https://seer.faccat.br/index.php/administracao/issue/feedRevista de Administração de Empresas Eletrônica - RAEE2025-12-16T13:40:36-03:00Prof. Gerson Luis Schneidergersonschneider@faccat.brOpen Journal Systems<div class="apresenta"> <p><span style="font-size: 10pt;">A Revista de Administração de Empresas Eletrônica - RAEE é um periódico que tem por finalidade divulgar os resultados de pesquisas científicas das áreas de administração, ciências contábeis, economia e afins. (ISSN 2446-9955) </span></p> </div>https://seer.faccat.br/index.php/administracao/article/view/4228A SUCESSÃO FAMILIAR NA AGRICULTURA NO RAMO DA VITICULTURA: 2025-12-15T14:10:58-03:00Scheyla Tais Silva dos Santosscheyla@sou.faccat.brLuiz Fernando Costa Nevesfneves@sou.faccat.br<p>Neste trabalho será exposto a história da viticultura no Brasil e como se sucedeu a administração das agroindústrias ao longo dos anos demonstrando de que maneira a sucessão familiar contribuiu para o crescimento desta cultura, gerando uma economia para a região e expandindo os locais para a expansão do turismo.<br>O estudo analisa a evolução da Vinícola Sbardelotto, um empreendimento familiar iniciado em 1958 em Rolante, Rio Grande do Sul. O estudo foca na transição de uma produção artesanal para um negócio formal e competitivo, apoiado por assistência técnica e integração comunitária. A pesquisa destaca o planejamento sucessório estruturado, que traz uma visão estratégica e de inovação sem comprometer a essência artesanal. Este estudo enfatiza o impacto da agricultura familiar legalizada na economia local e o papel do enoturismo na promoção da marca e no fortalecimento da identidade cultural.<br>Palavras-chave: Sucessão Familiar. Agricultura. Desenvolvimento. Viticultura.<br>ABSTRACT</p> <p>This work will expose the history of viticulture in Brazil in general, what happened in the administration of the agroindustry over the years and how family succession contributed to the growth of this culture, generating an economy for the region and expanding the locations to the expansion of tourism.<br>This work analyzes the evolution of Vinícola Sbardelotto, a family enterprise started in 1958 in Rolante, Rio Grande do Sul. The study focuses on the transition from artisanal production to a formal and competitive business, supported by technical assistance and community integration. The research highlights structured succession planning, which brings a strategic and innovative vision without compromising the artisanal essence. This study emphasizes the impact of legalized family farming on the local economy and the role of wine tourism in promoting the brand and strengthening cultural identity.</p>2025-12-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Administração de Empresas Eletrônica - RAEEhttps://seer.faccat.br/index.php/administracao/article/view/4222ÁREA DE COMPRAS SUA IMPORTÂNCIA E DESAFIOS DO FUTURO: 2025-12-09T19:46:47-03:00Jeferson de Melo Carvalhojcarvalho@sou.faccat.brLuiz Fernando Costa Nevesfneves@faccat.br<p>O estudo explora a gestão de compras como um fator estratégico e crucial para a competitividade em uma indústria calçadista de Três Coroas/RS, evidenciando sua transição de uma função operacional para um papel essencial na cadeia de suprimentos. Por meio de pesquisa com os principais gestores, o trabalho identifica oportunidades para otimizar estoques e reduzir o <em>lead time</em>, visando maior eficiência e rapidez no atendimento à demanda do mercado. O artigo também destaca o papel da tecnologia, como sistemas ERP e monitoramento por sistema de radiofrequência (RFID), para modernizar a gestão de compras. Tais ferramentas integram dados entre setores e fornecedores, permitindo maior precisão no controle de estoques e previsão de demandas, além de automatizar tarefas e reduzir erros operacionais. Essa automação contribui para um planejamento mais estratégico, alinhado às exigências de um mercado dinâmico e em constante mudança. Em síntese, a pesquisa revela que a adoção dessas práticas transforma a cadeia de suprimentos em um sistema mais ágil, robusto e resiliente, com uma capacidade superior de resposta a desafios e oportunidades do mercado. Esse aprimoramento coloca a empresa em uma posição estratégica para competir de forma proativa em um ambiente de constantes mudanças, permitindo alinhar eficiência operacional com inovação e flexibilidade. Após este estudo, percebe-se a real necessidade de aproximar as áreas e investir fortemente em novas tecnologias e automação do setor, o que possibilita aos profissionais da área colocarem força em negociar e achar novas possibilidades de fornecimento, que deve ser o principal foco do departamento de compras.