é um periódico que tem por finalidade divulgar os resultados de pesquisas científicas das áreas de administração, ciências contábeis, economia e afins. (ISSN 2446-9955) </span></p> </div> https://seer.faccat.br/index.php/administracao/article/view/3684 A INFLUÊNCIA DO MARKETING DIGITAL NA PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO CANAL DE COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA FAMILIAR DO RAMO ALIMENTÍCIO NO MUNICÍPIO DE TAQUARA/RS . 2024-12-16T13:21:18-03:00 Fernanda Gabriela Waschburger fernandawaschburger@sou.faccat.br Gerson Luis Schneider gersonschneider@faccat.br <p>O marketing digital é muito utilizado nas redes sociais pelas empresas para a divulgação de seus produtos ou serviços, com a finalidade de conquistar futuros clientes e fidelizar os que já são. Com isso, fala-se sobre a utilização das redes sociais como canal de comunicação. Este artigo tem como objetivo geral analisar a percepção dos consumidores sobre a influência do marketing digital nas redes sociais <em>WhatsApp, Facebook </em>e<em> Instagram</em> como canal de comunicação em uma empresa familiar do ramo alimentício, bem como verificar essas percepções dos consumidores ativos, avaliar a forma de divulgação dos produtos alimentícios nas redes sociais para a venda e identificar as redes sociais que são mais utilizadas pelas empresas concorrentes no município de Taquara/RS. Para a pesquisa, foi utilizada uma abordagem qualitativa, através de uma entrevista estruturada. Os resultados apontam que a divulgação dos produtos alimentícios nas redes sociais é de tamanha importância, tanto para empresas quanto para consumidores, e a comunicação no meio digital permite maior interatividade, tornando-se rápida e prática.</p> 2024-12-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Administração de Empresas Eletrônica - RAEE https://seer.faccat.br/index.php/administracao/article/view/3687 A PERCEPÇÃO DE GESTORES E COLABORADORES SOBRE AS AÇÕES DE ENDOMARKETING E A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA 2024-12-16T13:40:05-03:00 Morgana Dias Hanzen morganahanzen@sou.faccat.br Gerson Luís Schneider gersonschneider@faccat.br <p>Visto que, o mundo corporativo está em constante evolução e as relações humanas estão cada vez mais fortes nesse meio, as ferramentas de gestão também acompanharam essa evolução e sofreram melhorias para que o colaborador e a empresa fiquem cada vez mais próximos, alinhando os objetivos profissionais do indivíduo com os objetivos estratégicos da empresa. Em busca desse sincronismo entre empresa e colaborador, o endomarketing ou marketing interno, aliado com uma comunicação interna eficiente, são ferramentas valiosas para o engajamento e comprometimento de ambas as partes. Este estudo tem como objetivo avaliar o grau de conhecimento e satisfação dos gestores e colaboradores das áreas administrativas quanto às ações de endomarketing e seus benefícios, aliados à importância da comunicação interna na empresa Calçados Marte Ltda,/RS. Quanto à metodologia, optou-se por uma pesquisa exploratória e descritiva, baseados em um estudo de caso e uma pesquisa bibliográfica. O instrumento para coleta de dados foi um questionário estruturado com 9 perguntas em escala de Likert, utilizando-se do método quantitativo e estatístico para quantificar e analisar os dados obtidos na pesquisa. O questionário foi respondido por 34 participantes. Os resultados evidenciaram que, de forma geral, a empresa está atendendo as necessidades pessoais e profissionais dos seus colaboradores, mas que ainda há uma pequena parcela que precisa ser motivada e engajada.</p> 2024-12-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Administração de Empresas Eletrônica - RAEE https://seer.faccat.br/index.php/administracao/article/view/3692 ATUALIZAÇÃO EM SISTEMA DE SOFTWARE PARA CONTROLE EM EMPRESA DE TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS 2024-12-16T13:53:16-03:00 João Batista dos Santos Soares joaosoares@sou.faccat.br Leila Maria Bischoff leilamariabischoff@gmail.com <p>O presente artigo tem por finalidade acompanhar e descrever o processo de implementação de software em setor de logística, em uma empresa de transporte coletivo de passageiros. As implementações de software nas organizações têm se tornado algo comum. Frente a isso, o presente estudo tem entre seus objetivos, acompanhar os efeitos que esta implementação trará ao setor de logística e aos setores que estarão se comunicando com a logística através das informações decorrentes da utilização deste novo programa. Assim o pesquisador buscou definir alguns temas que foram considerados importantes para o processo de implementação e desenvolvimento da pesquisa, tais como: planejamento, mudanças, implementação, treinamentos, avaliação e validação. A partir destas definições, o presente artigo buscou responder: Como as mudanças e/ou atualizações deverão ocorrer para que o objetivo da implementação seja alcançado? Para encontrar a resposta desejada, de maneira metodológica o presente estudo fez uso de pesquisa bibliográfica, através de análise de livros e artigos que tratam o tema pesquisado, disponíveis em sites especializados e/ou biblioteca física e online. Para fechamento do contexto, utilizou-se a aplicação de entrevista com pauta como instrumento, para coleta de dados entre aos envolvidos no processo de implementação.</p> 2024-12-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Administração de Empresas Eletrônica - RAEE https://seer.faccat.br/index.php/administracao/article/view/3694 ESTUDO DE CASO SOBRE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES EM LOJAS DE INFORMÁTICA NO NOROESTE DE MINAS GERAIS 2024-12-16T14:00:42-03:00 Isabella Lopes Gomes isabellallopesgomes@hotmail.com Gevair Campos javas1989@gmail.com <p>A fidelização de clientes representa um aspecto crucial para qualquer organização, independentemente do setor em que atua. Além de promover a recorrência dos clientes, ela se revela uma eficaz estratégia de marketing, uma vez que clientes satisfeitos tendem a recomendar a empresa a amigos e familiares. Este estudo visa investigar a satisfação e fidelização dos clientes em relação aos produtos e serviços oferecidos por uma loja de informática. Utilizando métodos de pesquisa exploratória e bibliográfica, com abordagem quantitativa e qualitativa, foi realizada uma pesquisa com 166 entrevistados durante o mês de outubro do presente ano. Os resultados obtidos junto aos clientes de uma loja de informática em Unaí-MG indicam que a maioria está satisfeita com o atendimento dos vendedores da empresa, tendo realizado compras repetidas e percebendo transmissão de confiança durante a abordagem.</p> 2024-12-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Administração de Empresas Eletrônica - RAEE https://seer.faccat.br/index.php/administracao/article/view/3695 GESTÃO DA QUALIDADE: ANÁLISE DAS DEVOLUÇÕES EM UMA EMPRESA DO SETOR DE METALIZAÇÃO NO VALE DO PARANHANA – RS 2024-12-16T14:19:02-03:00 Richard Sperb Reis richardreis@sou.faccat.br Dilani Silveira Bassan dilanib@faccat.br <p>Esta pesquisa aborda a gestão de qualidade que tem por objetivo alcançar a eficiência na produção de um produto ou serviço, de forma que consiga se adaptar às exigências que o mercado estabelece para satisfazer as necessidades dos clientes. Busca-se, desta forma, responder a seguinte questão: Quais as principais causas de devolução de produtos na empresa do setor metalização situada no Vale do Paranhana/RS que afetam a qualidade? O objetivo geral da pesquisa visa analisar os principais motivos de devolução que afetam a qualidade, entre eles, os três objetivos específicos, que são diagnosticar os setores e clientes que estão com mais reclamações de devolução, identificar as causas de devolução de produtos na empresa estudada e analisar os resultados a partir das ferramentas da qualidade para obter informações sobre as devoluções da empresa. Desta forma, foram usados os diagramas de Pareto e Ishikawa (6M’s) para validar a pesquisa com a finalidade de visualizar os processos falhos, reduzindo desperdícios e gastos desnecessários em prol de melhores resultados financeiros. A pesquisa é um estudo de caso, bibliográfico, documental e exploratório, que utilizando dados secundários. Na busca por resultados e de se obter respostas para os objetivos citados, concluiu-se que os setores comerciais e de injeção foram os que mais impactaram financeiramente a empresa, tendo como principais causas pelo setor comercial, “acordo comercial” e “ajuste fiscal”, e pelo setor de injeção “inserto/peças trincando”, “peças manchadas” e “furos obstruídos”. Desta forma, conseguiu-se obter as respostas para objetivos estabelecidos.