</p> <p><strong> </strong><strong>Palavras-chave: </strong>cadeia de suprimentos<em>;</em> <em>lead time</em>; estoques; relacionamento com fornecedores; compliance.</p>2025-12-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Administração de Empresas Eletrônica - RAEEhttps://seer.faccat.br/index.php/administracao/article/view/4237O reaproveitamento da reciclagem: 2025-12-15T15:54:39-03:00Gerson Luís Schneidergerson.schneider77@gmail.com<p>A transição para a economia circular e a gestão de resíduos sólidos urbanos impõem desafios estratégicos às cooperativas de reciclagem, que frequentemente descartam rejeitos com potencial de reutilização por limitações estruturais. Diante disso, este estudo apresenta um plano de negócios para uma cooperativa no Rio Grande do Sul, focado na industrialização desses rejeitos para a produção de um pavimento ecológico (paver), uma alternativa sustentável e mais acessível ao paver de concreto tradicional. A metodologia consistiu na elaboração de um plano de negócios abrangente, que incluiu análise de mercado, projeções financeiras e avaliação da viabilidade técnica, operacional e mercadológica. Os resultados demonstraram uma sólida viabilidade financeira e mercadológica para o produto, destacando seu potencial competitivo pelo apelo ambiental e custo-benefício. Contudo, o estudo identificou a necessidade de um elevado investimento inicial para a aquisição de maquinário industrial específico, o que, no momento da pesquisa, inviabilizou a implementação imediata do projeto. Conclui-se que, apesar da validação da proposta de valor e do potencial de impacto socioambiental e econômico positivo, a superação da barreira do capital de investimento inicial é crucial para a concretização desta iniciativa de agregação de valor ao rejeito.<br>Palavras-chave: Cooperativas, Reciclagem, Plano de negócios, Economia Circular</p> <p>The transition to a circular economy and the management of municipal solid waste pose strategic challenges for recycling cooperatives, which often discard residues with reuse potential due to structural constraints. In this context, this study presents a business plan for a cooperative in Rio Grande do Sul, focused on industrializing these residues to produce an ecological pavement block (paver), a sustainable and more affordable alternative to the traditional concrete paver. The methodology consisted of developing a comprehensive business plan that included market analysis, financial projections, and an assessment of technical, operational, and market feasibility. The results demonstrated strong financial and market viability for the product, highlighting its competitive potential due to its environmental appeal and cost-effectiveness. However, the study identified the need for a high initial investment to acquire specific industrial machinery, which, at the time of the research, rendered immediate implementation of the project unfeasible. It is concluded that, despite the validation of the value proposition and the potential for positive socio-environmental and economic impact, overcoming the barrier of initial investment capital is crucial for the realization of this value‑adding initiative for residue.<br>Keywords: Cooperatives, Recycling, Business plan, Circular Economy.</p>2025-12-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Administração de Empresas Eletrônica - RAEEhttps://seer.faccat.br/index.php/administracao/article/view/4230Construção e Investigação de Evidências de Validade de uma Escala de Habilidades de Líderes de Equipes Virtuais2025-12-15T14:26:26-03:00Eliane Almeida do Carmoeliane.carmo@fiocruz.brGardênia da Silva Abbadgardenia.abbad@gmail.comJuliana Legentil Ferreira Fariajulianalegentil@gmail.comDiogo Ribeiro da Fonsecadiogorfonseca@gmail.com<p>O objetivo é construir e validar uma escala de Habilidades de líderes de Equipes Virtuais (HLEV). A escala foi desenvolvida a partir da literatura e de conteúdos de um programa de treinamento oferecido para líderes de equipes virtuais. A construção dos itens e a investigação de evidências de validade semântica e de conteúdo contaram com a contribuição de diferentes atores. Para a validação empírica aplicou-se o instrumento a uma amostra de líderes treinados (n=262) e não treinados (n=244) e realizou-se a Análise Fatorial Exploratória (AFE) e Semiconfirmatória dos resultados com o software Factor. A análise evidenciou que a escala possui estrutura unidimensional com 25 itens e validade e consistência internas. Os itens apresentaram cargas fatoriais de 0,608 a 0,915. As comunalidades foram maiores que 0,50, e a variância total explicada foi 70,61%. O RMSEA foi 0,042, IC 90% (0,033-0,042); o Non-Normed Fit Index (NNFI)/ Tucker-Lewis Index(TLI) 0,998. Os índices de fidedignidade e ajuste tiveram valores aceitáveis, indicando que o instrumento mede o construto proposto. Este trabalho apresenta avanços na área de treinamento e de equipes virtuais e fornece subsídios aos que intencionem implantar equipes virtuais, podendo aplicar o instrumento como ferramenta de diagnóstico de habilidades e para ações de treinamento.<br>Palavras-chave: Escala; Habilidade; Teletrabalho; Equipes virtuais; Liderança.</p> <p>Abstract<br>The objective is to construct and validate a scale of Virtual Team Leader Skills (VTLS). The scale was developed based on literature and content from a training program offered to virtual team leaders. The item construction and investigation of semantic and content validity evidence involved the contribution of various stakeholders. For empirical validation, the instrument was applied to a sample of trained managers (n=262) and untrained managers (n=244), and Exploratory and Semi-confirmatory Factor Analyses were conducted using the Factor software. The analysis revealed that the scale has a one-dimensional structure with 25 items and internal validity and consistency. The items showed factor loadings from 0.608 to 0.915. The communalities were greater than 0.50 and the total explained variance was 70.61%. The RMSEA was 0.042, 90% CI (0.033-0.042); Non-Normed Fit Index (NNFI)/Tucker-Lewis Index (TLI) 0.998. Reliability and fit indices had acceptable values, indicating that the instrument measures the proposed construct. This work contributes to the field of training and virtual teams and it provides insights to implement virtual teams, allowing them to use the instrument as a skills diagnostic tool and for the development of training and competency development actions.<br>Keywords: Scale; Skill; Telecommuting; Virtual teams; Leadership.</p>2025-12-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Administração de Empresas Eletrônica - RAEEhttps://seer.faccat.br/index.php/administracao/article/view/4231EMPREENDEDORISMO FEMININO2025-12-15T14:45:26-03:00Larissa Heitelvanlarissah@sou.faccat.brLuiz Fernando Costa Nevesfneves@faccat.br<p>O presente estudo tem como tema o empreendedorismo feminino e a relação entre a busca por conhecimento técnico e o sucesso das empreendedoras. Tem como objetivo principal buscar entender essa relação e o quanto as profissionais podem vir a ter destaque e uma carreira promissora, ajudando também a identificar suas necessidades e desafios. A pesquisa foi realizada na cidade de Taquara, situada no estado do Rio Grande do Sul, com as empreendedoras associadas ao Sindilojas do Vale do Paranhana e a coleta de dados ocorreu por meio de questionário eletrônico. O método usado foi quantitativo. A pesquisa traz questões sobre o interesse das empreendedoras em se aperfeiçoar, os motivos pelos quais elas buscam por aprimoramentos, além de entender se esses trazem resultados para os seus negócios.<br>Palavras-chave: empreendedora; qualificação; sucesso.</p> <p>ABSTRACT<br>The theme of this study is female entrepreneurship and the relationship between the search for technical knowledge and the success of female entrepreneurs in the city of Taquara, in the state of Rio Grande do Sul. Its main objective is to understand this relationship and how professionals can stand out and have a promising career, while also helping to identify their needs and challenges. The research was conducted in the city of Taquara/RS, with female entrepreneurs associated with Sindilojas do Vale do Paranhana. Data were collected through an electronic questionnaire and the method used was quantitative. The research raises questions about the interest of female entrepreneurs in improving themselves, the reasons why they seek improvements, and also whether they bring results to their businesses.<br>Keywords: entrepreneur; qualification; success.