</p> 2024-12-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Administração de Empresas Eletrônica - RAEE https://seer.faccat.br/index.php/administracao/article/view/3696 GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS: ANÁLISE DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS COMO UM DIFERENCIAL COMPETITIVO APLICADO EM UMA EMPRESA FAMILIAR DE PEQUENO PORTE LOCALIZADA NA CIDADE DE SAPIRANGA/RS 2024-12-16T14:34:14-03:00 Luísa Andressa Backes luisa.backes@sou.faccat.br Gerson Luís Schneider gersonschneider@faccat.br <p>Este artigo tem como tema a Gestão Estratégica de Pessoas: Análise da Gestão Estratégica de Pessoas como um diferencial competitivo aplicado em uma empresa familiar de pequeno porte localizada na cidade de Sapiranga/RS, um modelo de gestão que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado devido ao seu papel fundamental nas tomadas de decisões e diferencial competitivo. Obtém como problema central identificar quais medidas estratégicas são mais adequadas para a empresa Calçados Ana Luana a fim de tornar seu setor de Gestão de Pessoas mais estratégico, e assim, fazer com que a empresa se torne mais competitiva. A pesquisa se baseou em um estudo de caso único, se trata de uma pesquisa qualitativa, por meio de uma entrevista estruturada com os gestores da empresa e colaboradores do setor administrativo, contabilizada através de uma análise interpretativa. A entrevista é composta por dois blocos, no primeiro trata apenas do perfil do entrevistado e no segundo bloco é composto por oito questões que abrangem o assunto de Gestão Estratégica de Pessoas em relação a empresa pesquisada. Foram avaliados e contabilizados o total de cinco entrevistas aplicadas entre direção e colaboradores do setor administrativo, sendo que a amostra foi não probabilística intencional. Por fim, é possível concluir que após a aplicação das entrevistas houve uma maior tendência à concordância à implantação da Gestão Estratégica de Pessoas, através de práticas e políticas previamente indicadas pelos colaboradores entrevistados.</p> 2024-12-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Administração de Empresas Eletrônica - RAEE https://seer.faccat.br/index.php/administracao/article/view/3697 MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS E OS IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 2024-12-16T14:50:08-03:00 Sthefânia Magalhães Martins sthefaniamartins@ufcat.edu.br Edson Arlindo Silva edsonarlindosilva@gmail.com <p>Devido à conjuntura de incertezas causadas tanto pelo cenário pandêmico causado pelo COVID-19, quanto pelas constantes exigências do meio empresarial, os microempreendedores têm a necessidade de obter respostas rápidas e concisas para que seus negócios possam se manter lucrativos. O presente trabalho tem como objetivo identificar os efeitos da Pandemia da COVID-19 nas atividades rotineiras dos microempreendedores individuais. As formas metodológicas aplicadas neste estudo tiveram como base uma pesquisa com abordagem qualitativa, na qual foi realizada uma revisão bibliográfica em que foram utilizados artigos publicados em revistas, jornais acadêmicos e congressos, e também monografias, teses e dissertações, encontrados através de pesquisas no Google Acadêmico, SPELL e Scielo, dentre outros de natureza acadêmico-científica. Diante disso, o trabalho preliminarmente obteve informações e dados inerentes aos impactos da COVID-19 no contexto social e econômico do Brasil. Os resultados encontrados em associação com as considerações finais deste estudo buscaram auxiliar microempreendedores que pretendem entender mais o cenário do mercado (antes, durante e pós pandemia da COVID-19) e suas situações adversas, proporcionando mais segurança e confiança para desenvolver as atividades empresariais em curso.