<br><br></p> <p> </p>2025-12-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Administração de Empresas Eletrônica - RAEEhttps://seer.faccat.br/index.php/administracao/article/view/4232INVESTIMENTOS EM CDB, COMO UMA FORMA PARA REMUNERAR O CAIXA DE UMA EMPRESA DO RAMO CALÇADISTA2025-12-15T15:04:05-03:00Greice Lidiane Machado Kautzmanngreicekautzmann@sou.faccat.brLuiz Fernando Costa Nevesfneves@faccat.br<p>Este artigo analisa a estratégia de investimento em Certificados de Depósito Bancário (CDBs) de uma empresa calçadista, buscando avaliar a adequação de um perfil conservador em um contexto econômico dinâmico. A metodologia inclui uma abordagem quantitativa e entrevistas estruturadas com gestores financeiros, revelando que a empresa prioriza a segurança e a previsibilidade dos retornos, de acordo com teorias clássicas de portfólio. Os CDBs apresentaram-se como uma alternativa eficaz na preservação do capital e mitigação de riscos, oferecendo rendimentos de até 30,28% em 29 meses. No entanto, o estudo aponta que a diversificação para produtos como LCI/LCA e Tesouro IPCA+ poderia fortalecer a resiliência financeira, com benefícios adicionais de isenção de Imposto de Renda e proteção contra a inflação. Com essas análises, o artigo oferece recomendações para uma gestão de investimentos conservadora, porém otimizada, promovendo a estabilidade e o crescimento sustentável da empresa.<br>Palavras-chave: Investimentos financeiro; certificados de depósito bancário (CDBs); diversificação de portfólio.</p> <p>ABSTRACT<br>This article analyzes the investment strategy in Bank Deposit Certificates (CDBs) of a footwear company, seeking to assess the suitability of a conservative profile in a dynamic economic context. The methodology includes a quantitative approach and structured interviews with financial managers, revealing that the company prioritizes security and predictability of returns, in accordance with classical portfolio theories. CDBs have proven to be an effective alternative for preserving capital and mitigating<br>risks, offering returns of up to 30.28% in 29 months. However, the study points out that diversification into products such as LCI/LCA and Treasury IPCA+ could strengthen financial resilience, with additional benefits of income tax exemption and protection against inflation. With these analyses, the article offers recommendations for conservative but optimized investment management, promoting the stability and sustainable growth of the company.<br>Keywords: Financial investments; bank deposit certificates (CDBs); portfolio diversification.</p>2025-12-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Administração de Empresas Eletrônica - RAEEhttps://seer.faccat.br/index.php/administracao/article/view/4233LIDERANÇA DENTRO DA ORGANIZAÇÃO: O PAPEL DO LÍDER2025-12-15T15:09:27-03:00Jeferson Vieira Teixeirajefersonteixeira@sou.faccat.brLuiz Fernando Costa Nevesfneves@faccat.br<p>A gestão de pessoas tornou-se um assunto muito debatido dentro do sistema empresarial, tendo em vista os impactos em desempenho e produtividade que uma organização poderá sofrer por meio de sua liderança junto aos indivíduos que fazem parte do seu quadro de funcionários. Em vista disso, o presente artigo refere-se ao impacto da liderança dentro da organização. Este estudo foi baseado em uma empresa do setor de alimentos, mais especificamente relacionado a um supermercado localizado na cidade de Novo Hamburgo/RS. A pesquisa tem como objetivo geral desenvolver um estudo sobre os benefícios e danos que uma liderança pode causar em seu quadro de funcionários. Foi utilizada uma pesquisa bibliográfica abordando todos os temas referente à liderança e procurando soluções para possíveis problemas. Como procedimento metodológico, foi aplicada uma pesquisa estruturada junto ao quadro de funcionários da empresa para um melhor entendimento e análise referente ao tema, para, assim, evidenciar e propor uma estratégia que resultasse em melhorias, conforme aspectos levantados na pesquisa em relação ao referencial teórico.<br>Palavras-chave: liderança; chefe; líder<br>ABSTRACT</p> <p>People management has become a hotly debated subject within the system business, the impacts on performance and productivity that a organization may suffer through its leadership among the individuals who are part of its staff, therefore this article refers to the impact of leadership on the organization, this study will be applied to a company in the food sector, more specifically related to a supermarket located in the city of Novo Hamburgo R/S. The research will have the general objective of developing a study on the benefits and harms that leadership can cause to its staff employees and customers. As a specific objective, a survey was used bibliographical covering all topics and looking for solutions to possible problems, a survey was carried out among the staff and respective owners for a better understanding and analysis regarding the topic, in order to highlight and propose a strategy that results in improvements.<br>Keywords: leadership; boss; leader.</p>2025-12-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Administração de Empresas Eletrônica - RAEEhttps://seer.faccat.br/index.php/administracao/article/view/4234LIDERANÇA NO SETOR OPERACIONAL DE UMA EMPRESA CALÇADISTA NO VALE DO PARANHANA: 2025-12-15T15:22:43-03:00Felipe Augusto Souza da Silvafelipeaugstosouzadasilva@gmail.comErrol Fernando Zepka Pereira Juniorfernando.zepka@rolante.ifrs.edu.brRicardo da Silva e Silvaricardo.silva@rolante.ifrs.edu.brGabriel Guerra Braga Pereiraadm.pereiraggb@gmail.com<p>Considerando a importância de analisar a influência temperamental na liderança no setor operacional calçadista, este trabalho tem por objetivo analisar a influência do perfil temperamental de Galeno no perfil de liderança da Jane Mouton. Para isso, procedeu-se uma metodologia de pesquisa com propósito diagnóstico, abordagem qualitativa, analisou os dados de forma interpretativa e método descritivo, coleta de dados através de entrevistas com 5 pessoas de cada setor. Dessa forma, observa-se que é possível inferir que os perfis temperamentais de fleumático e de sanguíneo podem ter uma relação direta com os perfis de liderança (5;5) Gerência de meio termo e (9;9) gerência em equipe. O que permite concluir que o fleumático influencia o estilo de liderança, porque quem tem esse temperamento é mais retirado das pessoas e faz o mínimo possível, tendo um equilíbrio entre a produtividade e as pessoas que o faz se encaixar mais no estilo de gerência de meio termo. Já o sanguíneo é mais alegre e objetivo com as metas e as pessoas que o faz se encaixar mais com o estilo de gerência em equipe.<br>Palavras-Chave: Temperamento; Liderança; Calçados; Cláudio Galeno; Jane Mouton.</p> <p>Considering the importance of analyzing the influence of temperament on leadership in the footwear operations sector, this study aims to analyze the influence of Galeno's temperamental profile on Jane Mouton's leadership profile. To this end, a research methodology with a diagnostic purpose was used, with a qualitative approach, analyzing the data in an interpretative manner and using a descriptive method, and collecting data through interviews with 5 people from each sector. Thus, it is possible to infer that the temperamental profiles of phlegmatic and sanguine may have a direct relationship with the leadership profiles (5;5) Middle-term management and (9;9) team management. This allows us to conclude that the phlegmatic influences the leadership style, because those with this temperament are more withdrawn from people and do as little as possible, having a balance between productivity and people that makes them fit more with the middle-term management style. On the other hand, the sanguine is more cheerful and objective with the goals and people that makes them fit more with the team management style.<br>Keywords: Temperament; Leadership; Footwear; Cláudio Galeno; Jane Mouton.</p>2025-12-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Administração de Empresas Eletrônica - RAEEhttps://seer.faccat.br/index.php/administracao/article/view/4240MÍDIAS SOCIAIS COMO INDUTORAS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL: 2025-12-16T13:40:36-03:00Raiany Sena de Oliveiraraiany.sena@ufpe.brHitalo de Jesus Bezerra da Silvahitalo.silva@ufpe.brCristiane Salomé Ribeiro Costacristiane.costa@ufpe.br<p>Este estudo objetivou analisar e sintetizar a produção científica disponível sobre a relação entre mídias sociais e consumo sustentável, identificando características metodológicas, fundamentos teóricos e principais achados das pesquisas publicadas, de modo a evidenciar tendências e lacunas da literatura, bem como oferecer subsídios para futuras investigações. Para tanto, foram revisados artigos publicados entre os anos de 2018 e 2024 nas bases Web of Science e Scopus. Os resultados demostraram que a maioria dos estudos foram desenvolvidos em países como Estados Unidos, Índia e Malásia. Além disso, verificou-se que os estudos reportados pelas bases adotaram majoritariamente abordagens quantitativas. A Teoria do Comportamento Planejado (TCP) foi o arcabouço teórico mais amplamente utilizado nos estudos. Verificou-se, ainda, a necesidade de compreender como interações espontâneas podem incentivar atitudes e práticas pró-ambientais para além do foco em estratégias promocionais. Portanto, acredita-se que este estudo oferece contribuições acadêmicas ao ampliar a compreensão sobre o impacto das mídias sociais sobre o consumo sustentável, além de evidenciar tendências e lacunas que podem ser úteis para nortear futuras pesquisas.