</p> 2024-12-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Administração de Empresas Eletrônica - RAEE https://seer.faccat.br/index.php/administracao/article/view/3698 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E COMUNICAÇÃO NO SETOR DE AVIAÇÃO CIVIL: O PAPEL DO PÓS-VENDA E DA ANAC NA SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR 2024-12-16T14:56:44-03:00 Franciele Orlandi fran.orlandi2@gmail.com Greice Sansão Araldi greicearaldi@gmail.com <p>O artigo aborda a prestação de serviços no setor aéreo, na comunicação das companhias aéreas e na etapa de pós-venda, com destaque para a efetivação da satisfação e fidelização dos consumidores. Apresenta uma visão ampla do setor de Aviação Civil, a complexidade das operações e às demandas dos consumidores por transparência, agilidade e direitos de suporte em situações críticas, como cancelamentos e alterações de voos. Nesse contexto, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emerge como uma instituição reguladora essencial no estabelecimento de diretrizes para assegurar os direitos dos consumidores e a qualidade dos serviços prestados. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica exploratória, utilizando-se de bibliografias de estudiosos e especialistas da área. O artigo contribui para o entendimento da importância dos serviços e comunicação no setor de aviação e do papel regulador na garantia de experiências positivas para os consumidores.</p> 2024-12-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Administração de Empresas Eletrônica - RAEE https://seer.faccat.br/index.php/administracao/article/view/3699 PROPOSTA DE MELHORIAS NO ESTOQUE DA EMPRESA COOPERATIVA AGROINDUSDRIAL ALFA EM PORTO UNIÃO-SC 2024-12-16T15:05:49-03:00 Ana Paula da Silva Yamauti prof.anapaula@uniuv.edu.br <p>Com o crescimento da produção do setor agropecuário brasileiro ao longo das últimas décadas acarretou em aumento quantitativo dos seus <em>commodities</em> essencialmente na produção de alguns grãos. Esse aumento da produção gerou também uma elevação da procura por locais adequados para que seja feito o armazenamento da produção. Este trabalho tem por finalidade apresentar conceitos da área de estoque e armazenagem como: definições, sistemas, tipos, métodos, entre outros. Apresenta-se como método de pesquisa um estudo de caso, de abordagem qualitativa e com técnica de observação. O setor de estoque necessita de muito cuidado, pois se trata do local onde são armazenadas as mercadorias e ter esse setor organizado e com espaço adequado é essencial para todas as organizações, no qual, os colaboradores terão fáceis acesso as mercadorias, resultando em mais facilidade para atender os clientes e os entregadores. Diante disso, questiona-se: a cooperativa possui uma gestão de estoque adequada para resolver problemas como: a falta de organização, a troca de mercadorias, dificuldade na locomoção de paletes e falta de espaço físico, para facilitar o serviço e obter melhores resultados? Objetivando propor ideias de melhorias quanto à resolução dos problemas apresentados, afim de melhorar a questão do armazenamento e obtendo maior espaço físico para o estoque. Por fim, estas melhorias poderão gerar mais eficiência e organização das mercadorias.</p> 2024-12-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Administração de Empresas Eletrônica - RAEE https://seer.faccat.br/index.php/administracao/article/view/3700 FACTORING: FUNCIONALIDADES, VANTAGENS, LIMITAÇÕES E ASPECTOS LEGAIS 2024-12-16T15:13:17-03:00 Rafael Godinho Alves rafaelalves@sou.faccat.br José Eduardo Zdanowicz profeduardoz@hotmail.com <p>A atividade desenvolvida pela <em>factoring </em>vem ao encontro do alcance aos recursos financeiros de forma menos burocrática e com menos garantias do que as exigidas pelos bancos. Atualmente, as pequenas e médias empresas por não disporem do auxílio financeiro necessário, a fim de viabilizar a captação do capital de giro, apresentam dificuldades quanto a estabilidade, segurança e desenvolvimento das atividades exercidas. O objetivo dessa pesquisa é explicar a atuação da empresa de <em>factoring</em>, em seus aspectos teóricos e práticos, como uma alternativa das pequenas e médias empresas na busca do capital para a continuidade das suas atividades operacionais, de forma mais ágil e menos burocrática. A partir desse contexto sobre as dificuldades das pequenas e médias empresas em captar recursos financeiros, junto ao Sistema Financeiro Nacional, o estudo busca delinear quais são as vantagens e limitações da parceria com as <em>factorings</em>, de forma a viabilizar um potencial crescimento, agregando valor tanto para as empresas, como para o desenvolvimento da atividade de <em>factoring </em>e seus reflexos na economia e na sociedade.</p> 2024-12-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Administração de Empresas Eletrônica - RAEE