<br>Palavras-chave: Consumo sustentável. Marketing digital. Mídias sociais.</p> <p>This study aimed to analyze and synthesize the available scientific production on the relationship between social media and sustainable consumption, identifying methodological characteristics, theoretical foundations, and key findings of published research, in order to highlight trends and gaps in the literature as well as provide insights for future investigations. To this end, articles published between 2018 and 2024 in the Web of Science and Scopus databases were reviewed. The results showed that most studies were conducted in countries such as the United States, India, and Malaysia. Furthermore, it was found that the studies reported in the databases predominantly adopted quantitative approaches. The Theory of Planned Behavior (TPB) was the most widely used theoretical framework in these studies. It was also observed that there is a need to understand how spontaneous interactions can encourage pro-environmental attitudes and practices beyond the focus on promotional strategies. Therefore, it is believed that this study offers academic contributions by expanding the understanding of the impact of social media on sustainable consumption, while also highlighting trends and gaps that may guide future research.</p> <p>Keywords: Sustainable consumption. Digital marketing. Social media.</p>2025-12-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Administração de Empresas Eletrônica - RAEEhttps://seer.faccat.br/index.php/administracao/article/view/4239Os DESAFIOS DA PROFISSIONALIZAÇÃO: 2025-12-15T16:04:47-03:00Natália Gabriela dos Reisnataliadosreis@sou.faccat.brLuiz Fernando Costa Nevesfneves@faccat.br<p>A representatividade das micro e pequenas empresas na geração de emprego formal no Brasil é expressiva. Em virtude disso, o presente estudo explana acerca dos desafios da profissionalização da gestão em uma microempresa familiar do setor agrícola, localizada no município de Taquara (RS), visando compreender a repercussão desse processo nos resultados financeiros e de produtividade dessa instituição. A metodologia utilizada na pesquisa foi um estudo exploratório, com a análise dos dados através de uma abordagem qualitativa. A coleta de dados sucedeu-se por intermédio de estudo de caso e levantamento de informações, por meio de entrevistas junto aos gestores administradores da microempresa, almejando identificar o grau de profissionalização aplicado na microempresa, além de formular ações que promovam melhorias estratégicas na organização. Por conseguinte, o processo de profissionalização da gestão atrelado a tecnologia da informação, além de simplificar os processos organizacionais, minimizar os custos operacionais, expandir mercados de atuação, promove vantagem competitiva da organização tendo em vista a longevidade e perpetuidade no âmbito dos negócios.<br>Palavras-chave: Microempresa familiar. Profissionalização. Gestão. Produtividade. Finanças.</p> <p>The representation of micro and small companies in generating formal employment in Brazil is significant. As a result, this study explains the challenges of professionalizing management in a family micro-enterprise in the agricultural sector, located in the municipality of Taquara (RS), aiming to understand the impact of this process on the financial results and productivity of this institution. The methodology used in the research was an exploratory study, with data analysis using a qualitative approach. Data collection took place through a case study and information gathering, through interviews with the micro-enterprise's administrative managers, aiming to identify the degree of professionalization applied in the micro-enterprise, in addition to formulating actions that promote strategic improvements in the organization. Therefore, the process of professionalizing management linked to information technology, in addition to simplifying organizational processes, minimizing operational costs, expanding markets, promotes the organization's competitive advantage with a view to longevity and perpetuity within the business sphere.<br>Keywords: Family micro-enterprise. Professionalization. Management. Productivity. Finance.</p>2025-12-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Administração de Empresas Eletrônica - RAEE